O Sport havia realizado uma excursão vitoriosa pelo sul do Brasil em 1942 e sua última partida realizada no Rio de Janeiro, fechou com chave de ouro essa histórica excursão.
A partida contra o Flamengo foi em Campo Sales. Os rubro-negros cariocas haveriam de sentir, como sentiram, o peso do poderoso conjunto do campeão pernambucano,que o Brasil inteiro já aplaudia pelas suas estupendas vitórias.
O Sport devolveu com a mesma moeda (3×1), a derrota que o Flamengo o havia imposto no início da temporada. Nesta partida, o Sport não pôde contar com seu grande atacante Ademir, porque o Vasco, seu novo clube, não consentiu. Quem o substituiu foi Beressi, um argentino conhecido de Zago e que estava no Rio sem clube. Mesmo fora de forma, meio gordo, Beressi fez uma esplêndida partida. Pirombá foi a maior figura em campo, tendo inclusive marcado os três gois do time pernambucano.
Os jornais cariocas disseram que os tentos foram 2 de Pirombá e 1 de Beressi, mas Zago e Manuelzinho afirmam que Pirombá foi quem fez os três gols.
Sport – Manuelzinho; Salvador e Zago; Pitota, Furlan e Castanheira; Djalma, Beressi, Pirombá, Mágri e Walfredo.
Fla¬mengo – Yustrich; Newton e Barradas; Biguá, Volante e Artigas; Sá (Lupércio), Zizinho (Nandinho), Vicente, Perácio e Vevé (Jarbas).
Palmeira foi o árbitro com excelente atuação.
Hibernon Wanderley era o homem mais feliz do mundo.Mal o jogo acabou, saiu voando do campo, pegou um automóvel e se mandou para a Praça Quinze, a fim de passar um telegrama para sua gente do Recife contando o extraordinário feito. As rádios do Rio tinham transmitido o jogo, mas por segurança pre¬feriu passar o telegrama.
Os jogadores tomaram banho na maior pressa, porque ainda iam para São Januário trocar de roupa e depois darem uma voltinha na zona. Todos saíram, menos Pirombá, que ficou esperando o técnico Flávio Costa. E para surpresa de todos, o técnico do Flamengo apareceu mesmo. Pirombá acabou contratado pelo Flamengo.
Festa da vitória
Sem Pirombá, que ficou no Flamengo e Mágri, no América, a delegação rubro-negra desembarcou no Recife a 10 de março de 1942. Os jornais só falavam na festa da vitória, um jogo que os dirigentes do Sport e do Santa Cruz haviam acertado para a Ilha do Retiro. Os tricolores tinham acabado de fazer uma excursão ao Norte, onde realizaram 14 partidas. Venceram 8, perderam 4 e empataram 2. No jogo da vitória, efetuado na Ilha do Retiro, no domingo 15 de março de 1942, o Santa Cruz ganhou de 2×1. Clóvis fez o tento dos rubro-negros, enquanto Sidinho e Siduca marcaram os dos tricolores.
A estrela do Sport haveria ainda de brilhar por mais dois anos: 1942/1943, quando foi campeão pernambucano.
time do sport em 1942
[img:HFPE224_225E.jpg,full,centralizado]
Fonte:A Historia do Futebol em PE