* Dois times, curiosamente alvi-celestes, foram batizados com nomes em homenagem à batalhas vividas pelo Brasil. O Payssandú de Belém do Pará e o Avaí (inicialmente Avahy) de Santa Catarina foram batizados em homenagem à duas das batalhas vencidas pelo Brasil na guerra do Paraguai. Já o Marcílio Dias de Santa Catarina foi um bravo marinheiro que lutou na batalha naval do Riachuelo, nas águas do rio Paraná durante a guerra do Paraguai, em 1864 . Ele morreu em 12 de junho de 1865 com 27 anos de idade, nas proximidades de Corrientes – Argentina.
* O Payssandú de Belém do Pará foi fundado em 1914 por integrantes da equipe do Norte Club e por atletas de outras agremiações que encontraram no surgimento desse clube a oportunidade de mostrar suas qualidades. O motivo da fundação desse clube foi a indignação dos atletas do Norte Club com a Federação Paraense de Futebol por causa da recusa em anular uma partida contra o Guarany em 1913, que deu o título estadual ao Remo.
* América é a denominação futebolísitica com o maior número de clubes homônimos no Brasil. Tal fato tem origem nos anos de 1910 quando Belfort Duarte desejava que houvesse um América em cada estado. Foi propagando a idéia e a marca é presente em 10 estados brasileiros.
* Gandula foi um jogador argentino que atuou no Vasco em 1939. Era característica deste jogador ir buscar a bola que havia saído de campo e entregá-la ao jogador encarregado de repô-la em jogo – mesmo que este fosse do time adversário. Quando passaram a ser empregados garotos com a função de devolver as bolas para o campo durante as partidas, o público os apelidou com o nome do ex-craque vascaíno.
* Clássicos de grande rivalidade são conhecidos por Derby. O termo surgiu devido ao amor do lord Derby, que viveu na Inglaterra no século XIX., por uma amazona chamada Elizabeth Hamilt. Ele resolveu homenagear seu matrimônio por meio de uma corrida de cavalos, tendo a idéia de mandar confeccionar uma taça para oferecer ao vencedor da disputa. A partir de então, toda competição de rivalidade entre cavalos de alto nível na Inglaterra, passou a ser conhecida como dérbi. Logo, o termo virou sinômino de acirrada rivalidade e foi incorporada somente na década de 20, pelo jornalista de A Gazeta Esportiva Thomas Mazoneem, para designar os confrontos entre Palmeiras x Corinthians.
* No início do futebol, havia uma jogada em que o defensor dava um chutão para a frente de sem-pulo com rápida inversão dos pés. Era tão usada pelo jogador Belfort Duarte, campeão pelo América em 1913, que acabou ganhando seu nome: Jogada Belfort Duarte.
* O brasileiro Arthur Friedenreich tinha o apelido de “El Tigre” (dado pelos uruguaios), pois aparecia repentinamente na área para dar o bote sem que nenhum adversário percebesse. Marcou 1.239 gols em sua carreira, marca contestada por muitos mas confirmado pela FIFA. E chegou a disputar uma partida pelo Santos.
* O hino do Grêmio foi escrito por Lupicínio Rodrigues, em 1954, a inspiração surgiu porque quando o autor e um grupo de amigos estavam indo para um jogo do tricolor. Não conseguiram transporte e tiveram que ir a pé. O hino foi escrito para comemorar os cinqüenta anos do Grêmio, depois se tornou o hino oficial do clube.
* O clássico amazonense Sulamérica x São Raimundo é conhecido como Galo Preto, pois ambas equipes são do bairro da Glória em Manaus onde se localizam muitas casas de umbanda; doravante o uso das galinhas pretas para os rituais.
* Em Pernambuco, o jogo Náutico x Sport Recife é conhecido como o clássico dos clássicos porque a maioria da elite pernambucana torce para um dos dois times, sendo que o Náutico é o time da maioria da elite no Recife.
* Em Alagoas, CSA x CRB é conhecido como Jogo de Sofia. O motivo é que em 1939, o CRB venceu o rival por 6×0, e no jogo do bicho, o número 6 é conhecido como Sofia.
* O Íbis começou a ser tachado de o pior time do mundo a partir da década de 80, quando ficou três anos seguidos sem ganhar um único jogo e sofreu uma série de goleadas históricas, entre elas, 11 a 0 para o Santa Cruz. No campeonato de 81, por exemplo, números impressionantes: 18 derrotas em 18 jogos, sofrendo 89 gols e marcando apenas quatro. No campeonato seguinte, disputou 11 partidas, perdeu dez e empatou uma. Fez seis gols e sofreu 46. Mas a história começou a mudar, a partir do ano 2000, o time ascendeu a primeira divisão de Pernambuco.
* Ainda sobre o Íbis, o nome foi batizado por Onildo Ramos, gerente da Tecelagem de Seda e Algodão de Pernambuco. O time era composto inicialmente por funcionários da empresa. Foi o próprio Onildo que idealizou o Pássaro Preto como símbolo, por ser um admirador das histórias do Egito antigo e escolheu a ave por ser considerada sagrada.
* O Santa Cruz do Recife, ao ser fundado em 1914 era alvi-negro. Ele só incorporou o vermelho, tornando-se tricolor após uma excursão do Flamengo do Rio ao Recife. Na época, o Flamengo utilizava uniforme faixas rubro-negras e, com uma pequena faixa branca no meio.
* É sabido que o Corinthians de São Paulo foi assim batizado em referência ao Corinthians inglês, que fez excursão ao Brasil mostrar como se joga o futebol. Mas o que poucos sabem é que o time britânico, em 1897 fez uma excursão fora da Europa, visando difundir o futebol em diversas partes do mundo.
* O Santos deveria se chamar África Futebol Clube. Como a proposta de batismo foi recusada, decidiu-se homenagear a cidade e então surge o Santos Futebol Clube.
* O São Raimundo de Manaus foi fundado em 1918. Porém, antes desta, o time já existia com o nome de Risófoles. O argumento para a mudança, dada por Francisco Rebelo, o primeiro presidente do clube , foi que o clube fica no bairro de São Raimundo. Já o Esporte Clube Macapá do Amapá foi fundado em 1944 com o nome de Panair Esporte Clube.
* As primeiras bolas que vieram da Europa era diferentes das atuais. Tinham uma abertura por onde entrava uma câmara inflável de borracha. O principal problema surgia na hora de cabecear, quando o cadarço que amarrava a fenda podia machucar as cabeças menos protegidas, Daí o hábito de muitos jogadores usarem uma toquinha no futebol brasileiro no começo do século. Aliás, em 1950 a Federação Catarinsense acata ordens da CBD e obriga seus jogadores atuarem casquetes (gorro ou toca) com as cores do clube, para não confundir com o árbitro.