Associação Atlética São Bento – Marília (SP): escudo e uniforme diferentes e com Zizinho no time, em 1959!

A Associação Atlética São Bento é uma agremiação da cidade de Marília (SP). E, na sua história um dos maiores jogadores que o futebol brasileiro e mundial já produziu: Tomás Soares da Silva, mais conhecido como Zizinho, o “Mestre Ziza”.

Após um ano sabático, o São Bento de Marília retornou a esfera profissional em 1959, quando disputou o Campeonato Paulista da Segunda Divisão, organizado pela Federação Paulista de Futebol (FPF).

Para fazer um bom papel, a diretoria tratou de se reforçar. Para comandar o time, Danilo Alvim, então aos 39 anos, foi o nome escolhido. O ex-jogador com passagem pelos times cariocas: América (1939-42 e 1944-45), Canto do Rio (1943), Vasco da Gama (1946-54), Fonseca (1954), Botafogo (1955-56) e por fim, o Uberaba-MG quando encerrou a carreira em 1956 e iniciou a carreira de treinador em 1957. Sem contar a Seleção Brasileira, onde jogou em 27 partidas entre 1946 a 1953, marcando 10 gols. Disputou a Copa do Mundo de 1950, ficando com o vice.

Demonstrando serviço, Danilo Alvim trouxe quase um time inteiro: Silvio, Leônidas, Gélson, Beto, Baçu, Pacheco, Ceninho, Gilson e Zizinho, que só chegou a partir da 4ª rodada da Segundona Paulista.

Danilo Alvim

A diretoria do São Paulo, emprestou o Mestre Ziza, 37 anos, pelo valor de 100 mil cruzeiros ao São Bento, que desembarcou em Marília para atender um pedido de um velho amigo. Depois dessa passagem, Zizinho ainda jogou em 1959, no Uberaba-MG e o time chileno: Audax Italiano, antes de encerrar a vitoriosa carreira em 1962.        

Voltando ao São Bento de Marília, o craque foi apresentado no sábado, do dia 9 de maio de 1959 e no dia seguinte ele assinou contrato, no valor de 20 mil cruzeiros mensais (mas “por fora” recebeu mais 30 mil, num total de 50 mil)  e 100 mil cruzeiros de luvas.

Ele só veio para Marília porque os dirigentes do São Bento tinham contato com o Laudo Natel (presidente do São Paulo), que já havia trabalhado no banco Bradesco em Marília. Na época, o Zizinho estava brigado com o São Paulo e o clube não aceitou emprestá-lo para ninguém”, comentou o ex-técnico do Tricolor e do MAC, Antônio Maria Pupo Gimenes.

Gimenes também lembra que um dos motivos para a vinda do “Mestre Ziza” era o técnico Danilo Alvim. “Naquela época o Zizinho havia acabado de se separar da mulher e o Danilo, que era seu compadre, o chamou para trabalhar com ele. Os dois estiveram juntos na Copa do Mundo de 1950”, ressaltou.

Zizinho estreia no São Bento de Marília

Na foto Zizinho, e a sua esquerda outro craque: Leônidas (ex-América)

Na quinta-feira, no dia 14 de maio de 1959, finalmente chegou o dia da estreia do“Mestre Ziza”,  com a camisa alvirrubra do São Bento de Marília. No final, um empate  com o Botucatuense, em 2 a 2, em Botucatu. Não teve gol, mas Zizinho de passe para o gol de Ceninho, que também marcou o outro tento do São Bento.  

No jogo seguinte, diante da Ferroviária de Botucatu, também fora de casa, o time mariliense empatou em 1 a 1 e o “Mestre Ziza” anotou de pênalti. “Era uma pessoa muito humilde. Infelizmente sua vinda a Marília aconteceu no final da carreira. Ele não se movimentava muito, mas a qualidade técnica era a mesma. Seus passes eram precisos”, declarou o centroavante Alcides José dos Santos, conhecido como ‘Cid’ (69 anos), com quem jogou junto no São Bento.

Zizinho no jogo contra o Garça , no campo da Vila Willians, ao lado do centroavante Tico.

O colunista Rubens Coca Ramos também lembra com saudosismo da época. “Para mim ele foi melhor que o Pelé. Era mais técnico. Já o Pelé foi um grande artilheiro. Mesmo no final da carreira, a diferença técnico do Zizinho era inigualável. Não precisava correr até a bola, ela vinha até ele”, frisou.

Pupo Gimenes trabalhava na rede de lojas Mesbla em 1959 e disse que faltava no serviço para ver Zizinho treinar. “Toda quinta-feira depois do almoço eu ‘ficava’ doente, pois era dia de coletivo, que na época era a mesma coisa de um jogo. A disputa pela titularidade era bem acirrada. As arquibancadas não eram como as de hoje. A capacidade era bem menor. Por isso, as árvores ao redor do estádio ficavam cheias de gente só para vê-lo”, mencionou.

No domingo, do dia 14 de junho, na vitória do São Bento sobre o Tupã por 2 a 0, no Estádio Bento de Abreu, Zizinho marcou um dos gols. “Lembro desse gol. Foi um lindo voleio”, citou Pupo Gimenes. Porém a ‘lua de mel’ com a torcida foi se desgastando, pois o craque começou a ter atuações apagadas nos jogos.

FONTES: Última Hora (RJ) – Revista do Esporte (RJ) –  Acervo de Rubens ‘Coca’ Ramos – Blog História do Marília Atlético Clube – Diário da Noite (SP) – Fotos colorizadas: Sérgio Mello

Este post foi publicado em 01. Sérgio Mello, Carências, Curiosidades, Escudos, Fotos Históricas, História do Futebol, São Paulo em por .

Sobre Sérgio Mello

Sou jornalista, desde 2000, formado pela FACHA. Trabalhei na Rádio Record; Jornal O Fluminense (Niterói-RJ) e Jornal dos Sports (JS), no Rio de Janeiro-RJ. No JS cobri o esporte amador, passando pelo futebol de base, Campeonatos da Terceira e Segunda Divisões, chegando a ser o setorista do América, dos quatro grandes do Rio, Seleção Brasileira. Cobri os Jogos Pan-Americanos do Rio 2007, Eliminatórias, entre outros. Também fui colunista no JS, tinha um Blog no JS. Sou Benemérito do Bonsucesso Futebol Clube. Também sou vetorizador, pesquisador e historiador do futebol brasileiro! E-mail para contato: sergiomellojornalismo@msn.com Facebook: https://www.facebook.com/SergioMello.RJ

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *