O Esporte Clube Jardim é uma agremiação do Município de Jardim, no estado de Mato Grosso do Sul. Com uma população de 24.484 habitantes (segundo o censo IBGE de 2011), a localidade está a 259 km da capital (Campo Grande). Jardim foi criado em 14 de maio de 1946 e emancipado em 11 de dezembro de 1953.
Por falar no ano em que Jardim surgiu, o clube também foi Fundado em 1946, por um grupo de amigos que, se tornaram sócios fundadores, naquela época. Dessa forma, se tornando o 1º clube social do município.
A ideia inicial, era promover eventos da alta sociedade e militares jardinenses. Com o adventos dos “Bailes”, o número de sócios foi crescendo. Com novas Diretorias formadas por homens de negócios que na época investiam em Jardim ou trabalhavam na CER-3.
Ocorreram bailes sociais de primeira linha, trajados de palito completo, assim como Baile de debutantes, formaturas e outros, da melhor qualidade, com bandas do Paraná e interior de São Paulo, que faziam das noites jardinenses, as melhores dos anos.
Os carnavais com blocos e belas fantasiadas, “regado” por ótimas bandas esquentavam as noites tradicionais naquela época, que hoje, infelizmente, não existem mais.
Sua 1ª Sede está localizada na Avenida Duque de Caxias, nº 415, no Centro. Já sua Sede administrativa fica situado na Rua Graça Aranha, nº 68, no Bairro Cohab Aeroporto. A Sede atual fica na Rua Tenente Ary Rodrigues, nº 415, no bairro de 9º Becnst.
Um momento que marcou a vida da agremiação, aconteceu no domingo, do dia 15 de Janeiro de 1978, quando o Esporte Clube Jardim derrotou o time juvenil do Clube de Regatas Vasco da Gama/ RJ, po 1 a 0, no Estádio Município Major Costa (Capacidade para 2.500 pessoas), em Jardim (MS). A renda deste jogo foi revertida para a Casa do Garoto local.
Na esfera profissional, a primeira e única participação, aconteceu há 19 anos. O Esporte Clube Jardim disputou o Campeonato Sul-Mato-Grossense da Segunda Divisão de 2001, organizado pela Federação Matogrossense de Futebol (FMF).
A competição contou com a participação de 12 equipes, divididos em três grupos de quatro:
GRUPO A
Clube Atlético Iguatemi (Iguatemi);
Esporte Clube Águia Negra (Rio Brilhante);
Nova Andradina Futebol Clube (Nova Andradina);
Triângulo Esporte Clube (Nova Andradina).
GRUPO B
Bonito Futebol Clube (Bonito);
Esporte Clube Jardim (Jardim);
Novo Horizonte (Três Lagoas);
Vila São Bento (Sidrolândia).
GRUPO B
Coxim Atlético Clube (Coxim);
Esporte Clube Campo Grande (Campo Grande);
Liga Rio-Verdense (Rio Verde de Mato Grosso);
Rio Negro Futebol Clube (Rio Negro);
No final, o Águia Negra foi o grande campeão, enquanto o Coxim ficou com o vice-campeonato da Segundona.
FONTES: Acervo Fotográfico Ten. Cel. Jaime Ribeiro – Wikipédia – Página do clube no Facebook – Rsssf Brasil.
Colaboração: jornalista e pesquisador Felipe Feitosa
bom dia amigos.do blog historia do futebol..pessoal,estou sempre navegando no blog e buscando informaçoes de campeonatos historicos e aproveitando,,agradeço imensamente por tanta reliquias do nosso futebol.que aqui a gente encontra,,gostaria de saber se voçes teriam os campeonatos de 88,89,90,92,93,94 e 96 da segunda e terceira divisao do rio de janeiro..classificaçoes finais..gostaria se possivel .que vcs publicassem pra nos..