História do Time Elétrico de Natal

O C.E. Força e Luz conquista neste ano de 2019 pela quarta vez o titulo de campeão potiguar da 2º divisão, então vamos mostrar a historia deste teimoso clube da Zona Norte de Natal. O texto é da Federação Norte-riograndense de Futebol:

Força e Luz: Duas coisas lembram este nome

Duas coisas que lembram este nome: Time de futebol e de uma empresa geradora de energia elétrica, no qual a Companhia Energética do Rio Grande do Norte (Cosern), quando ainda era pública, se associou durante a década de 1960 juntamente com outras cidades nordestinas.

Vamos falar primeiro do time de futebol.

O time Força e Luz, fundado em 20 de Julho de 1966 em Natal, pelos desportistas e funcionários da empresa, (FORÇA E LUZ) senhores Pedro Ferreira da Silva (Pierre), Manoel Francisco de Carvalho (Tiago) e Manole Vital.

Em 1967 disputou o primeiro campeonato na 2º Divisão tendo conquistado o título de campeão do Torneio Inicio e Vice Campeão na temporada. Em 1969 voltou a participar do campeonato da 2º divisão e conquistou o bi campeonato do torneio Inicio e o título de campeão, conquistando assim o acesso para a primeira Divisão do campeonato Potiguar. Para este feito o então presidente Pedro Ferreira da Silva (Pierre) formou um time forte contratou o treinador José Djalma (TENENTE) e Comprou a Portuguesa o goleiro Ranilson Cristino, tendo sido uma das peças importantes na conquista do título e passou a ser o maior ídolo do clube sendo admirado pela direção da empresa que o apelidaram de o “PEQUENO GICANTE.” Participou dos campeonatos dos anos de 1969, 1970, 1971, 1972, 1973, 1974, sempre em iguais condições com o ABC e América passando a ser a terceira força do futebol Potiguar, tomando este titula do Alecrim F.C., em 1975 foi campeão do Torneio Incentivo promovido pela CBD hoje CBF derrotando o Alecrim na final por 2 X 0. Conquistou ainda os títulos de Campeão Invicto da primeira copa Natal de Futebol Sub-17 quando revelou o Atleta Matuzalem e em 1997 o Vice Campeonato da categoria Juniors. No final deste ano deixou de participar dos campeonatos de profissionais, porém só retomou as atividades de profissionais no ano de 2014, através de uma parceria viabilizada com o Globo FC, que cedeu atletas, comissão técnica, além da estrutura do centro de treinamento e do estádio. Esta parceria deu certo pois conquistou o seu segundo título e o acesso para as disputa do campeonato da primeira Divisão em 2015.

Agora vamos falar da empresa Força e Luz.

De acordo com o blog de Luís Nassif, a empresa foi criada pela General Electric em 1892, esta empresa teve importante papel na eletrificação do Brasil. Em 1917 criou uma subsidiária para operar na América

Latina, a American & Foreing Power Co. (Amforp) que teve grande atuação no Brasil, entre elas a Cia. Força e Luz do Nordeste. Na década de 60, a empresa foi estatizada. A Companhia Energética do Rio Grande do Norte (Cosern) foi criada pela Lei Estadual nº 2.721, de 14 de dezembro de 1961. A mesma foi autorizada a funcionar pelo Decreto Federal nº 1.302, de 3 de agosto do mesmo ano, para atuação nas áreas de transmissão e distribuição de energia elétrica.

No final da década de 60, incorporou a Companhia Força e Luz Nordeste do Brasil (CFLNB) com o apoio da Eletrobrás, no qual antes da criação da Cosern já fornecia energia para Natal, Parnamirim e Macaíba.

Então, a empresa ficou conhecida por muito tempo pelo nome de Força e Luz. Como a empresa era pública, era comum os caminhões da empresa desfilar no dia 7 de setembro nas ruas da cidade.

A empresa foi privatizada em 1997, e atualk a gestão de Garibaldi Alves Filho, sendo adquirida por consórcio Neoenergia, formado pela Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba), Guaraniana S.A. e Uptick Participações S.A.

A companhia COSERN até o ano de 1975 contribuía com o pagamento do plantel do clube, a partir desta data deixou de contribuir e para o clube não se licenciar da FNF, o seu ex-goleiro e hoje atual presidente RANILSON CRISTINO encampou o clube.

Durante os 50 anos de existência o clube teve com presidente: Pedro Ferreira da Silva, (Pierre), Manoel Francisco de Carvalho (Tiago) Paulo Alvares Barateiro, Adiel de Lima, José Vanildo da Silva, Rochina dos Pneus, José Walmir da Silva, Paulo Eduardo Freire (Paulinho Freire).

Ranilson Cristino, 50 anos no Time Eletrico, como atleta e dirigente.

50 ANOS DE CLUBE.

O destaque maior da história deste clube é “Ranilson Cristino” Recorde no futebol Potiguar e talvez no Brasil como 50 anos de clube como atleta e dirigente.

2 pensou em “História do Time Elétrico de Natal

  1. Rodolfo Kussarev

    Boa Ielo, também estava sentindo falta do Cosern. Sobre 41, isso sempre me intrigou, mas está nas pesquisas do RSSSF desde sempre.

  2. Antonio Mario Ielo

    No intuito de complementar o artigo temos a participação do Força e Luz:
    1941 Campeonato Natalense de Foot-ball – Força e Luz Sport Club (fonte: Sergio Melo – Esporte Ilustrado)

    1969 Campeonato Potiguar 2ª Divisão – Centro Esportivo Força e Luz (campeão – acesso a 1ª Divisão)
    1970 Campeonato Potiguar 1ª Divisão – Associação Atlética Cosern (alteração do nome) (6º lugar) (fonte: Edu Cacella)
    1971 Campeonato Potiguar 1ª Divisão – Associação Atlética Cosern (3º lugar)
    1972 Campeonato Potiguar 1ª Divisão – Centro Esportivo Força e Luz (volta ao nome original)
    1973 Campeonato Potiguar 1ª Divisão – Centro Esportivo Força e Luz
    1974 Campeonato Potiguar 1ª Divisão – Centro Esportivo Força e Luz
    1975 Campeonato Potiguar 1ª Divisão – Centro Esportivo Força e Luz (5º lugar)
    1976 Campeonato Potiguar 1ª Divisão – Centro Esportivo Força e Luz
    1977 Campeonato Potiguar 1ª Divisão – Centro Esportivo Força e Luz
    1978 Campeonato Potiguar 1ª Divisão – Centro Esportivo Força e Luz
    1979 Campeonato Potiguar 1ª Divisão – Centro Esportivo Força e Luz
    1980 Campeonato Potiguar 2ª Divisão – Centro Esportivo Força e Luz (4º lugar)
    1981 Campeonato Potiguar 2ª Divisão – Centro Esportivo Força e Luz (3º lugar)

    2014 Campeonato Potiguar 2ª Divisão – Centro Esportivo Força e Luz (campeão – acesso a 1ª Divisão)
    2015 Campeonato Potiguar 1ª Divisão – Centro Esportivo Força e Luz (10º lugar – rebaixado)
    2016 Campeonato Potiguar 2ª Divisão – Centro Esportivo Força e Luz (4º lugar)
    2017 Campeonato Potiguar 2ª Divisão – Centro Esportivo Força e Luz (campeão – acesso a 1ª Divisão)
    2018 Campeonato Potiguar 1ª Divisão – Centro Esportivo Força e Luz (7º lugar)
    2019 Campeonato Potiguar 1ª Divisão – Centro Esportivo Força e Luz (8º lugar – rebaixado)
    2019 Campeonato Potiguar 2ª Divisão – Centro Esportivo Força e Luz (campeão – acesso a 1ª Divisão)

    Abraços a todos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *