Foto Rara, de 1913: Clube de Regatas do Flamengo – Rio de Janeiro (RJ)

Na tarde de domingo, do dia 09 de Novembro de 1913, válido pela penúltima rodada, do 2º turno do Campeonato Carioca de 1913, o Flamengo venceu o Fluminense pelo placar de 3 a 0, no Estádio das Laranjeiras, no bairro homônimo, na Zona Sul do Rio.

Temporada de 1913

O Clube de Regatas Flamengo inicia o ano de 1913 de camisa nova. A camisa “papagaio de vintém” considerada por muitos como de “mau agouro” é substituída pela “cobra coral”. Como o pessoal do Remo ainda não concordava com a utilização da tradicional camisa rubro-negra no futebol, a solução foi colocar uma fina listra branca entre as listras pretas e vermelhas, fazendo com que a camisa se parecesse com uma cobra coral.

EM PÉ (esquerda para a direita): Baena, Angelo, Pindaro, Nery e Galo;
AGACHADOS (esquerda para a direita): Baiano, Arnaldo, Gumercindo, Riemer, Raul.

Neste ano, o Flamengo disputa apenas 14 jogos, exatamente os jogos do Campeonato Carioca. O time entra na competição como um dos favoritos, assim como no ano anterior, quando só perdeu o título por 2 pontos para o Paysandu, que era um time da colônia britânica do Rio de Janeiro.

O time base para a disputa era o seguinte: Baena, Píndaro, Nery, Lawrence, Amarante, Galo, Pinho, Gumercindo, Baiano, Miguel e Raul.

O Flamengo até que fez um bom papel nesse campeonato, como nas vitórias de 3 a 2 e 4 a 1 sobre o Paysandu; 11 a 0 sobre o Mangueira, 4 a 0 sobre o Bangu e 6 a 3  e 3 a 0 sobre o Fluminense. Porém, derrotas inesperadas para o São Cristóvão e Botafogo tiram as possibilidades de ultrapassar o America Football Club, que mesmo sendo derrotado pelo Flamengo por 1 a 0 (gol de Remier – na tarde de sábado dia 09 de novembro de 1913, no Estádio de General Severiano, no bairro de Botafogo, na Zona Sul do Rio) na última rodada, sagrou-se campeão (24 pontos), ficando o Flamengo, ao lado do Botafogo, ficando com o vice-campeonato (22 pontos).

O Flamengo, no Segundos Quadros, sagra-se bicampeão Carioca, deixando a certeza de que os jogadores que posteriormente chegariam ao time de cima, também seriam campeões. Provavelmente, a frase imortalizada pelo presidente Márcio Braga na década de setenta, também valia para aquele tempo: “Craque o Flamengo faz em casa“.

FONTES: O Imparcial (RJ) – site Flaestatística

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *