Amigos eu vi essa proposta e achei interessante, a criação de Ligas dentro dos estados, que poderiam ser classificatórias para os estaduais em que juntassem clubes de cidades onde existem muitas rivalidades.Acho a ideia excelente para dar uma alternativa aos clubes menores e aumentar o interesse no futebol nestas regiões.Com certeza os estádios iriam lotar.Poderia ser criada até uma 2° divisão, para resgatar clubes tracionais que ficaram pelo profissionalismo.
Um exemplo muito bom foi a “criação” da Liga do Triângulo Mineiro, Copa do Triângulo, qualquer nome desses.
Participariam os seguintes clubes:
Ituiutaba
Uberaba
URT
Araxa
Nacional de Uberaba
Fluminense F. C. Araguari
Araguari AC
Mamoré
Patrocinense
Uberlandia
Quem quiser “viajar’ nessa ideia e criar outras “Ligas’ seria legal para termos uma noção de como seria.
Amigos
Na minha opinião seria o fortalecimento do futebol brasileiro a criação de ligas regionais vinculadas as Federações. Com a regionalização teríamos clubes de base disputando estas ligas que alimentaria as médias e grandes equipes.
O estimulo de vencer o campeonato da “Liga” estimularia as torcidas e como conseqüência patrocinadores para estas equipes e as TVs regionais que a cada dia aumenta mais.
Como sempre afirmo ser cessaria alterar o calendário do futebol brasileiro, diminuindo o campeonato brasileiro para seis meses e aumentando os campeonatos estaduais. Sincronizando com o calendário europeu.
O futebol como negocio estimula a publicidade que por sua vez estimula a economia e a pratica esportiva local, aumentando o numero de clubes auto sustentáveis com a realidade da economia local.
Aqui em São Paulo a Federação organiza a divisão B (quarta divisão), com apenas o estimulo de subir para a 3a divisão, quando se fosse organizado pelas ligas
teriam autonomia para negociar com as TVs regionais e seus respectivos patrocinadores locais interessados da divulgação regional de sua marca ou produto.
O título de campeão regional estaria em disputa e assim os clubes teriam motivação com vida longa e satisfatória para a sua torcida.
O estado de São Paulo é dividido em 15 regiões administrativas e por sua vez divididos em regiões de governo. , assim a criação de ligas seguiria a divisão administrativa e subdividida nas regiões de governo. Se uma “Liga” de região administrativa não reunir clubes suficientes para um campeonato, duas “Ligas” poderiam realizar campeonatos em conjunto conforme suas realidades e as regiões administrativas que tiverem muitos clubes seria subdividida pelas regiões de governo.
Os campeões da ligas teriam o direito de participar da 3a divisão ou de torneio classificatório e seriam rebaixados sem o critério regional.
As regiões administrativas de São Paulo são:
1. Região Metropolitana de São Paulo – RM
2. Região Administrativa de Registro – RA01
3. Região Metropolitana da Baixada Santista – RM02
4. Região Administrativa de São José dos Campos – RA03
5. Região Administrativa de Sorocaba – RA04
6. Região Administrativa de Campinas – RA05
7. Região Administrativa de Ribeirão Preto – RA06
8. Região Administrativa de Bauru – RA07
9. Região Administrativa de São José do Rio Preto – RA08
10. Região Administrativa de Araçatuba – RA09
11. Região Administrativa de Presidente Prudente – RA10
12. Região Administrativa de Marília – RA11
13. Região Administrativa Central – RA12 (sede Araraquara)
14. Região Administrativa de Barretos – RA13
15. Região Administrativa de Franca – RA14