Fotos raras de 1946 e 47: Clube Atlético Votorantim – Votorantim (SP)

O Clube Atlético Votorantim foi uma agremiação da cidade de Votorantim, situado na Região Metropolitana de Sorocaba, que está a 108 km da capital do estado de São Paulo. A localidade conta com uma população de 137.119 habitantes, segundo estimativa do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), de 2022.

Fundado por imigrantes italianos na segunda-feira, do dia 1º de Janeiro de 1900, foi o primeiro clube de futebol do Brasil, no município de Sorocaba, estado de São Paulo, como Sport Club Savoia.

EM PÉ (esquerda para a direita): Júlio Molineiro, Bilau, Orlandinho, Moacir, Cilo Delossi, Celso, Egon, Dejaniro, Badih, Mickey e Baianinho.

A história dos primórdios do futebol paulista e brasileiro está diretamente associada às grandes levas de imigrantes que começaram a chegar ao Brasil após o começo da grande imigração a partir de 1875, em especial a italiana. A Revolução Industrial atraiu ao Brasil engenheiros ingleses para a construção das primeiras indústrias e estradas de ferro.

Foi neste contexto que jovens ingleses, filhos de engenheiros que aqui trabalhavam, iam para a Inglaterra estudar, e retornavam ao Brasil trazendo a paixão pela prática esportiva, em especial o futebol, e tonaram-se também agentes fundamentais na criação de clubes para a prática de esportes, atividade até então praticamente restrita ao meio acadêmico.

FOTOS: Acervo de João dos Santos Júnior.

FONTES: “Votorantim – História e Iconografia de uma Cidade, Itu”, Editora Ottoni, 2004, de João dos Santos Júnior

Este post foi publicado em 01. Sérgio Mello, Carências, Curiosidades, Escudos, Fotos Históricas, História do Futebol, São Paulo em por .

Sobre Sérgio Mello

Sou jornalista, desde 2000, formado pela FACHA. Trabalhei na Rádio Record; Jornal O Fluminense (Niterói-RJ) e Jornal dos Sports (JS), no Rio de Janeiro-RJ. No JS cobri o esporte amador, passando pelo futebol de base, Campeonatos da Terceira e Segunda Divisões, chegando a ser o setorista do América, dos quatro grandes do Rio, Seleção Brasileira. Cobri os Jogos Pan-Americanos do Rio 2007, Eliminatórias, entre outros. Também fui colunista no JS, tinha um Blog no JS. Sou Benemérito do Bonsucesso Futebol Clube. Também sou vetorizador, pesquisador e historiador do futebol brasileiro! E-mail para contato: sergiomellojornalismo@msn.com Facebook: https://www.facebook.com/SergioMello.RJ

5 pensou em “Fotos raras de 1946 e 47: Clube Atlético Votorantim – Votorantim (SP)

  1. Sérgio Mello Autor do post

    Olá Jesse, bom dia.
    Primeiramente lamento que tal ocorrido tenha ocorrido com vocês. O que foi possível fazer nesta publicação foi fazer alguns reparos.
    Muita luz,saúde e paz!
    Forte abraço!

  2. Jesse James dos Santos

    Apenas uma correção: a carta em papel timbrado com o logo do Clube Atlético Votorantim não pertence a Jesus Rodrigues, e sim ao acervo do meu pai, João dos Santos Júnior. Quanto às informações mencionadas no livro do César Silva, elas não têm relevância neste caso específico, pois foram cedidas a ele a partir das pesquisas realizadas pelo meu pai e que consta em seu livro “Votorantim – História e Iconografia de uma Cidade”.

    Gostaria também de esclarecer que a carta em questão, foi publicada no site do Globo Esporte, e registrada sem autorização. Na ocasião, apresentei o documento ao repórter apenas de forma ilustrativa, pedindo que não fosse publicado, já que faz parte de um conjunto de imagens inéditas sobre o Savoia, cuidadosamente preservadas por meu pai para o livro que ele pretendia lançar e futuramente eu irei publicar. Infelizmente, o repórter acabou registrando a imagem sem meu consentimento.

  3. Jesse James dos Santos

    Júlio Molineiro, grande goleiro foi ídolo do goleiro Hélio de Godói que foi super-campeão carioca pelo Vasco, Júlio faleceu em 1950, após uma brica com o responsável pela carrocinha de cachorros e foi morto junto com o irmão; Bilau um grande marcador veio de Tatuí para firmar como um dos ídolos deste grande time; Orlandinho, craque que iniciou na base sorocabana e no FM – Funcionários Municipais, teve anos de glória no Votorantim e chegou a ir para a capital disputar o campeonato Paulista e também foi para o Paraná, mais faleceu pobre e em seu velório poucos compareceram; Moacir, foi um ponta esquerda de grande classe que defendia o SPR e veio a Votorantim, indicado pelo amigo Carlos Leite; Cilo Delossi, foi uma figura de Votorantim, grande defensor ao lado de Dejaniro, adorava jogos e rinha de galo; Celso, pai do Djalma Duarte que jogou no Santos F. C., Celso como muitos se enganam não é da lendária família Ferreira que jogaram no Savoia, ele apenas casou com uma das filhas dos Ferreiras; Egon, Austriaco, filho do Bepe Alemão que foi jogador nos primordios do futebol defendendo os times do Germânia de Votorantim e do Internacional da Represa Itupararanga, antes de associar-se ao Savoia, Egon chegou a jogar ainda juvenil no Savoia ao lado de grande craques; Dejaniro, este sim é membro da lendária família Ferreira que ao lado dos Imparato fizeram a base do Savoia por anos, Dejaniro um homem gentil, educado e muito disciplinado, mesmo como zagueiro só teve uma expulsão ao chamar um juiz de ladrão, “de fato o juiz estava roubando o jogo”, foi uma das grandes memórias do futebol votorantinense ao lado do meu pai João dos Santos Júnior e que por este motivo posso hoje contar estas histórias que cresci ouvindo; Badih, veio da capital para firmar no time de operários votorantinense; Mickey o eterno meia esquerda que faleceu em Sorocaba aos 91 anos de idade, uma memória invejável e sempre foi profissional iniciando a carreira no Brittania de Sorocaba, depois Botafogo e mais tarde Scarpa, logo foi procurado por diversos clubes e aceitou ir para o C. A. Votorantim que pagava mais, fez testes no Corinthians Paulista e no Flamengo do Rio, mais não desejou ficar, após o fim do time profissional de Votorantim, Mickey foi para o Ituano onde virou ídolo e depois encerrou a carreira no São Bento de Sorocaba e tornou-se mais tarde técnico da equipe do azulão; Baianinho, iniciou no Estrada de Ferro Sorocabana e veio para o Votorantim, junto com outros craques do Estrada como Alfredinho e Teixeirinha.

  4. Jesse James dos Santos

    na foto: Júlio Molineiro, Bilau, Orlandinho, Moacir, Cilo Delossi, Celso, Egon, Dejaniro, Badih, Mickey e Baianinho

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *