Aliados, o rei de Lages

A cidade de Lages estava sem um time desde que o Lages Futebol Clube havia abandonado os gramados, no final de 1940. O estádio municipal era palco de animados jogos entre casados e solteiros ou brancos e coloreds, esta apenas uma forma de dividir os teams e não de racismo. Tudo acabava em lautos churrascos unindo as pessoas sem distinção de raça, estado civil ou preferência política. Este era o cenário quando o espanhol Francisco Carreno chegou a Lages em 1943, como empreiteiro das obras de pavimentação das ruas da cidade.

Fanático por futebol, Carreno reuniu antigos diretores do Lages, empresários e outros desportistas, e propôs a fundação de um time que pudesse enfrentar agremiações de outras cidades. Assim, no dia 28 de julho de 1943, nas dependências da empresa A. Varela e Cia., foi fundado o Aliados Futebol Clube, em homenagem aos países que lideraram o grupo conhecido na Segunda Guerra Mundial como Aliados, opositores ao Eixo liderado pela Alemanha de Hitler, pela Itália de Mussolini e pelo Japão de Tojo Hideki e Hirohito. Francisco Carreno se ofereceu para bancar o uniforme do time, desde que as cores oficiais fossem vermelho, amarelo e branco, de sua amada seleção espanhola. Proposta aceita, e quase setenta anos antes de a Espanha ser campeão mundial, suas cores reinavam absolutas nos campos do alto da Serra Catarinense.

O Aliados em 1945. Em pé: Vicente, Bazinho, Adão, Tena, Tiurra e Jorge. Agachados: Humberto Mapele, Galego, César Frizzo, Erasmo Furtado e José Reali "Lambança"

O Aliados em 1945. Em pé: Vicente, Bazinho, Adão, Tena, Tiurra e Jorge. Agachados: Humberto Mapele, Galego, César Frizzo, Erasmo Furtado e José Reali "Lambança"

No ano de sua fundação, o Aliados jogou 25 partidas, com 16 vitórias, 6 empates e 3 derrotas, sempre contra clubes de outras plagas. O sucesso aliadino motivou a fundação do rubro-negro Clube Atlético Lageano no dia 10 de novembro de 1943, e este foi o clássico municipal até que o Atlético fechasse suas portas em 1945. O Aliados voltou aos confrontos intermunicipais de 1946 a 1949, quando foram fundados Internacional e Vasco. Estes, e mais o  União Operária, passaram a disputar o campeonato citadino a partir de 1951, que lotava o velho Areião de Copacabana. Todos queriam bater o Aliados, chamado de Veterano.

O Aliados foi tricampeão citadino em 1951, 1952 e 1953. Em 1954 perdeu o cetro para o reativado Lages Futebol Clube, mas retomou-o em 1955. No ano seguinte, já com a maioria de seus fundadores longe de Lages, os aliadinos penduraram as chuteiras como o time mais poderoso da era romântica do futebol lageano e primeiro representante da cidade no campeonato estadual.

Clóvis Fava, tricampeão com o Aliados em 1953, com o diploma e a faixa do título, em foto de 2009

Clóvis Fava, tricampeão com o Aliados em 1953, com o diploma e a faixa do título, em foto de 2009

Não há em Lages uma única bandeira ou camisa do Aliados. Clóvis Fava, falecido este ano, foi atacante do time e preservou uma faixa do tricampeonato, que exibiu ao mundo ao ter a sua história resgatada pelo Blog do Pardal. Às vezes o time é lembrado por pesquisadores do Coritiba, como os Helênicos, já que um dos primeiros ídolos do Coxa, o atacante cerebral César Frizzo, foi o principal nome da primeira fase do Aliados. Agora, depois de terminar a pesquisa sobre o Inter de Lages (obrigado, Adalberto Klüser), passo a reconstituir os passos do Veterano, o rei de Lages quando o futebol era feito apenas de sonho, poeira e paixão.

Fontes: Jornal Correio Lageano, Blog do Pardal e meu acervo. Mais sobre o passado glorioso e o presente triste do futebol de Lages em http://futeboldelages.blogspot.com

7 pensou em “Aliados, o rei de Lages

  1. Andre Martins

    Agora que citaram em cartorio,como ainda sou inexperiente no assunto,qual a chance de ir em um cartorio e encontrar dados sobre times de futebol da cidade? E como eles lidam com pessoas que vem pesquisa sobre o assunto?…Ja pensei em fazer isso mas,creio que seja bastante restrito.

  2. Mauricio Neves Autor do post

    Ielo, no cartório não tem nada, na FCF eu não sei. Eu vi o escudo do Aliados em 1993, em uma pesquisa que fiz na Liga Serrana de Futebol. Mesmo formato do América do Rio, só que era círculo e letras vermelhas em fundo branco. Eu tenho uma foto do time posado onde se vê isso, meio apagado. O único escudo da foto que aparece bem é o da camisa de goleiro, mas este estava com as letras centralizadas, e não esticadas no entorno do escudo. Se quiseres, te mando a foto.

  3. Antonio Mario Ielo

    Mauricio, otimo artigo…

    As origens do patrono do Aliados proporcionou uniformes bem originais, principalmente no Brasil, com as cores vermelha, branca e amarela. Poucos times, ou melhor, hoje não há nenhum clube com estas cores. Vale lembrar o belo uniforme de “treino” do Fluminense, na cor laranja, e o uniforme do Nova Iguaçu, apenas laranja. Belos e originais.

    Me permita aprofundar o assunto, no que diz respeito ao escudo do clube, que ainda é inédito. Mesmo não havendo uma camisa ou bandeira do clube, deve haver papel timbrado nos cartorios da cidade ou mesmo na Federação Catarinense.

    Abs.

  4. Adalberto Kluser

    Parabéns! Só quem faz pesquisa arqueológica sobre futebol sente o valor e o prazer de concluir um trabalho.

    Sempre a seu dispor.

  5. Andre Martins

    Muito legal,Mauricio! Se nao tivesse votado nos artigos da semana,com toda certeza incluiria o seu.Parabens,e pode ter certeza,o futebol agradece!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *