Início da Coligação Esportiva de Alagoas

A Coligação Esportiva de Alagoas (CEA) foi fundada no dia 14 de março de 1927 e teve como seu primeiro presidente Otacílio Maia. Os clubes fundadores foram CSA. CRB. Vera Cruz. Tiradentes. Flamengo. Uruguai e Barroso.

Para a realização do primeiro campeonato oficial foram realizadas várias reuniões com os clubes interessados em discutir a organização de estatutos, tabelas e regulamentos. Ficou acertado que antes do campeonato teria um Torneio Início programado para o dis 17 de abril de 1927. Também ficou acertado que o campeonato teria seu início no dia 24 e o termino no dia 16 de outubro. O torneio Início foi realizado e o CSA foi o campeão. O clube recebeu o Troféu Mauricio & Cia., confeccionada no Rio de Janeiro.

Para o campeonato a CEA oficializou os campos da Pajuçara e Mutange para a realização dos jogos. Mas, as coisas não começaram bem. Mudaram a data do início, alteraram a tabela e os dirigentes não se entendiam. Logo no primeiro jogo, no dia 24 de abril, o jogo Barroso 2 x Uruguai 1, não terminou bem. O goleiro do Barroso deu em soco em um atacante do Uruguai e os jogadores brigaram com a intervenção da polícia. O campeonato estava programado para dois turnos. Depois de alguns jogos, muitos foram, fiaram desinteressados e abandonaram a competição. Por isso, o campeonato teve somente um turno. No último jogo, O CRB venceu o CSA por 2×0 e conquistou o primeiro título de campeão alagoano.

Ainda nesse ano de 1927, o presidente Otacílio Maia procurou entrar em entendimento com a Confederação Brasileira de Desportos, afim de filiar nossa entidade para disputar o campeonato brasileiro de seleções. O senhor Luiz Costa Filho, representante da CEA, no Rio de Janeiro, tratou de toda documentação para filiação da entidade. Aceita nossa inscrição, a CEA tratou de convocar os atletas que iriam defender Alagoas no campeonato brasileiro. Foram chamados os seguintes jogadores: Zébino. Xaxéo. Moacir. Marãozinho. Eraldo. Claudionor. Cavendisch. Odulfo. Onofre. Sergipe. Jacaré. Mimi. Geraldo. Artur Reis. Tininho. Ricardo. Mendes. Luiz. Gouveia. Paulo. Bráulio e Viana. A CBD programou para o dia 16 de outubro em São Januário, no Rio de Janeiro. O adversário dos alagoanos seria os paraenses. Como apoio do Governador Costa Rêgo, a delegação embarcou, no dia 5 de outubro, no navio Itaquatiá. No jogo, derrota para o Pará por 12 a 2.

Fonte: Arquivos de Lauthenay Perdigão

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *