Botafogo do Anil – 77 anos de glórias

O Botafogo Futebol Clube, carinhosamente denominado Botafogo do Anil, o mais antigo e tradicional clube amador em atividade em São Luís, foi fundado no dia 15 de setembro de 1933, por torcedores fanáticos do Botafogo Football Club, do Rio de Janeiro. Entre esses estavam: Zé Veiga, Engole Cobra e Geraldo Preto, a quem a família botafoguense do Anil agradece, por proporcionar a oportunidade de participar de uma extensa família.

Na década de 40, graças ao apoio oferecido pelos proprietários da Fábrica Têxtil Rio Anil, o Botafogo do Anil chegou a disputar o campeonato maranhense da primeira divisão no ano de 1944, sagrando-se vice-campeão, tendo sido derrotado apenas pelo – na época imbatível – Moto Club, comandado pelos proprietários da fábrica Santa Isabel – família Aboud. O maior destaque da equipe era o meia Inaldo Veiga.

Passada essa fase, o Botafogo retornou ao amadorismo, conquistando vários torneios, dos quais o mais importante foi o que incluiu representantes de todos os bairros, tendo sido considerado o melhor clube amador de São Luís.

Em 1953 foi fundada a LADE (Liga Anilense de Desportos), com a finalidade de promover o campeonato anilense. No mesmo ano foi realizado o primeiro campeonato anilense, contando com a participação do Botafogo, Cruzeiro, Nascente, 1º de Maio, Bahia e outros, tendo o Botafogo do Anil se sagrado campeão. Em 1954 o Botafogo sagrou-se campeão invicto e eram destaques os atletas Aú, Zé Agarrô, Valfredo, Bi, Hélcio, Carrinho Sales, Alemão e Zé Lisboa.

No início da década de 70 o Botafogo filiou-se na FMD, onde disputou o campeonato da segunda divisão. Ali, o alvinegro anilense foi campeão de 1975, 1987 e 1988 e vice-campeão em 1976, 1980 e 1984.

Em 1989 o Botafogo retornou ao futebol do Anil, filiando-se ao DADA onde permanece até hoje. Além do futebol, o Botafogo desenvolve outras atividades culturais e sociais na sede social localizada na Avenida São Sebastião, nº 5, Anil.

A diretoria atual é composta por pessoas de dinamismo e abnegação, com destaque para Augusto Pereira, Murilo Mendes, Monteiro, Bolão (Joselito Veiga), Balula, Dionísio, Aguiar, Cleverson, Zé Luiz, Sandro, Eraldo, Fátima, Pingo, Bastos, Dorgival, Josélia, Assis, Abraão, César, Leônidas, Boréu (Raimundo Nonato Buna), William Veiga, Augusto Veiga e Augusto Moraes.

Ligado desde a fundação à família Veiga, o Botafogo tem na sua tradição a medida dos 77 anos de contribuição ao futebol maranhense, formando jogadores de nome nacional. Pelas hostes alvinegras anilenses passaram jogadores como Carlos Alberto, Tatu, Cachaça, Zeca Moleza, para ficar apenas nesses poucos.

Hoje o alvinegro anilense desfruta de prestígio no Maranhão, é uma das maiores forças do futebol amador de São Luís e continua de forma célere desenvolvendo o papel de formar jogadores.

FONTE:

http://www.jornalpequeno.com.br/2006/9/20/Pagina42458.htm

4 pensou em “Botafogo do Anil – 77 anos de glórias

  1. Andre Martins

    Ok,sem problemas! Quanto ao escudo do time,estou pesquisando com alguns dos meus contatos de são luis,tão logo eu consiga eu postarei aqui.

    escudosumapaixao.blogspot.com

  2. Ramssés Silva Autor do post

    Ielo:
    Já fiz a devida correção, amigo, obrigado. É que o artigo é de autoria do Oliveira Ramos e eu ainda não tinha feito eventuais correções no texto. Ah, e pelo que eu sei, o escudo atual é o similar ao do BFR, com a estrela solitária; resta agora saber se o primeiro escudo do Botafogo do Anil tbém era esse. Isso eu ainda não posso te confirmar, mas vou ver se consigo algo.

    Martins:
    Respondi a vc por e-mail na ocasião que sabia sim, a data da fundação do Fênix FC; acontece que eu gostaria de fazer um artigo somente sobre este time e com todas as informações que eu possuo, que achas…
    Será melhor compartilharmos com todos do blog essas preciosas informações. Caso vc tbém tenha alguma sobre este clube, faça o favor de nos brindar e me ajudar na construção deste artigo (rs).
    A surpresa ficará por conta de uma foto do Fênix de 1924 e um paralelo com a inserção do negro no futebol maranhense.

  3. Antonio Mario Ielo

    Bom artigo,

    Qual seria o escudo do Botafogo Futebol Clube?
    Seria idêntico ao Botafogo Futebol e Regatas do Rio?

    Creio que há necessidade de uma pequena correção no texto:

    Foi fundado no dia 15 de setembro de 1933, por torcedores fanáticos do Botafogo Futebol Clube, pois nesta época ainda não havia acontecido a fusão dos Botas.
    Sendo assim, qual seria seu escudo?

    Abs.

    Ielo

  4. Andre Martins

    Muito legal,parabens mesmo pela materia e parabens tambem ao botafogo!

    ah,eu havia lhe perguntando uma vez,vc tem data de fundação do Fenix? foi tambem um antigo time da cidade..abraço

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *