Transmissões de rádio dos jogos do Brasil na Copa da Suécia

As raridades vêm do LP “Brasil!!! Na Copa do Mundo”, da antiga Odeon, presenteado ao Futepoca por Alessandro Mendes dos Reis, dono da livraria/ sebo Leitura & Arte, que fica na rua Fradique Coutinho, 398, em Pinheiros, São Paulo (ao lado do Bar do Vavá), telefone (11) 3081-4365.

Nas transmissões da Rádio Panamericana, da capital paulista, a narração é de Estevam Sangirardi, que costura as locuções de Geraldo José de Almeida e Waldir Amaral. Na estréia, como descreveu o Glauco, o Brasil bateu a Áustria por 3 a 0. O time tinha Dino Sani, Dida, Mazola (foto) e Joel, que perderiam suas vagas para Zito, Pelé, Vavá e Garrincha. Consta que Pelé só não começou a Copa como titular por estar machucado e Garrincha, fora de forma. E más atuações de Dino e Mazola contra a Inglaterra, no jogo seguinte, fariam Feola dar chance a Zito e Vavá, que seguiriam até a final. Na estréia, porém, Mazola fez dois gols.

Ouça aqui trechos da locução de Brasil x Áustria, com pérolas como “mercadoria verde-amarela no barbante austríaco”, para descrever um dos gols. Nossos agradecimentos a Luciano Tasso, que emprestou sua vitrola, e Michel Lopes, que fez os cortes e tratou o som nos arquivos de MP3.

Ficha técnica

BRASIL 3 x 0 ÁUSTRIA

Data: 08/junho/1958;
Local: Rimnersvallen, em Uddevalla, Suécia;
Árbitro: Maurice Guigue (FRA);
Assistentes: Jan Bronkhorst (HOL) e Albert Dusch (ALE);
Público: 25.000;

Brasil: Gilmar; De Sordi, Bellini, Orlando e Nilton Santos; Dino Sani e Didi; Joel, Mazola, Dida e Zagallo. Técnico: Vicente Feola;

Áustria: Szanwald; Halla, Swoboda e Hanappi; Happel e Koller; Horak, Senekowitsch, Buzek, Alfred Körner e Schleger. Técnico: Karl Argauer;

Gols: Mazola (38), Nilton Santos (49) e Mazola (89).

ENDEREÇO DA NARRAÇÃO

http://www.mp3tube.net/br/musics/Radio-Panamericana-Narracao-do-jogo-Brasil-e-Austria-Copa-de-58/171899/

Fonte:não possuo

Um comentário em “Transmissões de rádio dos jogos do Brasil na Copa da Suécia

  1. Gilberto Maluf

    Edu, eu acho que tive este LP nos anos 60. Tinha duas músicas, uma falava assim: “Verde e amarelo e cor de anil, são as cores do Brasil, vencemos o mundo inteiro, maior no futebol é o brasileiro”.
    A outra música cantava a escalação do time. Quando terminava a linha média do time, falava, “que defesa sensacional” .
    Para quem nunca ouviu, o som entrecortado era para nós muito emocionante. Ficavamos na imaginação.
    Abs
    Gilberto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *