LCEA – Liga Campineira de Esportes Athleticos – Campinas (SP): Fundado em 1930

A competição teve seu início em 1907, quando a Liga Campineira de Futebol, fundada em 11 de abril do mesmo ano, especificando o primeiro campeonato oficial. A equipe campeã foi da Associação Atlética Campineira.

Em 1912, cinco clubes fundaram a Liga Operária de Futebol Campineira, que especificava o segundo Campeonato Campineiro de Futebol. O título ficou com a Ponte Preta, enquanto o Guarani foi vice-campeão.

Os clubes fundadores dessa liga foram: Ponte Preta, Guarani, Corinthians FC (Campinas), London FC e Internacional FCM. Posteriormente, o SC Operário aderiu e se tornou uma força política dominante na liga.

A competição sofreu interrompida, como em 1914, quando não houve campeonato oficial. Em 1916, foi criada a Associação Campineira de Foot-Ball, que passou a organizar o torneio. O Guarani conquistou os títulos de 1916, 1919 e 1920.

Entre 1932 e 1934, a Associação Paulista de Esportes Atléticos (APEA) especifica a Série Campineira da Divisão do Interior do Campeonato Paulista. O campeonato de 1934 teve como campeão o Campinas FC.

Nasce a Liga Campineira de Esportes Athleticos

Na quarta-feira, do dia 13 de Agosto de 1930, foi fundada a Liga Campineira de Esportes Athleticos (LCEA), com a sua Sede localizada na Rua General Osório, nº 1.118, no Centro de Campinas. A LCEA organizou o seu 1º campeonato entre 1931 e 1932. A competição teve como bicampeão o Corinthians de Campinas, conhecido como “Leão da Várzea“.

Finalmente, em 28 de fevereiro de 1935, foi fundada a Liga Campineira de Futebol definitiva, que se filiou à Liga Paulista de Futebol, entidade oficial do estado de São Paulo, vinculada à Confederação Brasileira de Desportos. A organização inicial da Liga ficou com a carga de uma junta provisória composta por membros da Ponte Preta e do Guarani.

Em 2 de maio de 1935, foi eleito a primeira diretoria da Liga Campineira de Futebol, tendo Salvador Ovídio de Arruda como presidente. A entidade investiu com um ativo financeiro de 130 mil réis e especificações diversas comissões administrativas.

ARTEdesenhos dos escudos e uniformes – Sérgio Mello

Recorte do documentoMoisés H G Cunha

FONTES: A Gazeta (SP) – Celso Franco – ‘Liga Campineira – História da Liga’

Este post foi publicado em 01. Sérgio Mello, Carências, Curiosidades, Escudos, História do Futebol, São Paulo em por .

Sobre Sérgio Mello

Sou jornalista, desde 2000, formado pela FACHA. Trabalhei na Rádio Record; Jornal O Fluminense (Niterói-RJ) e Jornal dos Sports (JS), no Rio de Janeiro-RJ. No JS cobri o esporte amador, passando pelo futebol de base, Campeonatos da Terceira e Segunda Divisões, chegando a ser o setorista do América, dos quatro grandes do Rio, Seleção Brasileira. Cobri os Jogos Pan-Americanos do Rio 2007, Eliminatórias, entre outros. Também fui colunista no JS, tinha um Blog no JS. Sou Benemérito do Bonsucesso Futebol Clube. Também sou vetorizador, pesquisador e historiador do futebol brasileiro! E-mail para contato: sergiomellojornalismo@msn.com Facebook: https://www.facebook.com/SergioMello.RJ

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *