Oceano Foot-Ball Club – Rio de Janeiro (RJ): Participou do Torneio Aberto de Football do RJ de 1936

O Oceano Foot-Ball Club foi uma agremiação da cidade do Rio de Janeiro (RJ). O Alviceleste foi Fundado no dia 31 de Dezembro de 1920. A 1ª Sede ficava na Rua Vinte de Novembro, que depois mudou o nome para Rua Visconde de Pirajá, em Ipanema. Em 1923, o clube contava com 285 associados.

Após um período fechado, um grupo de abnegados reabriram o Oceano Football Club, na sexta-feira, dia 26 de Maio de 1933. Foi criado uma junta governista composta por: Hausto Bellini (presidente), Venâncio José (tesoureiro), Alberto da Silva (secretário geral). A nova sede ficava no prédio da Rua Barão da Torre, nº 109, em Ipanema.

No ano seguinte, se instalou na Rua Visconde de Pirajá, nº 558 – Ipanema – Zona Sul do Rio (RJ). A sua Praça de Esportes ficava na Avenida Epitácio Pessoa (Praia do Pinto, esquina com a Rua do Pão), s/n, nas proximidades da Lagoa Rodrigo de Freitas.

Pelo Decreto Lei nº 5.093, de 29 de Agosto de 1934, o Oceano foi considerado como Utilidade Pública, pelo interventor Federal do Distrito Federal, Dr. Pedro Ernesto.

Em 1923, o Oceano se filiou na União das Sociedades do Remo (USR), da Lagoa Rodrigo de Freitas. No ano seguinte, se filiou na Federação Brasileira de Esportes Athleticos (FBEA), que ficava na Rua Visconde de Pirajá, nº 118 – Ipanema. Em 21 de Junho de 1929, se filiou na Associação Sul de Esportes Athleticos (ASEA).

No inicio de fevereiro de 1936, o Oceano se fundiu com o Cyelo Portugal-Brasil, também do Bairro de Ipanema. No entanto, nem o nome e também as cores foram alterados. O que mudou foi a participação da equipe em outras modalidades esportivas, tais como no Ciclismo, voleibol, Ping-Pong, entre outras. No mesmo ano o clube participou da competição futebolística mais importante: Torneio Aberto de Football do Rio de Janeiro de 1936.

Na estreia, no dia 1º de Abril, acabou goleado pelo América Football Club pelo placar de 8 a 0. Nove dias depois enfrentou o Sport Club Iguaçu, de Nova Iguaçu para tentar se manter vivo da competição. No entanto, voltou a ser derrotado por 3 a 1, e acabou dando adeus ao Torneio Aberto.

FONTES: Beira-Mar: Copacabana, Ipanema, Leme (RJ) – Lusitania: Revista Illustrada de actualidades e de aproximação Luso-Brasileira (RJ) – O Imparcial – Jornal do Brasil – O Jornal – O Radica – Correio da Manhã (RJ)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *