Tracção Football Club – Rio de Janeiro (RJ): Disputou o Torneio Aberto de Football do Rio de Janeiro de 1937

O Tracção Football Club foi uma agremiação da cidade do Rio de Janeiro (RJ). O “Cidade Light” foi Fundado no domingo, do dia 07 de Setembro de 1930, por funcionários do Departamento de Tração e Oficinas da Cia. Carris, Luz e Força do Rio de Janeiro Ltda., com o nome de Club Esportivo Social Tração. As suas cores eram o azul e branco.

Em meados dos anos 30, adotou o nome de Tracção Football Club. A sua Sede ficava localizada na Rua Figueira de Mello, nº 456 (atualmente fica a G.R.E.S. Paraíso do Tuiuti), no Bairro de São Cristóvão, na Zona Norte do Rio.

Torneio Aberto de Football do Rio de Janeiro de 1937

A competição mais relevante do Tracção foi, sem dúvida, o Torneio Aberto de Football do Rio de Janeiro de 1937. Importante esclarecer que nesse ano, a agremiação já tinha alterado nome para Tracção Football Club.

A competição reuniu grandes clubes do Rio e de Minas: América Football Club, Associação Atlética Portuguesa, Bonsucesso Futebol Clube, Clube de Regatas Flamengo, Fluminense Football Club, Atlético Mineiro e Esporte Clube Siderúrgica/MG.

Já com o nome aportuguesado, o Tração Futebol Clube foi campeão do Campeonato da LEALCA (Liga de Esportes Atléticos da Light e Companhias Associadas) de 1948; e Bicampeão do Torneio Início de 1943 e 1944.

 

FONTES: A Manhã (RJ) – A Batalha (RJ) – O Globo Sportivo (RJ) – Diário da Noite – Jornal dos Sports

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *