Clube Atlético Frigorífico de Nilópolis – Nilópolis (RJ): Tricampeão Citadino

O Clube Atlético Frigorífico de Nilópolis foi uma agremiação da cidade de Nilópolis (RJ). A “Fúria Nilopolitana” foi Fundado na década de 40, como Clube Atlético Frigorífico Iguaçu, por funcionários da Companhia Frigorífico Iguaçu S.A.

A sua Sede e o seu Estádio ficavam localizados na Rua Coronel Nicolau Rodrigues, 2.709, em Nilópolis. Aliás, o clube inaugurou o seu Estádio, batizado de ‘Dr. José Gonçalves de Sá’, no Domingo, do dia 18 de Fevereiro de 1951.

Na ocasião enfrentou e venceu o Vasco da Gama Nilopolitano por 4 a 2. Tatu, Valdir, Geraldino e Bira marcaram para o Fúria Nilopolitana, enquanto Delmo e Geraldino marcaram para a “Equipe Fantasma“. O Frigorífico Iguaçu jogou assim: Nandi; Salgueiro e Bill; Galego,  Luiz Ganso e Lino; Tatu, Valdir, Geraldino, Bira e Nelsinho.

Tricampeão Citadino

As competições no município tiveram início em 1949, a partir da criação da Liga Nilopolitana de Desportos (LND), fundada em 21 de janeiro daquele ano. Os quatro primeiros anos, uma equipe se destacou de forma contundente: Clube Atlético Frigorífico Iguaçu.

Em 1949, 1951 e 1955, faturou o Tricampeonato Nilopolitano. Em 1950 e 1952, ficou com o vice-campeonato Citadino. Em 1950, ficou atrás do Flamenguinho, que ficou com o título de forma invicta. Em 1952 o Vasco da Gama Nilopolitano foi o campeão Nilopolitano.

Nesse meio-tempo, se sagrou Campeão do Torneio Início de Nilópolis de 1950, realizado no campo do Nova cidade. No 1º jogo, o Frigorífico Iguaçu venceu o Flamenguinho por 2 a 0. Na segunda fase, novo triunfo. Dessa vez, diante do Universal pelo placar de 1 a 0.

Nas semifinais, o Frigorífico Iguaçu superou o Central, apenas na disputa de pênaltis, na terceira tentativa. Na grande final, uma contundente atuação, o Frigorífico Iguaçu goleou o Palmeiras por 4 a 0, faturando o caneco.

O Frigorífico Iguaçu jogou assim: Jair; Salgueiro e Bill; Lese, Demas e Mandi; Geraldino, Valdir, Arildo, Bira e Nelsinho.

Em 1951, o Frigorífico Iguaçu foi Bicampeão do Torneio Início de Nilópolis de 1951, realizado no campo do Nova cidade. Na final, derrotou o Central de Nilópolis pelo placar de 2 a 1.

Em 1954, foi criada a Quarta Zona de profissionais fluminenses, com a participação do Esporte Clube Nova Cidade e Clube Atlético Frigorífico Iguaçu, ambos de Nilópolis; Sport Club Belford Roxo, de Nova Iguaçu; São Pedro Futebol Clube, de São João de Meriti; São Luiz e Luzitano, de Duque de Caxias.

Nos anos 70, já com o nome de Clube Atlético Frigorífico de Nilópolis participou de algumas edições da Copa Arizona. Na edição de 1978, o time teve um jogador que foi o goleador máximo: o atacante Delmo da Silva.

FONTES: A Noite – Jornal dos Sports – Diário de Notícias

 

4 pensou em “Clube Atlético Frigorífico de Nilópolis – Nilópolis (RJ): Tricampeão Citadino

  1. Elio

    Criei-me em Nilópolis na Rua Campos Sales uns 30 anos. Conheci o time do Frigorífico nos anos 70. Joguei muita pelada nesse campo. Conheci alguns jogadores do bom time do Frigorífico: Gibinha (goleiro), Maurício, China, Babá, Ge, Pelé, Ruy, Delmo (goleador). Sem contar o Badinho, torcedor ilustre e sempre com a Bandeira Azul e branca e uns goles na ideia,
    Gritava bravamente: Frigorífico… Frigorífico…
    Com preliminar às 14h e o jogo principal às 16h, muitas vezes terminava no escuro. Saudades!

  2. Elton Fidelis de Souza

    Sou morador do bairro frigorífico tenho 52 anos,que saudades da quele tempo,meu pai ENY e meus tios mentiram aquele manto azul e branco, Cimplicio,Edair, Esair,Evaldo.

  3. Sérgio Mello Autor do post

    Bacana Paulo.
    Caso tenha foto dessa equipe, nos envie para que possamos agregar à história do clube.
    Forte abraço!

  4. Paulo Peru

    Muito legal. Tem 72 anos, que morei em Nilópolis. 65 anos, sou professor aposentado, morando em Natal, RN.
    Um abraço em todos.
    Conheci todos.
    Principalmente o time do Frigorífico, na década de 70.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *