O Clube Atlético Frigorífico de Nilópolis foi uma agremiação da cidade de Nilópolis (RJ). A “Fúria Nilopolitana” foi Fundado na década de 40, como Clube Atlético Frigorífico Iguaçu, por funcionários da Companhia Frigorífico Iguaçu S.A.
A sua Sede e o seu Estádio ficavam localizados na Rua Coronel Nicolau Rodrigues, 2.709, em Nilópolis. Aliás, o clube inaugurou o seu Estádio, batizado de ‘Dr. José Gonçalves de Sá’, no Domingo, do dia 18 de Fevereiro de 1951.
Na ocasião enfrentou e venceu o Vasco da Gama Nilopolitano por 4 a 2. Tatu, Valdir, Geraldino e Bira marcaram para o Fúria Nilopolitana, enquanto Delmo e Geraldino marcaram para a “Equipe Fantasma“. O Frigorífico Iguaçu jogou assim: Nandi; Salgueiro e Bill; Galego, Luiz Ganso e Lino; Tatu, Valdir, Geraldino, Bira e Nelsinho.
Tricampeão Citadino
As competições no município tiveram início em 1949, a partir da criação da Liga Nilopolitana de Desportos (LND), fundada em 21 de janeiro daquele ano. Os quatro primeiros anos, uma equipe se destacou de forma contundente: Clube Atlético Frigorífico Iguaçu.
Em 1949, 1951 e 1955, faturou o Tricampeonato Nilopolitano. Em 1950 e 1952, ficou com o vice-campeonato Citadino. Em 1950, ficou atrás do Flamenguinho, que ficou com o título de forma invicta. Em 1952 o Vasco da Gama Nilopolitano foi o campeão Nilopolitano.
Nesse meio-tempo, se sagrou Campeão do Torneio Início de Nilópolis de 1950, realizado no campo do Nova cidade. No 1º jogo, o Frigorífico Iguaçu venceu o Flamenguinho por 2 a 0. Na segunda fase, novo triunfo. Dessa vez, diante do Universal pelo placar de 1 a 0.
Nas semifinais, o Frigorífico Iguaçu superou o Central, apenas na disputa de pênaltis, na terceira tentativa. Na grande final, uma contundente atuação, o Frigorífico Iguaçu goleou o Palmeiras por 4 a 0, faturando o caneco.
O Frigorífico Iguaçu jogou assim: Jair; Salgueiro e Bill; Lese, Demas e Mandi; Geraldino, Valdir, Arildo, Bira e Nelsinho.
Em 1951, o Frigorífico Iguaçu foi Bicampeão do Torneio Início de Nilópolis de 1951, realizado no campo do Nova cidade. Na final, derrotou o Central de Nilópolis pelo placar de 2 a 1.
Em 1954, foi criada a Quarta Zona de profissionais fluminenses, com a participação do Esporte Clube Nova Cidade e Clube Atlético Frigorífico Iguaçu, ambos de Nilópolis; Sport Club Belford Roxo, de Nova Iguaçu; São Pedro Futebol Clube, de São João de Meriti; São Luiz e Luzitano, de Duque de Caxias.
Nos anos 70, já com o nome de Clube Atlético Frigorífico de Nilópolis participou de algumas edições da Copa Arizona. Na edição de 1978, o time teve um jogador que foi o goleador máximo: o atacante Delmo da Silva.
FONTES: A Noite – Jornal dos Sports – Diário de Notícias
Criei-me em Nilópolis na Rua Campos Sales uns 30 anos. Conheci o time do Frigorífico nos anos 70. Joguei muita pelada nesse campo. Conheci alguns jogadores do bom time do Frigorífico: Gibinha (goleiro), Maurício, China, Babá, Ge, Pelé, Ruy, Delmo (goleador). Sem contar o Badinho, torcedor ilustre e sempre com a Bandeira Azul e branca e uns goles na ideia,
Gritava bravamente: Frigorífico… Frigorífico…
Com preliminar às 14h e o jogo principal às 16h, muitas vezes terminava no escuro. Saudades!
Sou morador do bairro frigorífico tenho 52 anos,que saudades da quele tempo,meu pai ENY e meus tios mentiram aquele manto azul e branco, Cimplicio,Edair, Esair,Evaldo.
Bacana Paulo.
Caso tenha foto dessa equipe, nos envie para que possamos agregar à história do clube.
Forte abraço!
Muito legal. Tem 72 anos, que morei em Nilópolis. 65 anos, sou professor aposentado, morando em Natal, RN.
Um abraço em todos.
Conheci todos.
Principalmente o time do Frigorífico, na década de 70.