O Jornal do Brasil Football Club foi uma agremiação da cidade do Rio de Janeiro (RJ). O “Combinado da Torre” foi Fundado na terça-feira, do dia 13 de Setembro de 1921, por funcionários do Jornal do Brasil.
A sua Sede administrativa ficava na Avenida Rio Branco, nº 110/ 112, no Centro do Rio. Já a sua Praça de Esportes estava situado na Estrada do Norte, s/n – Bairro de Ramos – Zona Norte do Rio.
O JB enfrentou o Argentino Football Club e arrancou um empatou em 0 a 0, em Cascadura (1921); encarou o Mesquita Futebol Clube (1926); e venceu o Athletic Club, por 2 a 1, em Matosinho, na cidade de São João Del Rey/MG (1933). A sua última aparição aconteceu no Campeonato Carioca da Liga Gráfica de Esportes, de 1954.
Time de 1921: Moreira (Vieira); Jarbas e Zazá (Durval); Adelino (Antonio), Archimedes e Coutinho; Nilo (Leão Vasconcellos), Vadinho (Cap.), Cresipio, Romualdo (Laiz) e Jorge.
Time de 1926: Edgard; Lauro e Nicanor; Alitado, Zazá e Aureliano; Moacyr, Fausto, Guerra, Anizio e Sant’ Anna.
Time de 1926: Castello; Vital e Badu; Waldemar, Carlos e Armando; Tristão, Lagosta, Edgard, Otto e Quintanilha (Vadinho).
FONTES: A Rua : Semanário Illustrado (RJ) – Jornal do Brasil – A Batalha – A Nação – A Noite – Jornal dos Sports – Anúario Estatístico do Distrito Federal : Ano VI – 1938 (RJ) – Diário da Noite