Foto Rara, dos ano 70: Esporte Clube São João – Campos dos Goytacazes (RJ)

Esporte Clube São João foi um clube da cidade de Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense do Rio. Fundado no sábado, no dia 24 de junho de 1917, por José Norival, Cláudio de Souza e Arnaldo Pereira dos Santos, que eram funcionários da Usina São João, afastada 5 km do centro de Campos dos Goytacazes.

A ideia de montar um time foi aceito de imediato com a o apoio da cúpula da empresa, que, inclusive, apoiaram com direito a doação do terreno, além de arcarem com as despesas para a construção do campo para o clube.  Apesar de existir por tantos anos, somente em 1958, o ‘Vovô’, como era chamado carinhosamente, se filiou à Liga Campista de Desportos (LCD), quando passou então a disputar os campeonatos promovidos pela entidade campista.

Por esse motivo é que o Paraíso de Tocos, que é na verdade 23 dias mais novo do que o São João, é considerado o clube de usina mais antigo de Campos, pois começou primeiro suas atividades competitivas oficiais. Seus principais presidentes foram: Cláudio de Souza (um dos fundadores e primeiro presidente do clube), Chistóvão Lysandro e Ademar Cruz.

O São João foi campeão do campeonato de aspirantes promovido pela Liga Campista de Desportos (LCD) em 1960. O Esporte Clube São João participou das competições, mesmo sem grande destaque. No final dos anos 60, com a falência da Usina, que foi desativada… O clube acabou tendo o mesmo destino, desaparecendo sem deixar vestígios.

FONTES: Aristides Leo Pardo, Tide – Página da Liga Campista de Desportos (LCD), no Facebook

Um comentário em “Foto Rara, dos ano 70: Esporte Clube São João – Campos dos Goytacazes (RJ)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *