Um dos clubes mais tradicionais do futebol da Região Sul Fluminense, prepara o seu retorno. A Associação Atlética Barbará, da cidade de Barra Mansa, está retornando ao esporte bretão. Na noite da segunda-feira, do dia 22 de janeiro de 2018, o treinador Thiago Campbell fez o anúncio oficial do retorno das atividades da tradicional equipe de futebol barra-mansense.
A Associação Atlética Barbará como projeto social em parceria com a Saint-Gobain Canalização. O treinador explicou que o primeiro passo será reativar as categorias de base do clube.
“O clube vem num momento de resgate de sua história retornando com as atividades em parceria com o projeto social da Saint-Gobain Canalização. Inicialmente será o retorno com as categorias de base tendo o apoio da empresa”, disse Thiago Campbell.
A Associação Atlética Barbará foi Fundada no dia 25 de Abril de 1939. A sua Sede e o Estádio ficam localizados na Rua Dr. Robert Lang, nº 238, no Bairro Barbará, em Barra Mansa.
Tradicional expressão futebolística do sul fluminense, vestia camisas vermelhas, golas pretas e calções brancos, mas em janeiro desse ano o clube mudou suas cores para branco, azul e cinza (cores da Saint-Gobain, empresa multinacional administradora do clube) e também alterou o seu escudo.
Num breve resumo, o Barbará conquistou o seu 1º título, em 1957 quando se sagrou campeão do Campeonato Citadino de Barra Mansa, organizado pela LBD (Liga Barra-Mansense de Desportos). Depois faturou o certame em 1958, 1959 e 1960, se sagrando Tetracampeão Barra-Mansense. Em 1963 conquistou o seu quinto título citadino.
O clube foi Bicampeão Estadual Fluminense em 1972 e 1973, e vice em 1971. Venceu ainda a tradicional Copa Vale do Paraíba em 1974, ficando com o vice-campeonato em 1958. Em 1979 o clube ganhou seu sexto título citadino de Barra Mansa e em 1980 o seu sétimo e último título citadino. Atualmente se encontra afastado dos campeonatos de âmbito profissional.
FONTES: Página do clube no Facebook – Wikipédia – Blog Barra Mansa F.C.
Sou radialista e comentarista esportivo do Sul Fluminense, Fui mascote da AA BARBARÁ nos anos1957-58-59 e 1960.
O Barbará tinha uma equipe imbatível na cidade e quando no clássico contra o Barra Mansa F.C o LEÃO DO SUL , O tubinho sempre levava vantagem, a torcida criou um grito de guerra que era assim:” Bicho danado pra fazer leão urrar é o Barbará é o Barbará”.
Saudade desse tempo que a cidade de BarraMansa era o celeiro de craques do Sul Fluminense.
Os melhores times de futebol que vi jogar, inclusive fui penta campeão juvenil consecutivo jogando pelo barbara!!!