Esporte Clube Maracanã, da Tijuca – Rio de Janeiro (RJ): Fundado em 1931

O Esporte Clube Maracanã foi uma agremiação da cidade do Rio de Janeiro. O “Tricolor da Tijuca” foi  Fundado no domingo, do dia 18 de Janeiro de 1931, como Sport Club Maracanã, por um grupo de esportistas amadores, na sua maioria operários da Fabrica de Tecidos Maracanã S/A. Em 1932, adquiriu o prédio na Rua Conde de Bonfim, nº 1.271 – Bairro da Tijuca- Zona Note do Rio, onde foi montada a Sede social. A Fabrica de Tecidos Maracanã S/A também ficava na mesma rua, no nº 1.293 O 1º Presidente foi João Gonçalves de Carvalho.

Não confundir com o Maracanã Football Club, que ficava na Rua São Francisco Xavier, nº 487 / Casa 3, na Tijuca (atual Bairro do Maracanã).

Além do futebol, a outra modalidade forte no clube era o Boxe. O departamento de Boxe foi criado em 1933, pelo Sr. Gonçalves Netto e, posteriormente, filiado a Federação Carioca de Boxe (FCB). No mesmo ano foi organizado  a Seção Escoteira por iniciativa do Sr. Manoel Pinto.

Em 1934, sob a presidência do Sr. Álvaro Mendonça foram instalados diversos jogos como: Damas, Dominó, Ping-Pong. Em 1935, na gestão de João Vargas de Oliveira foram construídos a quadra e a arquibancada para o Basquete, carteiras sociais, a reforma completa dos salões, melhoramento do campo de futebol, etc.

O clube maracanãnense realizava mensalmente Bailes, teatrinho infantil, entre outros entretenimentos. Um fato curioso é que o clube dispunha de um “Caixa Beneficente“, que era um recurso financeiro para os atletas caso se acidentassem.

No domingo, do dia 13 de novembro de 1932, o Maracanã, viajou de trem para a Barra do Pirahy, a fim de enfrentar o Royal Sport Club. Em 05 de abril de 1935, por meio do Decreto nº 5.533, declara de utilidade pública municipal o E.C. Maracanã. O interventor Federal, Dr. Pedro Ernesto.

Time-base de 1932: Chiquinho I; Ângelo (Ernani) e Botafogo (Raulzinho); Sidney, Diogo e Carlos I (Aureliano); Bolinha (Abelardo), Cardeal, Nilton, Chiquinho II e Orlando.

FONTES: Diário Carioca (RJ) – Gazeta de Noticias (RJ) – Jornal do Brasil (RJ) – Diário de Noticias (RJ) – O Radical

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *