O Arraial Esporte Clube é uma agremiação da cidade de Arraial do Cabo, situado na Região dos Lagos do Estado do Rio de Janeiro. O Áureo-verde Cabista foi Fundado na quinta-feira, do dia 12 de Novembro de 1953. A sua Sede fica localizada na Rua Rui Barbosa, nº 21, no Bairro Praia dos Anjos, em Arraial do Cabo.
Naquela época, Arraial do Cabo era o 4º Distrito de Cabo Frio. Só se emancipou, na segunda-feira, do dia 13 de maio de 1985. Antes dessa data, os clubes participavam das competições promovidas pela Liga Cabofriense de Desportos (LCD). Por três décadas, o Arraial Esporte Clube participou do Campeonato Citadino de Cabo Frio da 1ª Divisão.
Uma curiosidade aconteceu em 1960. Como o campo de Arraial do Cabo estava sem condições para abrigar os jogos, o campeonato foi realizado no Estádio Municipal de Cabo Frio. O Bangu Atlético Clube (seis pontos perdidos) foi o campeão, por diferença de apenas um ponto do vice-campeão: Tamoio Esporte Clube (sete pontos perdidos) e Associação Atlética Cabofriense (sete pontos perdidos; Bicampeã das edições de 1958 e 1959).
Além dessas três equipes, a competição contou ainda com outras cinco: o 3º colocado – Guarani Esporte Clube (dez pontos perdidos; Arraial do Cabo); 4º lugar – Arraial Esporte Clube (12 pontos perdidos; Arraial do Cabo); 5º – Esporte Clube Sergipe (13 pontos perdidos; Cabo Frio); 6º – Unidos Atlético Clube (15 pontos perdidos; Cabo Frio); 7º lugar – Tupy Esporte Clube (19 pontos perdidos; Arraial do Cabo).
Em 1961, os clubes de Arraial do Cabo (Arraial Esporte Clube, Guarani Esporte Clube e Tupy Esporte Clube), solicitaram o licenciamento. Em contrapartida, A LCD filiou a título de experiência de 365 dias o Unidos Manguinhos Futebol Clube e Perynas Atlético Clube.
Em 1962, o Arraial retornou, participando do Torneio Início, onda acabou eliminado logo no primeiro jogo. Após empate em 1 a 1, foi derrotado nos pênaltis por 3 a 0 para o Operário. Em seguida, disputou o Campeonato Citadino.
FONTES:Página do clube no Facebook – Jornal Última Hora – Blog História, Música e Sociedade – Prof. Chicão