Itaúna e Treviso de Siderópolis marcaram época no futebol da região sul de Santa Catarina. Os dois somam doze títulos da LARM – Liga Atlética da Região Mineira (abrange Criciúma e municípios vizinhos), um dos principais campeonatos regionais do Estado.
Entre 1965 e 1973 os rivais alternaram nas conquistas da LARM. Levaram nove títulos consecutivos para a orgulhosa cidade de Siderópolis.
O Itaúna, também chamado de “clube da montanha” ou do “rio Fiorita”, participa ainda do campeonato regional. Almerindo, com presença em várias partidas da seleção catarinense no Campeonato Brasileiro, Frécia, Biróide e Dego, são alguns grandes atletas da história do clube.
Ao contrário do que possa parecer, o nome Treviso origina-se do “trevo de quatro folhas” e não da Carbonífera Treviso, que apoiou o clube. Nas cores o time era um camaleão. Muitos uniformes foram utilizados ao longo da história, mas o que mais prevaleceu foi o verde e branco. O Treviso está extinto e o terreno onde ficava o estádio foi doado para a Prefeitura Municipal de Siderópolis.
ITAUNA ATLÉTICO CLUBE
Fundação: 4 de dezembro de 1952
Estádio: Engenheiro Mozart Vieira
Títulos: Campeão da LARM em 1956, 66, 67, 70, 71, 73, 76 e 91.
Cores: azul e branca
GRÊMIO ESPORTIVO TREVISO
Fundação: 3 de julho de 1956
Estádio: Engenheiro Sebastião Toledo dos Santos
Títulos: campeão da Liga de Lauro Müller em 1961 e da LARM em 1965, 68, 69 e 72 e da segunda divisão amadora em 1958 e 59.
Cores: verde e branca
Fonte: Jornal Sidera