Inédito!! Liga Sergipana de Esportes Athleticos (LSEA): Existiu de 1926 a 1941

A Liga Sergipana de Esportes Athleticos (LSEA) foi a 2ª entidade (a primeira foi: Liga Desportiva Sergipana) desportiva do Estado do Sergipe. A história começou na quarta-feira, do dia 10 de Novembro de 1926, quando a Liga Sergipana de Esportes Athleticos foi criada.

A sua Sede ficava na Avenida (atual Travessa) José de Faro, nº 10; e depois se mudou para a Rua Itabaiana, nº 72, ambos no Centro de Aracaju (SE). Assim descreveu o “Cadastro : Commercial, Industrial, Agrícola e Informativo do Estado de Sergipe (SE)“, abordando a A 1ª Diretoria foi composta da seguinte forma:

Presidente – Clodomir de Souza e Silva;

Vice-Presidente – Bacharel Alfredo Rollemberg Leite;

Secretário – Aloysio Vieira;

Tesoureiro – Armando Barreto.

 

Agremiações filiadas da Capital e do Interior

Após a fundação da LSEA, os seguintes clubes da capital que se filiaram:

Sport Club Aracaju (Sede própria no Bairro Industrial);

Club Náutico Brasil (Sede na Rua de Villanova);

Etea Football Club;

Treze de Julho Football Club;

Cotinguiba Sport Club (Sede própria na Avenida 24 de Outubro);

Palestra Football Club;

Club Sportivo Sergipe (Sede própria Avenida Barão do Rio Branco);

Siqueira Campos Football Club;

Vasco da Gama Football Club;

Vitória Football Club;

Os seguintes clubes do Interior filiados:

Athletico Club Ypiranga;

Sport Club Socialista.

 

Filiação na CBD é oficializado em 1927

Entretanto, apenas três meses e 13 dias após a sua criação, que a Confederação Brasileira de Desportos (CBD) concedeu filiação a LSEA, na quarta-feira, do dia 23 de fevereiro de 1927. A partir daí, a nova entidade do Sergipe estava legalizada para competir em âmbito nacional, juntamente com outras entidades federativas, tanto nos desportos terrestres quanto nos aquáticos.

A LSEA tinha jurisdição local sobre os desportos e seu representante junto a confederação era o Dr. Gilberto Amado, que na época era deputado federal pelo Estado de Sergipe.

Cores e uniforme

A descoberta das cores e do uniforme foi possível, numa reportagem do Jornal O Paiz, de 1928, onde foi contado a história do jogo, no qual a Seleção Sergipana goleou o Selecionado Parahybano por 6 a 1, em Salvador (BA). A explicação plausível para a LSEA ter as cores azul turquesa e branco tenha sido uma homenagem a Bandeira não-oficial da Província de Sergipe (foi uma província do Reino do Brasil, e posteriormente do Império do Brasil, tendo sido criada em 28 de fevereiro de 1821 a partir da Capitania de Sergipe).

Como curiosidade a descrição dessa bandeira: era um retângulo divido ao meio (como a bandeira de Malta): azul, do lado esquerdo, e branco, do direito. Lembrando que a bandeira com as cores verde, amarelo, azul e branco só surgiu no início da década de 50.

Mudança do nome em 1941

Essa nomenclatura (Liga Sergipana de Esportes Athleticos) existiu por 15 anos, até em novembro de 1941, quando a entidade alterou o nome para Federação Sergipana de Desportos (FSD), passando a se especializar tão somente em uma modalidade esportiva.

Trinta e cinco anos depois, no dia 20 de Janeiro de 1976, após decisão de uma Assembléia Geral Extraordinária, a entidade passou a ter o nome atual e a gerir especificamente o futebol no estado de Sergipe: Federação Sergipana de Futebol (FSF).

FONTES: Wikipédia – Federação Sergipana de Futebol (FSF) – Annuario dos Desportos no Brasil – Correio da Manhã – O Jornal – O Paiz – Cadastro: Commercial, Industrial, Agrícola e Informativo do Estado de Sergipe (SE)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *