Bandeirantes Athletico Club, de Jacarepaguá – Rio de Janeiro (RJ)

Bandeirantes Athletico Club foi uma agremiação da cidade do Rio de Janeiro (RJ). ‘Alvinegro de Jacarepaguá’ foi Fundado na segunda-feira, do dia 13 de Maio de 1929, por Luiz Jauffret Guilhon, Gladstone Mello, José Nascimento, entre outros desportistas residentes no Bairro de Jacarepaguá.           

A sua Sede e a Praça de Esportes ficava na Estrada da Taquara (atual Avenida Nélson Cardoso), nº 533 – Jacarepaguá – Zona Oeste do Rio.

A sua primeira Diretoria era constituída da seguinte forma:

Presidente: Luiz Janffret Guilhon;

vice-presidente: Adalberto Gardel;

1º vice-presidente: Ascendino Martins;

Secretario Geral: Moacyr Guimarães;

1º Secretario: Jayme Pereira;

2º Secretario: Milton Arouca;

1º Tesoureiro: João Brandão;

2º Tesoureiro: Argemiro J. Sant’Anna.

 

Breve história

O clube teve duas participações no Campeonato Carioca da Segunda Divisão, na década de 30. O Bandeirantes iniciou na Associação Suburbana de Desportes Athleticos (ASDA) em 1929, terminando na 2ª colocação, e também disputou a edição de 1930.

Ainda em 1930, ingressou na Liga Brasileira, ficando entre os primeiros colocados. Em março de 1931, se filiou a Associação Metropolitana de Esportes Athleticos {AMEA (Entidade máxima do Rio de Janeiro naquela época)}, onde disputou duas edições do Campeonato Carioca da Segunda Divisão: 1931 (terminando na 9ª colocação) e 1932 (4º lugar, na sua chave).

Em 1933 e 1934, o Bandeirantes Athletico Club disputou as competições pela Subliga Carioca de Futebol, que era filiada à Federação Brasileira de Football, que não tinha vínculo com a FIFA.

Nos anos 30, o Bandeirantes contava no seu quadro social com cerca de 850 associados contribuintes efetivos, um honorário (a Baronesa de Taquara), 85 atletas inscritos na AMEA, 115 fundadores.

Time-base de 1931: Agulha; Bilute e Aprígio; Casemiro, Sacramento e Archimedes; Cícero, Tatá, Fábio, Preiá e Jarcelino.

 

PS: Apenas no dia 20 de janeiro de 1993, a Taquara oficialmente se separou de Jacarepaguá se tornando um Bairro autônomo.

FONTES: Jornal dos Sports – Rsssf Brasil – Annuario dos Desportos no Brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *