Sport Club Germânia (atual Clube Atlético Baependi) – Jaraguá do Sul (SC)

O Sport Club Germânia foi uma agremiação da cidade de Jaraguá do Sul (SC). A história começa no dia 06 de março de 1906, quando um grupo de pessoas abnegadas fundaram o Schutzenverein, a Sociedade Atiradores Jaraguá, tendo como seu 1º presidente o Sr. Otto Meyer, oleiro.

Então, 25 anos depois, outro grupo de engenheiros e técnicos da empresa AEG, que vieram da Alemanha para construir a Usina do Bracinho em Schroeder, fundaram o Sport Club Germânia, na quinta-feira em 9 de Abril de 1931 e registrado na segunda-feira em 19 de Setembro de 1932.

Especula-se que a escolha do nome pode ser em homenagem ao navio Novo Germânia. As cores escolhidas foi o azul e preto. Oito anos depois (1939), a agremiação alemã se fundiu ao Clube Atlético Baependi, passando a se chamar: Sociedade Esportiva Jaraguá.

O 1º Presidente foi o Sr. Max Wilhelm. Em 1943, durante a Segunda Guerra Mundial, a sede da sociedade foi fechada, servindo de Quartel. Em 08 de dezembro de 1946 a sociedade é reaberta, agora com o nome de Clube Jaraguaense.

No dia 31 de março de 1947 ocorre a fusão da Associação Atlética Baependi com o Clube Jaraguaense (antiga Sociedade Atiradores Jaraguá), recebendo uma nova nomenclatura: Clube Atlético Baependi. O Sr. Alfredo Krause foi eleito o 1º Presidente dessa nova agremiação, adotando as cores azul e branco como oficiais, onde até os dias de hoje fazem parte do clube. A Sede do clube fica localizado na Rua Augusto Mielke, nº 466, no Bairro da Vila Baependi, em Jaraguá do Sul (SC).

FONTES: Site do C.A. Baependi – Jornal Jaraguá (1938) – Site do Baependi, de Henrique Sudatti  e Gustavo Merlin – Campeões para Sempre, de José Augusto Caglioni – Revista Sport Ilustrado – Página do Facebook “Futebol Catarinense das Antigas”

Compartilhe...
Este post foi publicado em 01. Sérgio Mello, 02. Julio Diogo, Carências, Curiosidades, Escudos, Fotos Históricas, História do Futebol, Santa Catarina em por .

Sobre Sérgio Mello

Sou jornalista, desde 2000, formado pela FACHA. Trabalhei na Rádio Record; Jornal O Fluminense (Niterói-RJ) e Jornal dos Sports (JS), no Rio de Janeiro-RJ. No JS cobri o esporte amador, passando pelo futebol de base, Campeonatos da Terceira e Segunda Divisões, chegando a ser o setorista do América, dos quatro grandes do Rio, Seleção Brasileira. Cobri os Jogos Pan-Americanos do Rio 2007, Eliminatórias, entre outros. Também fui colunista no JS, tinha um Blog no JS. Sou Benemérito do Bonsucesso Futebol Clube. Também sou vetorizador, pesquisador e historiador do futebol brasileiro! E-mail para contato: sergiomellojornalismo@msn.com Facebook: https://www.facebook.com/SergioMello.RJ

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *