Inédito!! Centro Portuguez de Desportos – Rio de Janeiro (RJ): Fundado em 1913

O Centro Portuguez de Desportos foi uma agremiação da cidade do Rio de Janeiro (RJ). A sua Sede ficava na Rua São Pedro, nº 120 / Sobrado, Centro do Rio. Vale informar que a Rua São Pedro e Rua do Sabão, deixaram de existir. Ambas, paralelas, foram unidas para a construção da Avenida Presidente Vargas (inaugurada no dia 7 de setembro de 1944), com a demolição dos quarteirões.

O “clube Luso” foi Fundado no domingo, do dia 14 de Setembro de 1913, por um grupo de desportistas portugueses, radicados no Rio. E, de cara, um ponto polêmico, uma vez que o clube só permitia que portugueses que viviam no Rio tivessem o direito de se tornar sócio.

A 1ª Diretoria lusitana ficou formada da seguinte forma:

Presidente – Joaquim Alfredo de Avellar;

Vice-Presidente – Affonso Henriques de Campos;

1º Secretário – Alberto Chamery;

2º Secretário – Manoel Marques Mano;

Tesoureiro – Annibal Jalles;

Conselho Fiscal – Francisco de Oliveira Marques Junior e Jorge Guimarães Daupiás; Vogaes e João de Souza; Antonio Ramoa e Sergio dos Anjos Lamego.

A Sede provisória ficava na Rua do Rosário, nº 133, no Centro do Rio. O clube oferecia atividade de Ginástica, Curso preparatório de educação física, Luta Greco-Romana, Pesos e Alteres, Atletismo, Natação, Tênis e o futebol.

Clube estreia na ABSA

Em 1915, o Centro Portuguez  ajudou a fundar a Associação Brasileira de Sports Athleticos (ABSA). Naquele mesmo ano, o clube disputou pela primeira e última vez o Campeonato da ABSA.

 

Denuncia faz Centro Portuguez desistir do futebol  

A campanha foi modesta, mas o que chamou atenção foi a grave denuncia do jogador José Antonio da Costa Junior. Segundo o denunciante os diretores do Centro Portuguez de Desportos com a dificuldade de formar um bom time para disputar os jogos, do seio dos associados do clube aliciavam jogadores de outros clubes, como por exemplo, o Alliança Football Club com promessas financeiras (o que naquela época constituía profissionalismo, algo proibido).

Outra ironia é que, como foi citado lá em cima, o Estatuto do Centro Portuguez de Desportos determinava que apenas os portugueses poderiam defender o time. E, os jogadores que estavam sendo seduzidos para jogar na equipe eram brasileiros.

Para tentar maquiar e/ou burlar, os brasileiros  recrutados recebiam um falso título de naturalização do clube. O fato é que esse episódio causou um enorme constrangimento, acarretando no final do campeonato a saída do Centro Portuguez de Desportos que nunca mais retornou a disputar alguma competição na esfera futebolística.       

Time-base de 1915: Augusto (Moreira); Jacintho e Oswaldo (Cabral); Carlos José da Silva (Cap.), Lourenço (França) e Francisco II; Francisco I, Firmino (Marques III), Antonio, Doutor e Rocha (Marques I).

FONTES: O Imparcial – O Correio da Noite – Jornal do Brasil – Revista da Semana – A Época – A Noite

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *