Escudo e uniforme raros, de 1979: Bayer Esporte Clube – Belford Roxo (RJ)

O Bayer Esporte Clube é uma agremiação da cidade de Belford Roxo (RJ). Fundado no dia 1º de Junho de 1962. A sua Sede e o Campo ficam localizados na Rua Boa Esperança, nº 650, no Bairro Andrade Araujo, em Belford Roxo, na Baixada Fluminense do Estado do Rio de Janeiro. As suas cores: verde, branca e azul.

Como era de praxe, o clube nasceu por funcionários da filial da empresa Bayer, como uma forma de entretenimento e lazer para os empregados. E, durante, quase três décadas de existência, o clube participou do Campeonato Citadino de Nova Iguaçu e da Copa Arizona (nos anos 70).

Curiosamente, essa história mudou no dia 03 de Abril de 1990, quando Belford Roxo deixou de ser um distrito de Nova Iguaçu, passando a ganhar status de cidade. Naquele momento, o Bayer Esporte Clube era a agremiação melhor estruturada e com os apoios da empresa e da nova prefeitura, o clube decidiu ingressar na esfera profissional.

 

Estreia na Terceirona de 1991

Dessa forma, o clube debutou no Campeonato Carioca da 3ª Divisão de 1991, organizado pela Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (FERJ). Ao fim de dois turnos, numa única fase, a equipe terminou em 3º lugar, atrás do campeão Esporte Clube Barreira (Saquarema) e do vice Porto Real Country Club (Porto Real), ficando à frente de Everest Atlético Clube (Bairro carioca de Inhaúma), Opção Futebol Clube (Bairro carioca de Realengo), Grêmio Olímpico Mangaratiba (Mangaratiba), Portela Atlético Clube (Miguel Pereira), Nilópolis Futebol Clube (Nilópolis), Bela Vista Futebol Clube (São Gonçalo) e Associação Atlética Colúmbia (Duque de Caxias).
Debuta no Estadual da Série B de 1992

Em 1992, é convidado a integrar o Campeonato Carioca da 2ª Divisão, não a verdadeira Segunda, que virara Intermediária da Primeira, mas o módulo logo abaixo. Na sua chave se classifica na 2ª colocação, atrás do Serrano Foot Ball Club e à frente de Pavunense Futebol Clube, Heliópolis Atlético Clube, Céres Futebol Clube, Tomazinho Futebol Clube e Esporte Clube Nova Cidade.

Na segunda fase, fica em 4º lugar, atrás de Heliópolis Atlético Clube, Pavunense Futebol Clube e Serrano Foot Ball Club, ficando à frente de Tamoio Futebol Clube e Colégio Futebol Clube. Na decisão da sexta vaga, perde para o Serrano por 1 a 0 e fica eliminado da competição.

Em 1993, fica em 2º lugar na sua chave, ao fim do primeiro turno, atrás somente do Barra Mansa Futebol Clube. No segundo turno é o líder do grupo, se classificando para o quadrangular final que reuniu União Macaé Esporte Clube, Duque de Caxias Futebol Clube e Barra Mansa Futebol Clube. O clube de Belford Roxo foi o campeão, ficando na 2ª colocação o Barra Mansa Futebol Clube.

 

Clube alterou o nome em 1994

Em 1994, muda de denominação para Futebol Clube Bayer de Belford Roxo. Disputa a Divisão Intermediária, a que estava abaixo da elite. Ao término da primeira fase, termina em terceiro em sua chave, abaixo de Friburguense Atlético Clube e Saquarema Futebol Clube, e à frente de São Cristóvão de Futebol e Regatas, Olympico Futebol Clube e Serrano Foot Ball Club.

Na segunda fase fica em quarto, abaixo de Friburguense Atlético Clube, São Cristóvão de Futebol e Regatas e Saquarema Futebol Clube, ficando alijado da final que foi disputada entre Entrerriense Futebol Clube e Friburguense Atlético Clube, sendo o clube de Três Rios o campeão daquele ano.

Em 1995, disputa novamente o Módulo Intermediário. Ao fim de dois turnos em fase única jogada em pontos corridos, o clube se sagra vice-campeão do certame, perdendo o título para o Barra Mansa Futebol Clube. O curioso é que havia ainda um outro grupo jogado separadamente no mesmo módulo, que teve Barra Futebol Clube e América Futebol Clube de Três Rios como seus vencedores, mas ninguém obteve acesso à Primeira Divisão do ano seguinte, com exceção do Barra, que ainda jogou uma partida de repescagem contra o Entrerriense Futebol Clube, mas a perdeu.

Tal fato levou a diretoria do Bayer a resignar das disputas profissionais regidas pela FERJ, retirando o seu time das competições. No mesmo ano ainda disputou o Campeonato Brasileiro da Série C, ficando na 61ª colocação.
2006, o clube volta a adotar a antiga nomenclatura

Em 2006, houve uma tentativa de volta da agremiação à Terceira Divisão, mas que não foi concretizada. Desde então, o Bayer só disputa as competições de categorias de base regidas pela  LDNI (Liga de Desportos de Nova Iguaçu). Posteriormente a antiga denominação de Bayer Esporte Clube é retornada.

Foto rara de 1979: escudo e uniforme inéditos

A foto encontrada no Jornal dos Sports, no dia 26 de Abril de 1979, me chamou atenção. Afinal, antes desse achado, os escudos do Bayer eram todos vinculados a logomarca da empresa.

No entanto, essas imagens são todas pós 1991. E a pergunta que ficava era: “Antes da era profissional, o escudo seria esse (da logo da empresa)?” Essa foto mostra que a resposta é, não! Um escudo bonito e sem vínculos com a empresa, no quesito similaridade com a logomarca.

Portanto, essa foto possibilitou dar “vida” ao escudo e uniforme do Bayer Esporte Clube mostrando um pouco da era amadora desta simpática agremiação belford-roxense.

 

FONTES: Wikipédia – Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (FERJ) – Rsssf Brasil – Jornal dos Sports

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *