Fotos Raras, dos anos 10/30: Sport Club Boa Vista – Rio de Janeiro (RJ)

O Sport Club Boa Vista é uma agremiação da cidade do Rio de Janeiro (RJ). Fundado na quinta-feira, do dia 1º de Fevereiro de 1917, pelo Sr. Abel Ramos e um grupo de desportistas da localidade. A 1ª Sede ficava na Rua Boa Vista, nº 53 (sobrado), no Alto da Boa Vista.

Uma curiosidade nas cores, apesar da alcunha do clube ser “Alviverde do Alto“, as fotos coletadas pelo amigo e membro Auriel de Almeida, mostra que num certo período, existia  além do verde e branco,  o amarelo.

O seu Campo – que está situado na Estrada das Furnas, nº 900, no Alto da Boa Vista, na Zona Norte do Rio – foi inaugurado no domingo, do dia 23 de Setembro de 1917. Em 1928, disputou o Campeonato da Liga Metropolitana de Desportos Terrestres – Divisão Emmanuel Coelho Netto.

Campeão do Torneio dos Segundos Quadros de 1930

No domingo, do dia 09 de fevereiro de 1930, no campo do Fundição Nacional Athletico Club, situado na Avenida Pedro II, s/n, em São Cristóvão, o jogo de desempate do Torneio dos Segundos Quadros da Divisão Emmanuel Coelho Netto, entre o Sport Club América e o Sport Club Boa Vista. Melhor para o Boa Vista que goleou por 4 a 0. O nome da partida foi o atacante Mosquera, autor dos quatros gols.

 

SPORT CLUB  AMÉRICA 0 X 4 SPORT CLUB  BOA VISTA
LOCAL Campo do Fundição Nacional Athletico Club, situado na Avenida Pedro II, s/n, em São Cristóvão – Zona Norte do Rio/RJ
CARÁTER Final Torneio dos Segundos Quadros da Divisão Emmanuel Coelho Netto
DATA Domingo, no dia 09 de Fevereiro de 1933
ÁRBITRO Honorato José Barbosa (Brasil Football Club)
S.C. AMÉRICA Martins; Barros e Aristides; Binóculo, Júlio e Canella; Adhemar, Mario, Byra, Lixa e Erasmo.
S.C. BOA VISTA Caetano; Alves e Bahiano; Carlos, Bethuel e Noravio; Gentil, Mosquera, Romualdo, Amaro e Petronilho.
GOLS Mosquera foi autor dos quatro gols do S.C. Boa Vista.

Campeão da LMDT de 1932

Em 1932, o Sport Club Boa Vista se sagrou Campeão do Campeonato da Liga Metropolitana de Desportos Terrestres. Muito embora a LMDT fosse descendente direta da primeira liga de futebol do Rio de Janeiro, a Liga Metropolitana de Football, esse título permanece largamente ignorado. O motivo: todos os seus participantes eram clubes pequenos.

A LMDT foi desfiliada pela Confederação Brasileira de Desportos em 1924. Naquele ano o Vasco da Gama conquistou o título, histórico, sendo o único ano da “era sem filiação” atualmente lembrado na galeria de campeões da FERJ. Essa conquista do Boa Vista, 1932, o último antes da LMDT ser absorvida pela profissional Liga Carioca de Football.

FONTES: Acervo do Clube – A Noite – Jornal dos Sports – Jornal das Moças

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *