Botafogo Futebol Clube (Botafogo de Açudinho) – Arcoverde (PE): Disputou a Terceirona Estadual de 1998

Em 1998, o Arcoverde disputava o Campeonato Pernambucano da 1ª Divisão, quando enfrentava os times do Sport, Náutico, Santa Cruz, Desportiva Vitória, Cabense, Ferroviário de Serra Talhada, 1º de Maio, Grêmio Petrolândia, Recife, Porto e Central.

Na época, o Estádio Áureo Bradley Souto Maior tinha um bom publico, com os jogos do Tigre. Mas no inicio de maio começava Campeonato Pernambucano da 3ª Divisão, que disputavam as equipes campeãs das ligas de futebol amador das cidades, e Arcoverde tinha um representante:

Tratava-se do Botafogo Futebol Clube, situado no Açudinho localizado na zona rural de Arcoverde, próximo a Serra das Varas. O Botafogo sagrou-se campeão do Campeonato Municipal de 1997, organizado pela LDA (Liga Desportiva de Arcoverde), garantindo a vaga na  Terceirona Pernambucana de 1998.

A competição reuniu os times campeões das ligas filiadas a FPF (Federação Pernambucana de Futebol), e o”Fogão Rural”, como era chamado pelos torcedores da zona rural entre Serra das Varas e Açudinho, foi um dos participantes.

O Botafogo ficou numa chave que tinha o Nacional de Belo Jardim e o Sport Boa Vista da cidade de Santa Maria da Boa Vista. No final, o ”Fogão Rural” acabou sendo desclassificado pelo Sport Boa Vista, já que o time visitante quando marcou um gol na casa do adversário, obteve a classificação.

O campeão se classificava para a 2ª divisão pernambucana em 99. Mas naquele ano Arcoverde tinha dois times com o Flamengo na 1ª Divisão, e o Botafogo na 3ª Divisão. Parecia os clubes do futebol carioca, mas realmente aconteceu na história do futebol de Arcoverde no ano de 1998.
Veja os jogos do Botafogo no Campeonato Pernambucano da 3ª Divisão:

JOGOS

LOCAL

Botafogo

3

X

0

Nacional Arcoverde
Nacional

2

X

5

Botafogo Belo Jardim
Botafogo

2

X

2

Sport Boa Vista Arcoverde
Sport Boa Vista

0

X

0

Botafogo Santa Maria da Boa Vista

 

FONTES: Henrique Martins Feitosa – Blog Esporte News, de Gilson Martins

Este post foi publicado em 01. Sérgio Mello, Carências, Curiosidades, Escudos, História do Futebol, Pernambuco em por .

Sobre Sérgio Mello

Sou jornalista, desde 2000, formado pela FACHA. Trabalhei na Rádio Record; Jornal O Fluminense (Niterói-RJ) e Jornal dos Sports (JS), no Rio de Janeiro-RJ. No JS cobri o esporte amador, passando pelo futebol de base, Campeonatos da Terceira e Segunda Divisões, chegando a ser o setorista do América, dos quatro grandes do Rio, Seleção Brasileira. Cobri os Jogos Pan-Americanos do Rio 2007, Eliminatórias, entre outros. Também fui colunista no JS, tinha um Blog no JS. Sou Benemérito do Bonsucesso Futebol Clube. Também sou vetorizador, pesquisador e historiador do futebol brasileiro! E-mail para contato: sergiomellojornalismo@msn.com Facebook: https://www.facebook.com/SergioMello.RJ

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *