Fotos Raras, de 1932: São Francisco Sport Club (atual São Francisco F.C.) – Santarém (PA)

O São Francisco Sport Club (atual São Francisco Futebol Clube) é uma agremiação da cidade de Santarém (PA). É o mais antigo clube de futebol em atividade no Oeste do Pará. Foi Fundado na quarta-feira, do dia 30 de Outubro de 1929, com o nome de São Francisco Sport Club, sendo o seu nome uma homenagem ao Frei Ambrósio, um grande desportista e incentivador do esporte na região.

Trajando uniforme de cores branca e azul, possui como mascote o leão, sendo conhecido como leão santareno. É o clube que mais vezes conquistou o campeonato municipal, possuindo 28 títulos. Assim como o São Raimundo, manda as suas partidas no estádio Colosso do Tapajós.

Mesmo com grande prestígio na sua região, o São Francisco nunca conseguiu se firmar no Campeonato Paraense da 1ª Divisão, sendo sua melhor campanha em 1998, quando terminou a competição na 4ª colocação classificando-se para a disputa do Campeonato Brasileiro da Série C daquele ano.

Em 2001 o clube viveu o pior momento de sua história, como estava com muitas dívidas acumuladas teve que parar de disputar o campeonato paraense e vender parte de seu patrimônio para quitar débitos trabalhistas, ficando sem sede e centro de treinamento.

Com isso passou a disputar somente torneios amadores em Santarém. A reestruturação do clube viria a acontecer em 2007 quando novos diretores assumiram o controle da agremiação, sendo as principais estratégias dos gestores o parcelamento das dívidas e a criação do projeto sócio torcedor para a captação de recursos.

Em 2010, após nove anos de hiato o clube voltava a disputar um torneio estadual e obtendo ascensão de forma rápida. O seu maior rival é, justamente, o São Raimundo, onde o Clássico é conhecido por “Rai-Fran”.

O futebol em Santarém

Na pérola do Tapajós São Raimundo e São Francisco foram os grandes responsáveis pela difusão do Futebol no Baixo-Amazonas. Após suas fundações e os seus êxitos nos campeonatos municipais, eles adquiriram enorme prestígio junto a população local.

Devido à influência que estas equipes exerceram no desenvolvimento do futebol no Baixo-Amazonas e a grande distância que separa Santarém de Belém, a população local adquiriu uma forte identificação com estes clubes, os adotando como time do coração.

Desta forma, em Santarém observa-se uma ambigüidade, enquanto São Raimundo e São Francisco são meros coadjuvantes comparados com os grandes da capital, são considerados clubes grandes em seus municípios.

FONTES: Monografia de Rui Demóstenes “A História do Futebol Paraense Através dos Clubes” – Vida Doméstica (RJ)

Este post foi publicado em 01. Sérgio Mello, Carências, Curiosidades, Escudos, Fotos Históricas, História do Futebol, Pará em por .

Sobre Sérgio Mello

Sou jornalista, desde 2000, formado pela FACHA. Trabalhei na Rádio Record; Jornal O Fluminense (Niterói-RJ) e Jornal dos Sports (JS), no Rio de Janeiro-RJ. No JS cobri o esporte amador, passando pelo futebol de base, Campeonatos da Terceira e Segunda Divisões, chegando a ser o setorista do América, dos quatro grandes do Rio, Seleção Brasileira. Cobri os Jogos Pan-Americanos do Rio 2007, Eliminatórias, entre outros. Também fui colunista no JS, tinha um Blog no JS. Sou Benemérito do Bonsucesso Futebol Clube. Também sou vetorizador, pesquisador e historiador do futebol brasileiro! E-mail para contato: sergiomellojornalismo@msn.com Facebook: https://www.facebook.com/SergioMello.RJ

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *