Atlético Clube Izabelense – Santa Izabel do Pará (PA): Vice-campeão Estadual de 1981

O Atlético Clube Izabelense é uma agremiação da cidade de Santa Izabel do Pará (PA). A sua Sede e o Estádio ficam localizados na Avenida Pedro Constantino, s/n, no Centro da cidade. O “Frangão da Estrada” foi Fundado no sábado, do dia 26 de Abril de 1924, por um grupo de amigos que praticavam suas peladas em um campinho ao lado da capela, hoje a Igreja Matriz.

Um dos incentivadores para a fundação foi Manoel Ernestino da Silva, o ‘Mestre Silva’, que também fora atleta, diretor e treinador. O clube possui estádio próprio, Edílson Abreu, o ‘Abreuzão’, com Capacidade para 2 mil pessoas, área consignada ainda no período de sua criação, junto à prefeitura de Belém, pois Santa Izabel era distrito da Capital na época.

O clube teve grandes beneméritos em toda a sua existência, como José Pedro de Almeida Campos, Lisis Bittencourt, Bento Lima, Jairo Pereira, Edilson Abreu e muitos outros, que deixaram a marca de zelo e dedicação às cores alvirrubras.

 

Campeão da Copa do Interior de 1964

Com o desaparecimento e afastamento de muitos desses abnegados, o clube hoje se ressente de uma boa organização e de um planejamento racional, para que volte a brilhar no Certame Paraense, o que o fez com muito louvor até por volta da década de 90. Ainda na fase amadora, foi o 1º Campeão da Copa do Interior, em 1964, torneio promovido pela então Federação Paraense de Desportos.

 

Vice-campeão Estadual de 1981

Nos anos 80 e 90, o Izabelense fez suas melhores campanhas no estadual – em 1981 foi vice-campeão Paraense (de direito) e fez a sua primeira participação no Campeonato Brasileiro da 3ª Divisão (Taça de Bronze), se colocando em 6º lugar dos 24 participantes, com nove pontos ganhos, figurando a frente de clubes mais tradicionais, como Figueirense e Moto Clube.

Brasileiro da Terceira Divisão

Em 1992, participou novamente da 3ª Divisão Nacional, após uma bela campanha no certame estadual, chegando à 3ª posição, atrás apenas dos dois grandes times do estado (Paysandu e Remo). Na 3ª Divisão, o Izabelense, ao contrário de 1981, foi apenas figurante, acabando na 24º posição dentre 31 participantes, com apenas cinco pontos.


Vice-campeão da Segundona  de 2005

Depois de anos afastado da disputa da fase principal do estadual, o Izabelense foi vice-campeão do Campeonato Paraense da Segunda Divisão de 2005, sendo promovido para tentar uma vaga entre os times que iriam disputar a Fase Principal do Campeonato, que não disputa desde 1993.

O sonho do Frangão acabou, quando o Izabelense terminou em último dentre os dez clubes que disputavam a 1ª Fase do Paraense, sendo novamente rebaixado para a 2ª Divisão, na qual amargou anos. Em 2010, a torcida compareceu em peso aos jogos do frangão, criaram o movimento “Vamos Voltar Frangão”`, mas apesar do favoritismo, foi eliminado pelo Parauapebas.


Fiasco em 2015

Em 2015, novo fiasco no Parazão, sendo alvo de vexames ao sofrer goleadas flagrantes em desacordo com sua honrosa e brilhante tradição. Pode-se afirmar que, após suas memoráveis apresentações em épocas passadas (até os anos 90), o clube vem declinando ladeira abaixo, perdendo sua real identidade, em função da inabilidade da sua diretoria.

Competição Temporadas Melhor campanha Estreia Última P Aumento R Baixa
Pará Primeira Divisão 16 Vice-campeão (1981) 1980 2015 2
Segunda Divisão 19 Vice-campeão (2005) 1997 2017 2
Brasil Série C 2 6º colocado (1981) 1981 1992

 

 

FONTES:  Wikipédia – Página do clube  o Facebook – Diário do Pará – Federação Paraense de Futebol (FPF)

Este post foi publicado em 01. Sérgio Mello, Curiosidades, Escudos, Fotos Históricas, História do Futebol, Pará em por .

Sobre Sérgio Mello

Sou jornalista, desde 2000, formado pela FACHA. Trabalhei na Rádio Record; Jornal O Fluminense (Niterói-RJ) e Jornal dos Sports (JS), no Rio de Janeiro-RJ. No JS cobri o esporte amador, passando pelo futebol de base, Campeonatos da Terceira e Segunda Divisões, chegando a ser o setorista do América, dos quatro grandes do Rio, Seleção Brasileira. Cobri os Jogos Pan-Americanos do Rio 2007, Eliminatórias, entre outros. Também fui colunista no JS, tinha um Blog no JS. Sou Benemérito do Bonsucesso Futebol Clube. Também sou vetorizador, pesquisador e historiador do futebol brasileiro! E-mail para contato: sergiomellojornalismo@msn.com Facebook: https://www.facebook.com/SergioMello.RJ

3 pensou em “Atlético Clube Izabelense – Santa Izabel do Pará (PA): Vice-campeão Estadual de 1981

  1. Mauro Padilha de Sousa

    Acrescentar, que o Izabelense foi campeão do intermunicipal de Seleções do Pará, edição de 1979 (decidido em 1980), representando o município de Santa Izabel do Pará. Obrigado.

  2. Mauro Padilha de Sousa

    Só registrando aqui que o vice-campeão em 1981 foi o Cube do Remo. O Izabelense ficou na quarta colocação. O Izabelense foi vice apenas do quadrangular final.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *