Associação Atlética Dimensão Saúde – Palmeira dos Índios (AL): Fundado em 1982

A Associação Atlética Dimensão Saúde é uma agremiação da cidade de Maceió (AL). A sua Sede administrativa fica situado na Rua Livramento, nº 245 / Anexo 1 / Sala 4, no Centro de Maceió. Uma curiosidade é que o CT (Centro de Treinamento) do clube fica em outro estado. Para ser mais preciso, exatamente no Município de Canhotinho, em Pernambuco, localizado à 146 Km da cidade de Maceió.

 

História

O clube foi Fundado na segunda-feira, do dia 06 de Setembro de 1982, com o nome de Dimensão Expressinho, pelo treinador Alécio Correia, considerado por todos um dos maiores treinadores da história do clube e da cidade.

Conhecido carinhosamente como “Expressinho“, um time amador da cidade de Canhotinho no estado de Pernambuco. A proposta principal do clube era a formação de um time jovem com garotos entre 14 à 20 anos, focando em uma formação forte e competitiva.

Teve a oportunidade de viajar por todo o Estado de Pernambuco levando um futebol alegre e trazendo na bagagem alguns títulos do futebol amador como o Campeonato do Agreste, Copa da Cidade e outros.

A história do clube sofreu uma mudança radical no início dos anos 2000. A agremiação resolveu se profissionalizar. A distância de 210 km para a capital pernambucana (Recife) era relativamente próxima, porém após disputar as competições nas categorias de base promovidas da Federação Alagoana de Futebol (FAF) e no Sesi/TV GAZETA, por alguns anos, a decisão de montar uma sede administrativa em Maceió (cerca de 146 km) acabou sendo natural.

 

2001: clube muda de nome e estado

Então, no sábado, do dia 10 de Fevereiro de 2001, o clube foi rebatizado como Associação Atlética Dimensão Saúde, nas cores: verde, branco e preto.

Em 2002, o Dimensão mandava os seus jogos na cidade de Anadia, localizado a 94 km da capital alagoana. Em 2004, se transferiu para o Município de Paulo Jacinto, que está a 99 km da capital.

 

CT – Centro de Treinamento

Situado na cidade de Canhotinho-PE CT foi projetado para proporcionar aos atletas e também aos seus visitantes, o melhor conforto, contando com um campo em medidas oficiais, vestiários para o time da casa, comissão de arbitragem e time visitante, uma ampla área, com total visão do campo, para acomodar confortavelmente, profissionais do futebol e investidores.

Atualmente, a Associação Atlética Dimensão Saúde. conta com as seguintes categorias de base: Pré-Mirim (Sub 10); Mirim (Sub 13); Infantil (Sub 15); Juvenil (Sub 17); Juniores (Sub 20) e Profissional (masculino e feminino).

2002: Estreia no futebol profissional

O início aconteceu no ano de 2002, quando a Dimensão Saúde debutou no Campeonato Alagoano da Segunda Divisão, mandando suas partidas em Anadia. O clube chegou na fase semifinal, sendo eliminado pelo CSE (que acabou se sagrando campeão da Segundona). Após o empate sem gols, em casa, acabou sendo goleado por 4 a 1, na partida de volta.

 

2004: Vice-campeão da Segundona

O clube optou por consertar os erros e retornou para disputar a Segundona Alagoana em 2004, já no Município de Paulo Jacinto. Na primeira fase, a Dimensão Saúde terminou na 2ª colocação do Grupo 1, só atrás do poderoso CSA.

Nas semifinais, o clube venceu, em casa, em 24 de julho, o Olhodaguense por 2 a 0. No jogo da volta, o adversário devolveu o placar e a decisão foi para os pênaltis. De forma dramática, a Dimensão Saúde venceu por 4 a 3, avançando para a grande final.

No entanto, diante do Penedense, o time não conseguiu “encaixar o seu jogo” e acabou sendo derrotado nos dois jogos, ambos por 2 a 0. Com o vice-campeonato, a Dimensão Saúde conquistou o inédito acesso para a Elite do Futebol Alagoano.

 

2005: Debuta na Elite, mas acaba rebaixado

Em 2005, participou pela 1ª vez na Primeira Divisão. Porém, a campanha foi aquém e o clube terminou na 9ª e última posição, sendo acabou  rebaixado. Ao todo foram 16 jogos e nove pontos conquistados: duas vitórias, três empates e 11 derrotas; marcando 14 gols, sofrendo 47 tentos, e um saldo negativo de 33.

2017: Após 11 anos retorna a Segundona e, de cara, fatura o inédito título

O impacto pela queda foi tão forte, que o clube se afastou por 11 temporadas, só retornando em 2017. No Campeonato Alagoano da Segunda Divisão, a Dimensão Saúde teve o momento histórico.

Além de ter mudado de cidade, de novo, agora em Palmeira dos Índios (mandando os seus jogos no Estádio Juca Sampaio), o clube goleou o Ipanema por 4 a 1, no Estádio Arnon de Mello, em Santana do Ipanema, assegurou o título e o acesso para a Elite do Futebol de Alagoas em 2018.

O Dimensão fez uma campanha com o aproveitamento de 79%, foram oito jogos, 6 vitórias (4 a 1 no Agrimaq, 4 a 1 no Comercial, 2 a 1 no Penedense, 4 a 0 no Santa Cruz, 2 a 0 no São Domingos e 4 a 1 no Ipanema); um empate (2 a 2 com o Zumbi); e apenas uma derrota (2 a 1 contra o Aliança). Além disso, terminou o certame como o melhor ataque da competição com 23 gols e o artilheiro: Etinho com 11 gols.

FONTES: Rsss Brasil – Wikipédia – Site do Clube – Página do Clube no Facebook – Federação Alagoana de Futebol (FAF) 

Este post foi publicado em 01. Sérgio Mello, Alagoas, Curiosidades, Escudos, História do Futebol em por .

Sobre Sérgio Mello

Sou jornalista, desde 2000, formado pela FACHA. Trabalhei na Rádio Record; Jornal O Fluminense (Niterói-RJ) e Jornal dos Sports (JS), no Rio de Janeiro-RJ. No JS cobri o esporte amador, passando pelo futebol de base, Campeonatos da Terceira e Segunda Divisões, chegando a ser o setorista do América, dos quatro grandes do Rio, Seleção Brasileira. Cobri os Jogos Pan-Americanos do Rio 2007, Eliminatórias, entre outros. Também fui colunista no JS, tinha um Blog no JS. Sou Benemérito do Bonsucesso Futebol Clube. Também sou vetorizador, pesquisador e historiador do futebol brasileiro! E-mail para contato: sergiomellojornalismo@msn.com Facebook: https://www.facebook.com/SergioMello.RJ

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *