Socialista Sport Club (atual: Centro Sportivo Maruinense) – Maruim (SE): Fundado em 1917

Primeiro escudo, cores e uniforme

Por Sérgio Mello

O Socialista Sport Club (atual: Centro Sportivo Maruinense) é uma agremiação do município de Maruim, situado na região da grande Aracaju, no estado de Sergipe. A localidade fica a 30 km da capital sergipana e conta com uma população de 16.338 habitantes, segundo o Censo do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) de 2010.

História

Fundado na terça-feira, do dia 3 abril de 1917, alguns comerciantes, entre eles Sinval Barreto, Carlos Santiago, Durval Maynart, Ignácio Soares e João Lisboa. Seu escudo adotava a cor vermelha, como predominante, e o uso de estrelas, que também eram características dos partidos socialistas, em alta naquele momento, por conta da Revolução Russa

Anos depois, a cor vermelha foi substituída pela cor verde. Na década de 60, o escudo foi alterado pela terceira vez, quando o time passou a adotar a denominação de Centro Sportivo Maruinense (CSM). A mudança de nome teve como objetivo, criar uma identidade com a cidade, adotando o adjetivo gentílico em sua designação.

Disputou algumas edições do Campeonato Sergipano

Os periquitinhos“, apelido carinhoso atribuído ao Socialista, por conta das cores verde e branca, não conquistaram nenhum título. Em 1939, o campeonato sergipano passou a ser disputado com a divisão dos times da capital (formada por Palestra, Sergipe, Vasco, Paulistano, Siqueira Campos e Victoria) e uma divisão com os times do interior (formada por Ipiranga, Socialista, Riachuelo e Laranjeiras).

Nos anos 60, altera o nome e as core

Os campeões de cada divisão disputavam o título do estadual. Maruim tinha dois representantes nesta competição, Socialista e Ipiranga.  O Socialistaem meados dos 60 (1964), acabou substituído pelo nome e cores (alvinegro) do Centro Sportivo Maruinense, nascendo então o Fantasminha Camarada.

Em 1970, disputou o primeiro campeonato com o novo nome, e em 1972, ficou no 6º lugar na competição. Disputava as competições com grande regularidade, sendo que em 1984 ficou sem disputar o estadual.

No ano de 1988 conseguiu sua maior campanha, ficando em 3º lugar no torneio com chances de se sagrar campeão na última rodada do hexagonal final, porém acabou sendo goleado pelo Confiança por 3 a 0 em Aracaju e perdeu a maior chance da sua história de ser campeão.

Nos anos 90 começou o seu declínio, porém em 1994 teve um time em que se destacaram jogadores como Adilso Sergipano, Gilmar, Carlinhos, Cabelo, Esquerdinha, Clodoaldo, Jay, Pedro Aruba, Cureu, Miltinho, Cleibson Ferreira (Hoje treinador) e Ozeias (Destaque do Palmeiras atletico PR nos anos 90) etc. Porém o clube mais uma vez bateu na trave. Em 1994 também estreou na Série C do Brasileirão e por pouco não conseguiu subir para a Série B, ficando em 8º lugar no geral.

Em 1995 disputou a Série C novamente, mas dessa vez sem o mesmo sucesso do outro ano, ficando na modesta 102ª posição. Em 1998 foi rebaixado, mas voltando novamente no ano 2000, porém em 2001 foi novamente rebaixado para o segundo escalão.

Em 2003 conseguiu o seu primeiro título, a A-2 de Sergipe ao vencer o Propriá por 2 x 1 nos pênaltis após 0 x 0 no tempo normal no Batistão. Durou na elite até 2005, quando foi o lanterna do campeonato. Disputou a A-2 em 2006, 2007, 2009 e 2011, mas longe de conseguir o acesso ao primeiro escalão sergipano.

Em 2019 foi o segundo colocado da A-2, mas como só o campeão subiria para primeira divisão nesta edição permaneceu na segunda por mais um ano. Em 2021 após 16 anos fora da primeira divisão o Maruinense volta a disputa-la subindo mais uma vez como campeão da divisão de acesso. Em 2022 foi rebaixado no Campeonato Sergipano após terminar na lanterna com um ponto, em 10 jogos.

FONTES: Gilson de Oliveira – Futebol Interior – Jornal de Maruim

4 pensou em “Socialista Sport Club (atual: Centro Sportivo Maruinense) – Maruim (SE): Fundado em 1917

  1. Sérgio Mello

    José, o seu primeiro uniforme era vermelho e de cor única. Posteriormente, ao mudar para o verde adotou um uniforme listrado.

    Forte abraço.

  2. Diogo Henrique

    Fundado em 1917, começou com o nome de Socialista Sport Club, porém mudou no fim dos anos 60 para Maruinense, tentando mais identidade.

    O Socialista começou disputando campeonatos no início dos estaduais, sempre representando a cidade de Maruim no futebol, mas não conseguindo conquistar títulos de expressão em sua trajetória.

    Com o golpe militar de 1964, os diretores do clube, se apressaram em trocar o nome. Com isso, resolveram então homenagear a cidade.

  3. Antonio Mario Ielo

    Julio e amigos

    A data de fundação do clube remete ao mesmo ano da Revolução Russa, que adotou a cor vermelha em suas bandeiras, seguindo a mesma representação da Revolução Francesa. Largamente utilizada pelos partidos socialistas.

    No escudo tem duas estrelas de cinco pontas, que também é um simbolo utilizado pelos partidos socialistas.

    A cor verde, anteriormente aos atuais partidos ecológicos, eram utilizados pelos fascistas (Os Camisas Verdes).

    Mas, se tratando de escudos de clubes brasileiros, tudo é possivel.
    Vide Tubarão no Mato Grosso, Águia no Pará, Elefante no interior de São Paulo e Tigres do Brasil no Rio.

    Abs.

    Ielo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *