CLUBES DE SERGIPE – SPORT CLUB SOCIALISTA

Na realidade o objetivo deste artigo é corrigir o erro quanto as cores oficiais desta equipe, pois o que circula pela internet é que seriam vermelho e  branco (talvez por associação ao nome da equipe), quando na realidade as cores corretas eram verde e branco. Este fato está fundamentado na pequena nota da “Gazeta de Sergipe” de 20 de agosto de 1967, como segue abaixo:

” Trunfo Maroinense

O grande triunfo dos pupilos de Afrodízio Sena é sem dúvida o preparo físico da equipe do Socialista. Notícias chegadas a nossa reportgem dão conta que nos últimos dias, o adestramento físico da equipe alvi-verde recrusdeceu. basta dizer que os atletaschegaram algumas vezes a correr da Ponte da Pedra Branca a Maroim e vice-versa”.

SPORT CLUB SOCIALISTA

SPORT CLUB SOCIALISTA

Agradecimento ao José Farah pelo redesenho do escudo.

2 pensou em “CLUBES DE SERGIPE – SPORT CLUB SOCIALISTA

  1. Diogo Henrique

    Fundado em 1917, começou com o nome de Socialista Sport Club, porém mudou no fim dos anos 60 para Maruinense, tentando mais identidade.

    O Socialista começou disputando campeonatos no início dos estaduais, sempre representando a cidade de Maruim no futebol, mas não conseguindo conquistar títulos de expressão em sua trajetória.

    Com o golpe militar de 1964, os diretores do clube, se apressaram em trocar o nome. Com isso, resolveram então homenagear a cidade.

  2. Antonio Mario Ielo

    Julio e amigos

    A data de fundação do clube remete ao mesmo ano da Revolução Russa, que adotou a cor vermelha em suas bandeiras, seguindo a mesma representação da Revolução Francesa. Largamente utilizada pelos partidos socialistas.

    No escudo tem duas estrelas de cinco pontas, que também é um simbolo utilizado pelos partidos socialistas.

    A cor verde, anteriormente aos atuais partidos ecológicos, eram utilizados pelos fascistas (Os Camisas Verdes).

    Mas, se tratando de escudos de clubes brasileiros, tudo é possivel.
    Vide Tubarão no Mato Grosso, Águia no Pará, Elefante no interior de São Paulo e Tigres do Brasil no Rio.

    Abs.

    Ielo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *