Michel Platini e seu clube na França!!

O Saint-Étienne foi a única equipe em que Michel Platini conquistou o título de campeão nacional na França. Isso foi na temporada de 1980-81. Mas, para começar, vamos com a campanha na Uefa,onde a equipe fez grande campanha em 1981.

Na Copa da UEFA, a Association Sportive de Saint-Étienne Loire eliminou os três primeiros adversários com bastante facilidade, e sem ter sofrido um único gol. Contudo, a ASSE seria eliminada nas quartas-de-final, com duas derrotas, e sem poder de reação, pelo Ipswich de Paul Mariner, que era treinado pelo técnico Bobby Robson.
A realçar dessa campanha ficam os 5-0 dados no poderoso Hamburgo, de Kaltz, Jacobs e Hrubesch, no Volksparkstadion, perante 37 mil espectadores. A frase «Allez les Verts!» ainda hoje causa pesadelos aos torcedores do Hamburgo.

[img:platini.jpg,full,vazio]
(Platini, com a camisa de 1981-82)

Em 1980-81, na liga francesa, o Saint-Étienne conquistou o seu décimo título de Campeão Nacional, que até hoje ainda é sua última conquista. Michel Platini, com 20 gols em 35 jogos, era a estrela mais cintilante da equipe. Contudo, havia no grupo outras figuras de grande peso:

(1) – o goleiro Castaneda, que substituiu na 4.ª rodada o, até aí titular, Curkovic por este ter estado demasiado irregular nos três jogos que realizou;
(2) – Battiston, um dos destaques da França do Mundial Espanha 82;
(3) Lopez, era suplente da seleção francesa;
(4) – Larios, outro grande meio-campista;
(5) – Rep, o holandês, que preferia que lhe chamassem “Johnny”.

Tratava-se de uma constelação de luxo. Para muitos, o Saint-Étienne dos anos 80 era uma das melhores equipes da Europa, senão do mundo, e Platini era do que melhor havia no universo dos futebolistas.
Seu proveitamento: 38 jogos, 23-11-4, 68-26 em gols, 57 pontos, 1.ª lugar, e 10.º título de Campeã Nacional no seu historial.

2 pensou em “Michel Platini e seu clube na França!!

  1. Galdino Antonio Ferreira da Silva

    Edu sem duvidas Platini foi ums dos maiores craques que meus olhos viram jogar, sempre fui seu fã pelas suas jogadas plásticas, cobranças de faltas, genialidade e um faro de gol,tenho um DVD dele que guardo com muito carinho e não troco por DVD’s dos Fenomenos do futebol marqueteiro de hoje.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *