Inédito!! Ramos Football Club, de Ramos – Rio de Janeiro (RJ): Fundado em 1930

O Ramos Football Club foi uma agremiação da cidade do Rio de Janeiro (RJ). O Alvianil foi Fundado na sexta-feira, do dia 23 de Maio de 1930, como Ramos Athletico Club, por um grupo de rapazes moradores e negociantes da Rua Dr. Noguchi, em Ramos, resolveram por iniciativa do desportista Antonio Pereira Mattos Filho.

A reunião aconteceu na Sede do Centro Beneficente Pedro II (ficava na Rua Dr. Noguchi, nº 104, no Bairro de Ramos), para tratarem da formação do mesmo nessa reunião depois de discutidas várias idéias ficou deliberado nomear uma junta governativa, com  plenos poderes para aquisição de campo, Sede e a elaboração do Estatuto do clube.

Também ficou definido a 1ª Diretoria, constituída da seguinte forma:

Presidente – Jacomo de Souza Lima;

Secretário – Arthur Bernard;

Tesoureiro – Antonio Pereira Mattos Filho;

Comissão para elaborar o Estatuto – Didimo de Aguiar, Leonel Dias Alves de Oliveira e Antonio Pereira Mattos Filho;

Ramos inaugurou a sua Sede e a Praça de Esportes

No início de 1931, a agremiação alterou a sua nomenclatura para Ramos Football Club. Além do futebol, o clube também contava com outras modalidades: Ping-pong (Tênis de Mesa), Ciclismo, Atletismo, entre outros.

Na sexta-feira, do dia 28 de agosto de 1931, foi eleita a 2ª Diretoria, já com o novo nome (Ramos Football Club):

Presidente de Honra – Antonio Pereira Mattos Filho;

Presidente – Manoel da Costa Júnior;

Vice-Presidente – Leonel Dias Alves de Oliveira;

Secretário Geral – Bernardino de Souza;

1º Secretário – José Alves Barbosa;

2º Secretário – Moacyr Freire;

1º Tesoureiro – Domingos Ribeiro;

2º Tesoureiro – Augusto de Oliveira;

1º Procurador – Laurino dos Santos Aguiar;

2º Procurador – Manoel Machado Esteves;

Comissão de Esportes – Jacomo de Souza Lima Sobrinho, Antonio Cabral, Fioravante Conde;

Conselho Fiscal – Manoel de Oliveira Junior, Antonio Ferreira, Antrovino M. Vieira dos Santos, Manoel Fernandes;

Comissão de Sindicância – Candido Machado, Augusto de Aguiar e José Neves.

 

Após erguer a Sede ‘Palacete Esteves’, localizado na Rua Dr. Noguchi, nº 139 – Bairro de Ramos – Zona Norte do Rio, foi inaugurado no sábado, do dia 24 de Outubro de 1931, a sua Praça de Esportes, que ficava do lado da sede, no número 186 a 226. O telefone da secretária do clube era: 9-6426.

Excursões

Em 1932, além dos amistosos e festivais, o Ramos fez algumas excursões. No domingo, do dia 10 de abril, foi até Niterói, a convite do Boaventura Football Club, onde enfrentou o Independência Football Club, de Nilópolis. No domingo, do dia 27 de Novembro, se deslocou até Barra do Piraí.

No início de Novembro de 1932, foi eleita a 3ª Diretoria, composta da seguinte forma:

Presidente – Romeu Dias Pino;

Vice-Presidente – Jacomo de Souza Lima Sobrinho;

Secretário Geral – Bernardino de Souza;

1º Secretário – Nelson Andrade;

2º Secretário – Manuel Machado Esteves Filho;

1º Tesoureiro – Antonio Aguiar;

2º Tesoureiro – João Coutinho;

Diretor de Patrimônio – Didimo Soares de Aguiar;

Diretor de Esportes – Antonio Cabral;

Conselho Fiscal – Antonio Leopoldino Conceição, Lourival Nascimento e Luiz de Almeida Claro;

Comissão de Sindicância – Benedicto Rebello, Tenente Luiz de Faria e Candido Machado;

Diretor de Futebol – Moacyr Freire;

Diretor de Ping-Pong – Joaquim Ferreira da Silva.

 

Ramos se filiou na Liga Metropolitana

Na sexta-feira, do dia 10 de Março de 1933, o clube deu entrada para a filiação na secretaria da Liga Metropolitana de Desportos Terrestres (LMDT), da Liga Futebol Carioca.

Lembrando que em 1933, a LMDT, que organizou os campeonatos de janeiro até 1932, tornou-se uma “Sub-liga” menor amadora da Liga Futebol Carioca. Em 1935, o LMDT estava extinto, e os clubes se juntaram à Federação Metropolitana de Desportos (FMD).

O Ramos Football Club fez uma contração de peso: Alcides de Souza, mais conhecido nos meios esportivos por Medonho. O arqueiro defendeu por várias temporadas o Bonsucesso Futebol Clube.

No domingo, do dia 26 de Março de 1933, foi eleita a 4ª Diretoria, composta da seguinte forma:

Presidente – Romeu Dias Pino (reeleito);

Vice-Presidente – Victorio Caruso;

Secretário Geral – Bernardino de Souza;

1º Secretário – Moacyr Freire;

2º Secretário – Manuel Machado Esteves Filho;

1º Tesoureiro – Joaquim Gomes;

Diretor de Patrimônio – Jacomo de Souza Lima Sobrinho;

Diretor de Esportes – Antonio Cabral;

Conselho Fiscal – Antonio Aguiar, Luiz de Almeida Claro e Benedicto;

Rainha do clube – Maria de Lourdes Esteves.

 

Vice-Campeão de 1935

Foi Vice-campeão do Torneio Início do Sport Menor do Distrito Federal de 1935. As disputas aconteceram no campo do São Cristóvão. O Ramos eliminou o Carbonífero (1ª fase); depois o Portuense (Semifinais) e acabou perdendo na final para o campeão: Sport Club Império.

 

Participou da Torneio Aberto da Liga Carioca de 1936

No mês de agosto de 1936, se filiou na Sub-Liga Carioca de Football. Também participou do Torneio Aberto da Liga Carioca de 1936. Estreou vencendo o Carbonífera Football Club, por 3 a 1, no domingo, do dia 5 de Abril, no campo do Bonsucesso Futebol Clube.

Na 2ª fase, no domingo, no dia 12 de abril, empatou em 0 a 0 com o Sudan A.C., no Estádio das Laranjeiras. Com isso, foi necessário outro jogo, que aconteceu no domingo, no dia 19 de abril, e o Ramos goleou o Sudan A.C. por 5 a 2, no Estádio da Rua Campos Sales (propriedade do América Football Club), no Bairro da Tijuca, na Zona Norte do Rio.

 

Foi goleado pelo América Football Club: 12 x 0  

No domingo, do dia 21 de junho, o seu maior adversário: América Football Club, no Estádio das Laranjeiras. O resultado foi uma derrota acachapante: 12 a 0. Os gols do Mecão foram de Constancio (sete vezes), Orlandinho (três tentos), Lino e Mamede um gol cada.

Com o resultado foi para a repescagem, e acabou sendo eliminado ao ser goleado pelo Carbonífera Football Club, por 5 a 1, no domingo, do dia 12 de julho.

No início de novembro de 1936, o Ramos Football Club inaugurou os Departamentos: Infantil, Publicidade e Feminino.

 

Ramos ingresso na Liga Carioca de Athletismo

Na sexta-feira, do dia 19 de Fevereiro de 1937, entrou com pedido de filiação na Liga Carioca de Athletismo (LCA). O Ramos seguiu realizando amistosos e com resultados positivos. Num espaço de 12 dias, conquistou três importantes triunfos.

No Domingo, do dia 02 de Maio de 1937, foi até a cidade de Porto Novo (MG), e venceu o Commercial Football Club  por 2 a 1. Uma semana depois (Domingo, do dia 09 de Maio de 1937), acabou com a invencibilidade do Sport Club Ideal, em Parada de Lucas, pelo placar de 4 a 2. E na sexta-feira, do dia 14 de Maio de 1937, goleou os Medidores da Edison, por 6 a 2, no Estádio de Teixeira de Castro (propriedade do Bonsucesso Futebol Clube).

 

A partir de 1938, 1939 e 1940, foi encontrado alguns amistosos do Ramos Football Club, mas numa proporção menor se comparado aos anos anteriores. A sua última aparição, aconteceu na Taça Prefeito Henrique Dodsworth (Foi interventor no antigo Distrito Federal (Rio de Janeiro), de 11 de novembro de 1937 a 3 de novembro de 1945.), em 1941.

O Ramos ficou na chave do 11º Distrito (Penha) que contou com 12 equipes: Associação Atlética Braz de Pinna; Capella Football Club; Campista Football Club; Itaoca Football Club; Manguinhos Athletico Club; Mineral Football Club; Pouca Sorte Football Club; Saldanha da Gama Football Club; Sport Club Inhaúma; Sport Club Jovial; Villa Turismo Football Club.

 

Presidentes:

Jacomo de Souza Lima (1930/31);

Manoel da Costa Júnior (1931/32);

Romeu Dias Pino (1932/33 e 1933/34);

Victorio Caruso (1933/34 e 1936/37);

Victorino Carmo (1934/35);

Alberto Ferreira dos Santos (1939);

 

Time base de 1931: Tosquia; Conde (Manoel) e Palhaço {Cap. (Bolão)}; Juvenal (Nico), Lemos e Lotufo I; Alberto (Vera), Santinho (Cruz), Doce (Byra), J. Diogo (Augusto) e Manduca (Lotufo II). Reservas: Jorge, Bibi, Annibal, Feliciano e Alicio.

 

Time base de 1932: Rubens; Bolão e Armando (Martins); Nico, Ivo e Russo (Lotufo I); Santorio, Bibi (Cap.), Manoelzinho (Caetano), Ferreira (L. Silveira) e Niquinho (Alicio). Reservas: Carlinhos, Coelho I, Coelho II e Zeca.

 

Time base de 1933: Medonho (Isca ou Durval); Fernandes e Octavio (Canhoto); Russo (Claudio), Alfinete (David) e Souza; Carlos, Lotufo, Peixinho (Manteiga), Pimenta (Varela) e Pedrinho (Jaguarão). 

 

Time base de 1934: Ramos; Zezinho e Octavio; Tino (Batista), Mello I e Ângelo (Jair); Nelson (Caruso), Ernesto, Memé (Ely), Flly e Mello II. Reservas: Parreiras e Remo.

 

Time base de 1936: Moraes; Zezinho e Octavio; Dino, Manoelzinho e Cascudo; Mino, Ângelo, Jamico, Velha e Miro. 

 

P.S.: Não confundir essa agremiação com o Ramos Football Club (verde e branco), que disputou o Campeonato Carioca da 1ª Divisão, em 1924. Na mesma época (anos 30), existiu outro homônimo: Ramos Club, que ficava localizado na Rua Leopoldina Rego, nº 44, no Bairro de Bonsucesso, na Zona Norte do Rio. 

 

FONTES: A Batalha – A Manhã – A Esquerda – Diário Carioca – Diário da Noite – Diário de Notícias – Jornal do Brasil (JB) – Jornal do Commercio – Jornal dos Sports – O Imparcial – O Jornal – O Radical – Revista Lusitania – Revista Suburbana

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *