Fotos Raras, anos 80: Yamada Clube – Belém (PA)

O Yamada Clube de Belém é uma agremiação da cidade de Belém (PA). A  história começou em 1931, quando desembarcou em Belém um grupo de imigrantes japoneses da família Yamada. Dezenove anos depois, o avô Yoshio, e seu filho, Junichiro fundou as Lojas Y.Yamada, que oferecia ao público de implementos agrícolas em geral, motores marítimos e industriais, máquinas de costura e geradores.

O tempo passou, a empresa cresceu e outras idéias surgiram. Dentre elas criar um clube. Então, na década de 50, nascia o Yamada Clube, conhecido carinhosamente como ‘Agremiação Nipônica‘. A sua Sede fica localizado na Rua Senador Manoel Barata, 400, no Bairro Campina, em Belém. As cores eram vermelho e branco, uma homenagem a bandeira do Japão. Posteriormente, trocou o branco pelo preto, ficando rubro-negro.

Campeão da Segundona de 1959

O primeiro triunfo aconteceu no Campeonato Paraense da Segunda Divisão de 1959. Na goleada por 4 a 1, sobre o União Esportiva, em 17 de Abril de 1960. Em 1960 e 1961, o Yamada disputou a Elite do Futebol do Pará.

Depois o clube se ausentou. Em 1986, o Rubro-Negro Nipônico retornou. Disputou a Segundona. Mesmo sem chegado na final, acabou recebendo um convite para jogar o Campeonato Paraense da 1ª Divisão de 1987.

Campeão da 1ª Divisão de Juniores e 1986

Ainda em 1986, o  Yamada Clube foi Campeão do Campeonato Paraense da 1ª Divisão de Juniores de 1986. Sob a presidência de Hirochi Yamada, o elenco era formado pelos seguintes jogadores: Albino; Zé Maria; Veiga; Bené; Beto; Reginaldo; Chico; Moisés; Carlos; Elias; Byron; Oliveira; Pedrinho; Brito; Nei; Bira; Kleber; Edmilson e Dino. O técnico foi Chiquinho, que em 1959 deu o título da Segundona Paraense.

Clube investe na estrutura, sonhando criar a “Toca da Raposa Paraense”

Em 1987, o Grupo Y. Yamada adquiriu o complexo Três Corações (depois rebatizado por Parque Esportivo Três Corações) com um projeto ousado: transformar o local na Toca da Raposa, na versão paraense (lembrando que na década de 80, o CT do Cruzeiro era a referência nacional).

Estadual de 1987: 7ª colocação recheada de polêmicas com a FPF

No Campeonato Paraense de 1987, alcançou a 7ª colocação. Foram 25 jogos e 19 pontos: sete vitórias, cinco empates e 13 derrotas; marcando 35 gols, sofrendo 36, saldo negativo de um.

A campanha foi boa, mas para a diretoria do Yamada Clube não ficou satisfeita com a Federação Paraense de Futebol (FPF). A razão foram as arbitragens, que para a direção prejudicou o clube em diversos jogos. O clima azedou entre a FPF e o clube, o que acabou acarretando uma decisão radical do Yamada: a saída de forma incondicional do Estadual. De lá prá, nunca mais o clube retornou.

Títulos no Futsal e Handebol

Na década de 80, o Yamada Clube não se limitou a fazer bonito nos gramados paraense. Em outras modalidade também mostrou a força oriental. No Handebol era uma das grandes potências do Estado, chegando a conquistar o Bicampeonato Estadual masculino em 1988 e 1989. No Futebol de Salão (Futsal), também era temido, se sagrando Bicampeão Estadual de Futsal em 1981 e 1983.

FONTES: O Liberal – Diário do Pará

Este post foi publicado em 01. Sérgio Mello, Carências, Curiosidades, Escudos, Fotos Históricas, História do Futebol, Pará em por .

Sobre Sérgio Mello

Sou jornalista, desde 2000, formado pela FACHA. Trabalhei na Rádio Record; Jornal O Fluminense (Niterói-RJ) e Jornal dos Sports (JS), no Rio de Janeiro-RJ. No JS cobri o esporte amador, passando pelo futebol de base, Campeonatos da Terceira e Segunda Divisões, chegando a ser o setorista do América, dos quatro grandes do Rio, Seleção Brasileira. Cobri os Jogos Pan-Americanos do Rio 2007, Eliminatórias, entre outros. Também fui colunista no JS, tinha um Blog no JS. Sou Benemérito do Bonsucesso Futebol Clube. Também sou vetorizador, pesquisador e historiador do futebol brasileiro! E-mail para contato: sergiomellojornalismo@msn.com Facebook: https://www.facebook.com/SergioMello.RJ

2 pensou em “Fotos Raras, anos 80: Yamada Clube – Belém (PA)

  1. Ingrid Matos

    Só um adendo, meu pai fez parte do elenco inclusive está na primeira foto desta página nome dele é Antônio Matos Neto conhecido como zagueiro Toninho. Tenho muitas fotos e recortes de jornal dessa época

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *