O Yamada Clube de Belém é uma agremiação da cidade de Belém (PA). A história começou em 1931, quando desembarcou em Belém um grupo de imigrantes japoneses da família Yamada. Dezenove anos depois, o avô Yoshio, e seu filho, Junichiro fundou as Lojas Y.Yamada, que oferecia ao público de implementos agrícolas em geral, motores marítimos e industriais, máquinas de costura e geradores.
O tempo passou, a empresa cresceu e outras idéias surgiram. Dentre elas criar um clube. Então, na década de 50, nascia o Yamada Clube, conhecido carinhosamente como ‘Agremiação Nipônica‘. A sua Sede fica localizado na Rua Senador Manoel Barata, 400, no Bairro Campina, em Belém. As cores eram vermelho e branco, uma homenagem a bandeira do Japão. Posteriormente, trocou o branco pelo preto, ficando rubro-negro.
Campeão da Segundona de 1959
O primeiro triunfo aconteceu no Campeonato Paraense da Segunda Divisão de 1959. Na goleada por 4 a 1, sobre o União Esportiva, em 17 de Abril de 1960. Em 1960 e 1961, o Yamada disputou a Elite do Futebol do Pará.
Depois o clube se ausentou. Em 1986, o Rubro-Negro Nipônico retornou. Disputou a Segundona. Mesmo sem chegado na final, acabou recebendo um convite para jogar o Campeonato Paraense da 1ª Divisão de 1987.
Campeão da 1ª Divisão de Juniores e 1986
Ainda em 1986, o Yamada Clube foi Campeão do Campeonato Paraense da 1ª Divisão de Juniores de 1986. Sob a presidência de Hirochi Yamada, o elenco era formado pelos seguintes jogadores: Albino; Zé Maria; Veiga; Bené; Beto; Reginaldo; Chico; Moisés; Carlos; Elias; Byron; Oliveira; Pedrinho; Brito; Nei; Bira; Kleber; Edmilson e Dino. O técnico foi Chiquinho, que em 1959 deu o título da Segundona Paraense.
Clube investe na estrutura, sonhando criar a “Toca da Raposa Paraense”
Em 1987, o Grupo Y. Yamada adquiriu o complexo Três Corações (depois rebatizado por Parque Esportivo Três Corações) com um projeto ousado: transformar o local na Toca da Raposa, na versão paraense (lembrando que na década de 80, o CT do Cruzeiro era a referência nacional).
Estadual de 1987: 7ª colocação recheada de polêmicas com a FPF
No Campeonato Paraense de 1987, alcançou a 7ª colocação. Foram 25 jogos e 19 pontos: sete vitórias, cinco empates e 13 derrotas; marcando 35 gols, sofrendo 36, saldo negativo de um.
A campanha foi boa, mas para a diretoria do Yamada Clube não ficou satisfeita com a Federação Paraense de Futebol (FPF). A razão foram as arbitragens, que para a direção prejudicou o clube em diversos jogos. O clima azedou entre a FPF e o clube, o que acabou acarretando uma decisão radical do Yamada: a saída de forma incondicional do Estadual. De lá prá, nunca mais o clube retornou.
Títulos no Futsal e Handebol
Na década de 80, o Yamada Clube não se limitou a fazer bonito nos gramados paraense. Em outras modalidade também mostrou a força oriental. No Handebol era uma das grandes potências do Estado, chegando a conquistar o Bicampeonato Estadual masculino em 1988 e 1989. No Futebol de Salão (Futsal), também era temido, se sagrando Bicampeão Estadual de Futsal em 1981 e 1983.
FONTES: O Liberal – Diário do Pará
Olá Ingrid, bacana!
Nos enviem algumas fotos.
Pode ser?
Abs.
Só um adendo, meu pai fez parte do elenco inclusive está na primeira foto desta página nome dele é Antônio Matos Neto conhecido como zagueiro Toninho. Tenho muitas fotos e recortes de jornal dessa época