Clube Atlético Vila Rica – Belém (PA): Diversas participações na 1ª Divisão do Pará

O Clube Atlético Vila Rica é uma agremiação da cidade de Belém (PA). O “Cachorro Doido” foi Fundado no sábado, do dia 27 de Junho de 1987. A sua Sede fica na Travessa Enéas Pinheiro, nº 250, no Bairro Pedreira, em Belém.

Na esfera profissional, o Vila Rica conquistou dois títulos no Campeonato Paraense da Segunda Divisão: 1995 e 2001 e o vice em 2006. Aliás, em 2007, firmou parceria com a prefeitura de Cametá, e com isso adotou o nome de Vila Rica/Cametá, mandando suas partidas na mesma cidade.

Em 2008, mudou-se para Breves, na Ilha de Marajó, utilizando o nome-fantasia Vila Rica/Marajó, tendo no comando técnico Fran Costa. Em 2009, retornou para Belém e voltou a ter o nome original.

Na Elite do Futebol Paraense, o “Cachorro Doido” estreou em 1996. A campanha foi decepcionante, terminando na 9ª e última colocação, com apenas três pontos em 16 jogos (três empates e 13 derrotas; marcando oito gols e sofrendo 47).

Após campanhas modestas, na Segundona de 2001, o Vila Rica voltou a brilhar. Com a participação de seis equipes, a fórmula de disputa foi simples. Com as agremiações jogando em turno e returno.

No final, o “Cachorro Doido” se sagrou campeão de forma invicta! Ao todo, foram 10 jogos e 24 pontos (quatro a mais do que a vice-campeã Ananindeua): foram sete vitórias e três empates; marcando 22 gols, sofrendo sete, com um saldo de 15.

De volta a Primeira Divisão do Pará em 2002, a esperança era fazer uma boa campanha e conquistar a primeira vitória, já que na sua estreia em 1996 não venceu nenhum jogo.

Porém, o Vila Rica voltou a decepcionar, terminando na última colocação, sem nenhum ponto conquistado: foram nove jogos e o mesmo número de derrotas, marcando 11 gols e sofrendo 28.

Como não teve rebaixamento, o Vila Rica voltou a participar da Primeirona em 2003. Novamente, o clube não conseguiu fugir da lanterna. Porém, conquistou a sua primeira vitória.

O triunfo aconteceu na estreia, no domingo do dia 24 de novembro, quando venceu o São Raimundo, fora de casa, por 3 a 1. Os gols da partida foram assinalados por Peruca para os donos da casa, enquanto Marcelo Lemos marcou os três gols do Vila Rica.

Apesar do bom início, o clube acabou amargando a lanterna: foram nove jogos, com uma vitória, um empate e sete derrotas; marcando nove gols, sofrendo 22 tentos.

Sem rebaixamento, o Vila Rica retornou em 2004, tentando fugir da última colocação. E conseguiu, mas só subiu um degrau, terminando na 13ª e penúltima posição (nove jogos, com duas vitórias, um empate e seis derrotas; assinando 12 e sofrendo 21). Com a volta do descenso, acabou caindo para a Série B.

Em 2005, o Vila Rica terminou a Segundona na 4ª colocação. No ano seguinte (2006), a competição foi acirrada e três clubes terminaram invictas: Tiradentes, Vila Rica e Izabelense. Melhor para os dois primeiros que somaram 14 pontos, enquanto o terceiro ficou com 12.

O retorno a Elite do Futebol Paraense em 2007, o Vila Rica, mais uma vez, voltou a fazer uma campanha pífia. Fechou em 14º e último lugar: nove jogos, com uma vitória, quatro empates e quatro derrotas; marcando sete gols e sofrendo 15.

Sem descenso, em 2008, lá estava o Vila Rica na Primeirona. Porém, dessa vez, o “Cachorro Doido” surpreendeu. Na primeira fase, sem a presença dos grandes, o clube terminou na 1ª colocação, dentre nove clubes: seis vitórias e dois empates; marcando 17 e sofrendo seis. Na fase final, já com a participação dos grandes, o Vila Rica terminou na 6ª colocação. A melhor campanha na sua história até aquele momento.

Em 2009, voltou a fazer boa campanha. Na primeira fase terminou na 2ª colocação (sem a presença dos grandes). Na fase final, já com a participação dos grandes, o Vila Rica voltou a fechar na 6ª posição.

Após duas boas temporadas, o ano de 2010 foi o retorno a realidade. Dentre 14 clubes, terminou na 13ª posição e acabou rebaixado. Após temporadas sem brilho, em 2017, o Vila Rica chegou às Quartas de Final, porém acabou sendo eliminado pelo Izabelense por 3 a 0, no último sábado (18/11/17), no Estádio Edilson Abreu, em Santa Izabel, dando adeus ao sonho de retornar para a Elite do Futebol Paraense.

 

FONTES: Wikipédia – Blog Rodada Paralela – Rsssf Brasil – Súmulas da Federação Paraense de Futebol (PA)

Este post foi publicado em 01. Sérgio Mello, Curiosidades, Escudos, História do Futebol, Pará em por .

Sobre Sérgio Mello

Sou jornalista, desde 2000, formado pela FACHA. Trabalhei na Rádio Record; Jornal O Fluminense (Niterói-RJ) e Jornal dos Sports (JS), no Rio de Janeiro-RJ. No JS cobri o esporte amador, passando pelo futebol de base, Campeonatos da Terceira e Segunda Divisões, chegando a ser o setorista do América, dos quatro grandes do Rio, Seleção Brasileira. Cobri os Jogos Pan-Americanos do Rio 2007, Eliminatórias, entre outros. Também fui colunista no JS, tinha um Blog no JS. Sou Benemérito do Bonsucesso Futebol Clube. Também sou vetorizador, pesquisador e historiador do futebol brasileiro! E-mail para contato: sergiomellojornalismo@msn.com Facebook: https://www.facebook.com/SergioMello.RJ

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *