Clube Atlético Coxim – Coxim (MS): Campeão Estadual de 2006

O Clube Atlético Coxim é uma agremiação do Município de Coxim (MS). Fundado na quinta-feira, do dia 10 de Janeiro de 2002, as cores escolhidas é o azul e vermelho, a mesma da cidade. A sua Sede, o CT e o Estádio estão localizada na Avenida Virgínia Ferreira, nº 1.450 / Fundos, no Centro de Coxim.

A equipe rubro-anil coxinense manda seus jogos no Estádio Municipal André Borges, o ‘Calderão do Borjão’, que tem capacidade para 3.500 pessoas. A maior lotação foi no dia 25 de junho de 2006, quando o Chapadão montou a sua própria arquibancada e o número ampliou para mais de 5 mil pessoas na final do campeonato.

Mascote

O mascote do CAC é o Jaú, e o clube é conhecido também como os Jaús Furiosos. O Jaú, um peixe forte e traiçoeiro, que exige muita paciência. Por ser conhecedor das correntezas locais, o Jaú exige muita paciência do pescador, que muitas vezes tem de trabalhar por mais de uma hora para que a linha não arrebente e o peixe escape levando a isca por água abaixo.

HISTÓRIA

Na realidade, o Clube Atlético Coxim foi criado no ano de 2001, porém no dia 10 de janeiro de 2002 foi oficializada a data de sua fundação. A equipe surgiu de fato quando uma seleção sub-23 disputou em 2001 o Campeonato Estadual da Série B, ficando em 2º lugar, onde a equipe do Águia Negra de Rio Brilhante ficou em 1º lugar.

Acesso a Elite do futebol Sul-Mato-grossense

As duas primeiras colocadas subiram para a Série A e houve a necessidade de se fundar um time com o nome da cidade e que fosse profissionalizado. O Sr. José Carlos, o engenheiro Zanin e outros membros da LEC (liga Esportiva Coxinense) convencidos de que era a hora de investir e aproveitar o bom momento da equipe fundaram oficialmente o Clube Atlético Coxim.

No ano de 2002, a equipe fez boa campanha e chegou na 12° colocação. Em 2003, chegou as quartas de final com cinco vitórias em 10 jogos, acabou parando em 5° lugar e começou a ser um dos mais temidos do estado.

Queda e o retorno a Primeirona

O Coxim permaneceu até 2004 quando fez sete pontos em 18 jogos, parando na penúltima colocação em 9° lugar e sendo rebaixado para a segunda divisão do Campeonato Sul-Mato-Grossense. Numa recuperação, o time voltou a elite outra vez chegando na segunda colocação na Série B, em 2005.

Em 2006, com os belos jogadores Chaveirinho e Tainha, o clube sagrou-se campeão estadual em uma bela campanha de 41 pontos em 22 jogos, com duas goleadas por 9 a 0 sobre o Maracaju e o Pantanal no Calderão do Borjão, e na final levando o título sobre o Chapadão por dois resultados de 0 a 0.

Coxim debutou na Copa do Brasil

Com essa conquista, o clube obteve o direto de disputar a Copa do Brasil de 2007. O time pegou de cara o Atlético Paranaense e em uma partida no estádio Morenão, na cidade de Campo Grande, foi derrotado pelo placar de 5 a 3, sendo eliminado logo na primeira fase da competição.

No estadual do mesmo ano, era o grande favorito da competição, mas a equipe acabou sendo punida pelo TJD de Mato Grosso do Sul, pois escalou um jogador de forma irregular e teve seis pontos a menos na segunda fase, acabando ficando de fora da fase final parando em 5° lugar.

Em 2008, teve uma crise geral pelo ocorrido no interior, e conseguiu apenas cinco pontos em 12 jogos, mas graças a desistência dos times campeões da série B o clube continuou na elite do futebol sul-mato-grossense. Em 2009, a equipe terminou na 12° colocação.

Crise obrigou o clube a se ausentar em 2010

No início de 2010 iria participar do estadual da série A, mas por falta de patrocínio, ficou de fora da competição e cedeu espaço para o Guaicurus. Em 2011, o time estava cotado para participar da Série B do Campeonato Sul-Mato-Grossense, mas recusou outra vez.

O Clube Atlético Coxim só retornou em 2014, onde disputou o Campeonato Sul-Mato-grossense da Segunda Divisão. A competição contou com sete equipes, divididas em dois grupos de três e quatro times. Os dois primeiros avançariam para a fase semifinal. Porém, o Coxim, terminou na 3ª colocação no Grupo A (que contou com quatro agremiações), e acabou de fora.

Em 2015, o clube se ausentou, mas na temporada seguinte (2016) retornou a Segundona. Com apenas quatro clubes, e duas vagas de acesso, e mesmo assim o Coxim não conseguiu. Terminou na 3ª posição. Neste ano (2017), o clube mais uma vez optou em se ausentar, prometendo retornar em 2018.

 

FONTES: Wikipédia – Página do clube no Facebook

Este post foi publicado em 01. Sérgio Mello, Curiosidades, Escudos, História do Futebol, Mato Grosso do Sul em por .

Sobre Sérgio Mello

Sou jornalista, desde 2000, formado pela FACHA. Trabalhei na Rádio Record; Jornal O Fluminense (Niterói-RJ) e Jornal dos Sports (JS), no Rio de Janeiro-RJ. No JS cobri o esporte amador, passando pelo futebol de base, Campeonatos da Terceira e Segunda Divisões, chegando a ser o setorista do América, dos quatro grandes do Rio, Seleção Brasileira. Cobri os Jogos Pan-Americanos do Rio 2007, Eliminatórias, entre outros. Também fui colunista no JS, tinha um Blog no JS. Sou Benemérito do Bonsucesso Futebol Clube. Também sou vetorizador, pesquisador e historiador do futebol brasileiro! E-mail para contato: sergiomellojornalismo@msn.com Facebook: https://www.facebook.com/SergioMello.RJ

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *