Escudos do fim de 70 e início dos anos 80: Trem Desportivo Clube – Macapá (AP)

Modelo da década de 70

Trem Desportivo Clube é uma agremiação esportiva brasileira, sediada na cidade de Macapá, capital do estado do Amapá, destacando-se no futebol. O clube foi fundado em 1 de janeiro de 1947, sendo seus principais fundadores os ferroviários Bellarmino Paraense de Barros, Benedito Malcher, os irmãos Osmar e Arthur Marinho, Walter e José Banhos, além de outros.

Tendo sua sede situada num dos mais importantes bairros de Macapá, o Trem Desportivo Clube jáfoi por duas vezes campeão amapaense. Possui um invejável histórico no velho Copão da Amazônia. Foi pentacampeão de 1985 a 1989.

O diferenciado nome do clube nada mais é do que uma homenagem ao bairro onde foi fundado e a profissão exercida por seus fundadores, todos eles ferroviários. Este, por sua vez , recebeu o nome no início do século XIX. Naquela época, foram encontrados na Avenida Feliciano Coelho de Carvalho vestígios de alguns trilhos de trem, que possivelmente serviram como meio de transporte do material para a construção da cidade.

O Trem já foi por 5 vezes campeão amapaense e possui um ótimo histórico na antiga Torneio da Integração da Amazônia ou Copão da Amazônia, onde o time foi pentacampeão de 1985 a 1990. O Torneio Integração da Amazônia foi uma das antigas competições regionais disputadas no Brasil. Era composto por participantes dos estados do AcreAmapáRondônia e Roraima. O Trem é o clube que mais vezes foi campeão entre todos os Estados com 5 títulos e em segundo lugar o Rio Branco-AC com 3.

No profissionalismo, o Trem passou a enfrentar diversas dificuldades. Afastado de 1994 a 1999, o clube ensaiou a possibilidade do seu retorno ao futebol profissional em 2001, mas preferiu esperar um pouco mais e continuou trabalhando no seu projeto de restauração do clube.

Atualmente, o clube do Trem é o mais bem estruturado do estado do Amapá. Em um acordo com o governo do Estado, restaurou o seu ginásio poliesportivo, que além da quadra para a prática de esportes, possui dormitório para os atletas. A sede campestre também sofreu reformas e está em condições para uso. É nela que os jogadores de futebol do clube treinam, quando estão em atividade. No ano de 2011, a “Locomotiva” pretende inaugurar o seu estádio e assim se tornar o único clube do Amapá com estádio próprio.

No ano de 2007, o Trem conseguiu sagrar-se campeão estadual profissional, depois de mais de 20 anos sem levantar a taça e em 2010 tornou-se bi-campeão do campeonato profissional vencendo os dois turnos sob o comando da presidente Socorro Marinho e do técnico Roberto Foguetinho. Em 2011, a Locomotiva levantou mais um caneco tornando-se tricampeã do futebol profissional amapaense novamente com Socorro Marinho e com o técnico Fran Costa.

Socorro Marinho tem adotado uma política de valorização das categorias de base para que os jogadores formados no Trem sejam aproveitados no profissional, além de priorizar contratações de jogadores que residam no Estado do Amapá.

HINO DO TREM DESPORTIVO CLUBE

O brilhar de cincos estrelas rubro negras altaneiras
Contam glórias do poderoso Trem
Revela a alegria, a paixão incontida
E excita o meu coração
Trem expresso poderoso
Por trilho vigoroso
Construistes tua escolha
Trem bala que atropela adversários
Na quadra ou no gramado é sempre vencedor
Trem dos bailes de salão
O som de uma orquestra anima o folião
Não é somente um time
És um clube vibrante e poderoso
Maior dos maiorias
Trem tu és meu o enredo
Tu és meu o apego
Tu és minha paixão
Quando fechar meus olhos
Direi ao criador
“Com sua licença,
Sou rubro negro amapaense
Com muito amor”.

Link para escutar o Hino: https://www.youtube.com/watch?v=v7O6Xphj1V8

 

  • Copa do Brasil:
  • 1993 (primeira fase: Trem 0 x 5 Remo-PA/ Remo-PA 2 x 0 Trem) – Colocação final: 31º colocado (32 clubes);
  • 2008 (primeira fase: Trem 0 x 0 Paraná/ Paraná 4 x 0 Trem) – Colocação final: 50º clocado (64 clubes);
  • 2011 (primeira fase: Trem 2 x 1 Náutico-PE/ Náutico-PE 6 x 0 Trem) Colocação final: 40º clocado (64 clubes);
  • 2012 (primeira fase: Trem 0 x 5 ABC). Colocação final: 63º colocado (64 clubes);
  • Campeonato Brasileiro Série C:
  • 2004 (primeira fase: Roraima 1 x 1 Trem/ Trem 0 x 0 Roraima – segunda fase: Trem 0 x 1 G. Coariense – AM/ G. Coariense – AM 3 x 2 Trem) – Colocação final: 31º colocado (60 clubes).
  • Campeonato Brasileiro Série D:
  • 2011 (primeira faseTrem 2 x 1 Independente-PA/ Sampaio Corrêa-MA 5 x 0 TremTrem 2 x 0 São Raimundo/ Comercial-PI 1 x 0 TremTrem 1 x 1 Comercial/ São Raimundo-PA 2 x 2 TremTrem 1 x 0 Sampaio Corrêa-MA/ Independente-PA 1 x 0 Trem) – Colocação final: 23º colocado (40 clubes)
  • 2012.

Títulos

Estaduais

Outras Conquistas

Categorias de Base

  • No Sub-20 – campeão (2003, 2005,2006 e 2016) e vice-campeão (2007, 2011 e 2015).
  • No Sub-18 – campeão (2008) e vice-campeão (2009 e 2010).
  • No Sub-15 – campeão (2009).
  • No sub-13 – vice campeão (2011)
  • O Trem Desportivo Clube tem se apresentado nos últimos anos como o clube que tem a categoria de base mais forte do Estado do Amapá. De 2003 a 2011 a Locomotiva, no sub-18 e no sub-20, esteve presente em 8 finais e sagrou-se campeã 4 vezes.

FONTES: Wikipédia – Bola na Rede – Página do Clube no Facebook – Futebol Amapaense.ZipNet – YouTube – Blog Tribuna Amapaense

Este post foi publicado em 01. Sérgio Mello, 21. Felipe Feitosa, Amapá, Curiosidades, Escudos, Fotos Históricas, Hinos de Clubes, História do Futebol em por .

Sobre Sérgio Mello

Sou jornalista, desde 2000, formado pela FACHA. Trabalhei na Rádio Record; Jornal O Fluminense (Niterói-RJ) e Jornal dos Sports (JS), no Rio de Janeiro-RJ. No JS cobri o esporte amador, passando pelo futebol de base, Campeonatos da Terceira e Segunda Divisões, chegando a ser o setorista do América, dos quatro grandes do Rio, Seleção Brasileira. Cobri os Jogos Pan-Americanos do Rio 2007, Eliminatórias, entre outros. Também fui colunista no JS, tinha um Blog no JS. Sou Benemérito do Bonsucesso Futebol Clube. Também sou vetorizador, pesquisador e historiador do futebol brasileiro! E-mail para contato: sergiomellojornalismo@msn.com Facebook: https://www.facebook.com/SergioMello.RJ

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *