Gianini Esporte Clube – Costa Rica (MS): Três participações no Estadual da 1ª Divisão

O Gianini Esporte Clube foi uma agremiação do Município da Costa Rica (MS). O “Tricolor Costariquense(cores: amarelo, vermelho e preto) foi Fundado na quarta-feira, do dia 1º de Janeiro de 1986. A sua Sede ficava localizada na Avenida José Ferreira da Costa, nº 89, no Centro da cidade.

O Município é relativamente novo: fundado em 12 de maio de 1980, fica na Região Leste de Mato Grosso do Sul, a 863 km da capital (Campo Grande-MS). Conta com uma população de 19.335 habitantes segundo o Censo do IGBE/2016.

Na esfera do futebol profissional, o Gianini conquistou o acesso para a Elite do estadual, quando conquistou o Vice-Campeonato no Sul-Mato-Grossense da 2ª Divisão, de 1987. O campeão foi o EASA Futebol Clube.

Em 1988, debutou na Primeira Divisão do Estado. Num total de dez clubes participantes, o Gianini terminou na modesta 8ª colocação: foram 17 jogos, com 14 pontos (naquela época a vitória ainda valiam dois e não três pontos como é atualmente); com cinco vitórias, quatro empates e oito derrotas; marcando seis gols, sofrendo 15, com um saldo negativo de nove.

O Gianini Esporte Clube ainda esteve presente no Campeonato no Sul-Mato-Grossense da 1ª Divisão, em 1989 e 1990.


FOTO: Luiz Yamashita Corrêa Jr., ex-jogador do clube 

FONTES: Wikipédia – Rsssf Brasil

Este post foi publicado em 01. Sérgio Mello, Curiosidades, Escudos, Fotos Históricas, História do Futebol, Mato Grosso do Sul em por .

Sobre Sérgio Mello

Sou jornalista, desde 2000, formado pela FACHA. Trabalhei na Rádio Record; Jornal O Fluminense (Niterói-RJ) e Jornal dos Sports (JS), no Rio de Janeiro-RJ. No JS cobri o esporte amador, passando pelo futebol de base, Campeonatos da Terceira e Segunda Divisões, chegando a ser o setorista do América, dos quatro grandes do Rio, Seleção Brasileira. Cobri os Jogos Pan-Americanos do Rio 2007, Eliminatórias, entre outros. Também fui colunista no JS, tinha um Blog no JS. Sou Benemérito do Bonsucesso Futebol Clube. Também sou vetorizador, pesquisador e historiador do futebol brasileiro! E-mail para contato: sergiomellojornalismo@msn.com Facebook: https://www.facebook.com/SergioMello.RJ

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *