Gradim Futebol Clube – São Gonçalo (RJ): Fundado em 1919

O Gradim Futebol Clube é uma agremiação da cidade de São Gonçalo (RJ). O Rubro-Verde Gonçalense foi Fundado no dia 29 de Junho de 1919. A sua Sede e o campo estão localizados na Rua Visconde de Itaúna, nº 545, no Bairro Gradim, em São Gonçalo.

O clube se filiou à Liga Gonçalense de Desportos (LGD), na quarta-feira, do dia 30 de dezembro de 1931, sendo um dos primeiros clubes a se associar a entidade esportiva local.

Uma das maiores lembranças herdadas pelos torcedores e admiradores do Rubro-Verde Gonçalense é do saudoso prefeito de São Gonçalo, Joaquim de Almeida Lavoura (1913-1975), que foi um dos primeiros presidentes da agremiação. Antes de ingressar no clube, Lavoura era uma das maiores lideranças do bairro Gradim. Sua simplicidade tornou-o um dos mais notáveis políticos e personagens que a cidade já possuiu.

Atualmente, o Gradim Futebol Clube se encontra ausente das competições. Contudo, o seu campo é utilizado em campeonatos amadores, sendo um dos mais usados em todo o município. No seu campo, há ainda um projeto social desenvolvido pelo Canto do Rio Foot-Ball Club de Niterói e pelo Fluminense Football Club.

Inaugurada em julho de 2017, a iniciativa tem como finalidade contribuir para a formação cidadã e esportiva de crianças e jovens da região de São Gonçalo, Niterói e adjacências.

YouTube: “Gradim FC 90 anos de memória” (https://www.youtube.com/watch?v=_qKQz3PrHdw)

FONTES: Liga Gonçalense de Desportos (LGD) – Blog Jornal Daki – O Fluminense – Tafulhar – Youtube “Gradim FC 90 anos de memória” – Página no Facebook “Retratos do Futebol Fluminense”

2 pensou em “Gradim Futebol Clube – São Gonçalo (RJ): Fundado em 1919

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *