O maior acontecimento esportivo do ano de 1914, foi sem dúvida a sensacional partida de futebol, realizada entre os selecionados da Liga Parahybana de Foot Ball e a Liga Pernambucana de Foot Ball. Incalculável a multidão que compareceu a modesta estação da Great Western para receber os pernambucanos.
A tarde,a banda de música, autoridades, convidados e um público de 3.000 pessoas, compareceram ao campo aberto da Estrada dos Macacos, onde se encontram hoje as avenidas Coremas e D. Pedro II,afim de assistirem o primeiro jogo interestadual.
Sob a direção do “referre” Raul Carvalho, os dois Selecionados entraram em campo com a seguinte formação:
Paraíba – Amstein, Arminio e Alfredinho; Bertone 1,Bandeira,Clímaco,Barbosinha, Trajano, Henrique, Barbosa e Arthur.
Pernambuco: – Rocha, Arruda e Tayler; Bebé, Ruy e Telles; Geraldo,Beltrão, Brito, Edir e Velho.
O “toss” favoreceu ao Scratch visitante que escolheu o lado “a favor do vento”. Aos 5 minutos de jogo, Barbosa escapa e dribla dois adversários para em seguida servir a Henrique que em boas condições, inaugura o marcador, sob um verdadeiro delírio da assistência.Com 1×0 no placar, termina o primeiro tempo da grande peleja.
Na segunda fase os pernambucanos deram muito trabalho ao goleiro Amstein que esteve bastante seguro durante todo o desenrolar da partida, evidenciando assim a superioridade do esquadrão paraibano, que mais uma vez voltou a marcar, ainda por intermédio de Henrique, terminando enfim o grande jogo com a contagem de 2×0 para a Paraíba.
A noite, a Liga Paraibana ofereceu uma animada festa à delegação visitante, quando se fizeram ouvir vários oradores.Por falar em seleção, vamos reviver também uma vitória do Internacional de Cabedelo, no dia 22 de setembro de 1914, contra um combinado alemão, pelo marcador, de 2×1.
A equipe praiera, aproveitava sempre a presença de tripulantes dos barcos nacionais e estrangeiros para movimentar o futebol na simpática cidade portuária . O jogo com os marujos germanos, foi em regosijo pela posse do desportista Joaquim Cavalcante de Albuquerque na presidência do clube.
Os tentos da equipe de Menininho foram marcados por Lôpo e o quadro local jogou com a seguinte constituição:
Manoel Alfred, e Pedroza; Telles 1, Telles II e Narciso; Vloriano, Aderbal, Lôpo, Oscar e Ulisses.
Fonte:A História do Futebol na Paraíba
Edu.
Além de ler o artigo, aproveitei e incluí no artigo AMISTOSOS INTERNACIONAIS – FORMATAÇÃO FINAL – TRABALHO EM GRUPO, amistoso realizado em 22/09/1914 – Internacional de Cabedelo(PB) 2-1 Combinado Alemão.