Alguns dados sobre o Campeonato Piauiense de 1943: O ‘Tricolor’ Botafogo foi o Campeão

Apesar das poucas informações, conseguimos pinçar pontos do Campeonato Piauiense da 1ª Divisão de 1943.

 Confecção da tabela e equipes participantes

Em virtude do afastamento do Esporte Clube Flamengo, do Campeonato Piauiense da 1ª Divisão de 1943, e de acordo com as disposições regulamentares, o presidente da Federação Piauiense de Futebol (localizado na Rua Lisandro Nogueira, nº 1.059, no Centro de Teresina), Raimundo Ney Baumann alterou a tabela.

Com o comparecimento dos representantes do Botafogo Esporte Clube, Artístico Foot-Ball Club, Terríveis Esporte Clube, Automóvel Esporte Clube, secundados pelos representantes dos Departamentos Administrativo, Finanças e Técnico, reuniu-se na segunda-feira, às 19 foras, do dia 14 de Junho de 1943, na Sede social da Federação Piauiense de Futebol (FPF), situado na Rua Lisandro Nogueira, no Centro (Norte), em Teresina/PI, sob a presidência do Sr. Raimundo Ney Baumann.

Na ocasião foram resolvidos nessa sessão os seguintes assuntos:

O cancelamento, a pedido, por parte do Esporte Clube Flamengo, de sua inscrição para o Campeonato Piauiense de 1943;

Organização da nova tabela para continuação do Campeonato Estadual de 1943;

Solicitação aos clubes filiados, para a entrega, até sábado (19/06/43), de uma relação em duas vias dos nomes dos jogadores que compõem os seus quadros, com a declaração dos que estão quites com o serviço militar;

O cancelamento da pena de suspensão por dois jogos aplicada ao player do Automóvel, denominado – Assunção;

Conversão, em multa média de Cr$ 25,00, da suspensão por três jogos imposta ao jogador do Automóvel que atende pela alcunha de Zé de Urso;

Designação, de acordo com a tabela em vigor, para o encontro no próximo domingo (20/06/43), entre Artístico versus Terríveis, no Campo da Fiação, à hora de costume (16 horas), em prosseguimento do Campeonato Piauiense de 1943 (denominado de Campeonato Teresinense de Futebol);

Finalmente, da escolha amigável do juiz Baiano, por parte dos clubes que vão preliar no próximo domingo (20/06/43).

Nada mais a tratar, o Sr. presidente encerrou a sessão, marcando outra para a próxima terça-feira (22/06/43), às 19 horas, agradecendo, em seguida, o comparecimento de todos.

Pelo exposto, constata-se que a vontade firme e dedicação esmerada do Sr. Raimundo Ney Baumann quando dirige qualquer assunto de interesse coletivo, tudo marcha em perfeita ordem, tendo como efeito o progresso acentuado.

A tabela do Campeonato Piauiense da 1ª Divisão de 1943, ficou definida com os seguintes jogos:

PRIMEIRO TURNO

1ª Rodada

16 de maio Artístico FC X

Automóvel EC

23 de maio Botafogo EC X

Terríveis EC

2ª Rodada

06 de junho

Automóvel EC X Botafogo EC
20 de junho Artístico FC 2 X 4 Terríveis EC

Arbitro: Vicente Rego

3ª Rodada

27 de junho Terríveis EC X

Automóvel EC

04 de julho Botafogo EC X

Artístico FC

SEGUNDO TURNO

1ª Rodada

1º de agosto

Automóvel EC X Artístico FC
08 de agosto Terríveis EC X

Botafogo EC

2ª Rodada

15 de agosto

Botafogo EC X Automóvel EC
22 de agosto Terríveis EC X

Artístico FC

3ª Rodada

29 de agosto Artístico FC X

Botafogo EC

05 de setembro Automóvel EC X

Terríveis EC

Poucos torcedores nos jogos rendeu críticas do jornal  

No decorrer da competição, o jornal Gazeta (PI) lamentou o desinteresse do público nos jogos: “É lamentável que o 1º esporte do nosso Brasil, que nas outras capitais arrebata grande e avultado número de assistentes (torcedores) com um verdadeiro entusiasmo, se veja na nossa capital (Teresina) assistido por tão reduzida quantidade de espectadores, quando é um espetáculo  que empolga e que fascina. Acreditamos que os futuros embates tenham a assistência que merece, e que a nossa população saiba corresponder aos esforços da direção da Federação Piauiense de Futebol.

Um resultado

O quarto jogo do 1º Turno, aconteceu, às 16h10min., no Campo da Fiação, com arbitragem de Vicente Rego, o Terríveis venceu o Artístico por 4 a 2, numa partida de baixa qualidade técnica. No jogos dos Segundos Quadros, o Terríveis também venceu: 6 a 3.

O Tricolor (Botafogo Esporte Clube) foi Campeão Invicto

No final, o Botafogo se sagrou campeão de forma invicta de 1943.

FONTE: Gazeta (PI

Este post foi publicado em 01. Sérgio Mello, Curiosidades, História do Futebol, Piauí em por .

Sobre Sérgio Mello

Sou jornalista, desde 2000, formado pela FACHA. Trabalhei na Rádio Record; Jornal O Fluminense (Niterói-RJ) e Jornal dos Sports (JS), no Rio de Janeiro-RJ. No JS cobri o esporte amador, passando pelo futebol de base, Campeonatos da Terceira e Segunda Divisões, chegando a ser o setorista do América, dos quatro grandes do Rio, Seleção Brasileira. Cobri os Jogos Pan-Americanos do Rio 2007, Eliminatórias, entre outros. Também fui colunista no JS, tinha um Blog no JS. Sou Benemérito do Bonsucesso Futebol Clube. Também sou vetorizador, pesquisador e historiador do futebol brasileiro! E-mail para contato: sergiomellojornalismo@msn.com Facebook: https://www.facebook.com/SergioMello.RJ

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *