Itapajé Futebol Clube – Itapajé (CE): Quatro participações na Elite do Futebol Cearense

O Itapajé Futebol Clube é uma agremiação da cidade de Itapajé, que conta com uma população de 51.538 habitantes (segundo o Censo do IBGE/2010), e fica a 125 km da capital do Ceará. O “Galo da Serra” foi Fundado na quinta-feira, do dia 1º de Janeiro de 1998. A sua Sede está localizada na Rua Pedro Pereira de Sousa, nº 550, no Açude, em Itapajé.

O Itapajé estreou na esfera profissional, onde jogou no Campeonato Cearense da Segunda Divisão, entre 1998 a 2000, quando sagrou-se campeão. Estreou na Elite do Futebol Cearense em 2001, terminando na 3ª posição.

Esteve presente na Primeira Divisão também em 2002 (8º lugar); em 2003 (10º e último lugar). Desta forma, retornou para a Segundona em 2004, quando ficou na 4ª colocação no seu grupo. Em 2005 terminou em 7º lugar.

Em  2006, o Itapajé fez ótima campanha terminando com vice-campeonato da Segundona Cearense. De volta a Primeira Divisão, o Itapajé decepcionou e terminou a competição na lanterna com apenas uma vitória em 18 jogos.

Em 2008, de volta a Segunda Divisão, a campanha foi uma mescla de más atuações dentro e fora de campo. O clube acabou perdendo 12 pontos por escalar jogadores sem documentação regular. O resultado acabou sendo o rebaixamento para a Série C do Estado.

O clube ficou no Campeonato Cearense da 3ª Divisão, em 2009, 2010 e 2011, com campanhas ruins. Com isso, a diretoria resolveu “dar um tempo” e se licenciou só retornando em 2014.

Revigorado, o Itapajé fez uma bela campanha conquistando o vice-campeonato da Terceira Divisão. Em 2015, no Campeonato Cearense da Segunda Divisão, o clube terminou na 4ª colocação, mas por falta da documentação do Profut, acaba herdando a vaga do Tiradentes, a vaga deveria ser destinada ao terceiro colocado, Maracanã, mas acabou recusando a vaga. No entanto, o Guarany reverteu a decisão, o que fez com o Itapajé participasse da Segundona. No Campeonato Cearense da Segunda Divisão, de 2016, o “Galo da Serra” fez boa campanha, em 3º lugar, mas não o suficiente para o acesso.

 

FONTES: Rsssf Brasil – Wikipédia – Página do Clube no Facebook – Federação Cearense de Futebol (FCF)

Este post foi publicado em 01. Sérgio Mello, Ceará, Curiosidades, Escudos, História do Futebol em por .

Sobre Sérgio Mello

Sou jornalista, desde 2000, formado pela FACHA. Trabalhei na Rádio Record; Jornal O Fluminense (Niterói-RJ) e Jornal dos Sports (JS), no Rio de Janeiro-RJ. No JS cobri o esporte amador, passando pelo futebol de base, Campeonatos da Terceira e Segunda Divisões, chegando a ser o setorista do América, dos quatro grandes do Rio, Seleção Brasileira. Cobri os Jogos Pan-Americanos do Rio 2007, Eliminatórias, entre outros. Também fui colunista no JS, tinha um Blog no JS. Sou Benemérito do Bonsucesso Futebol Clube. Também sou vetorizador, pesquisador e historiador do futebol brasileiro! E-mail para contato: sergiomellojornalismo@msn.com Facebook: https://www.facebook.com/SergioMello.RJ

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *