Pacajus Esporte Clube – Pacajus (CE): Debutante no Estadual da 3ª Divisão do Ceará de 2017

O Pacajus Esporte Clube é uma nova agremiação do Município de Pacajus (CE). Localizado a 51,1 km da capital Fortaleza, a “Terra do Caju” conta com uma população de 70.911 habitantes, segundo o Censo do IBGE/2017.

Curiosidade

O topônimo Pacajus tem origem na tribos Tapuia dos Jaracu, ou Paiacu, que habitavam a região. Sua denominação original era Guarani, depois Missão dos Paiacu, Monte-Mor, Monte-Mor-o-velho, Guarani e, desde 1943, Pacajus.

Fundação

A ‘Águia do Vale do Caju’ foi Fundada no sábado, do dia 17 de Junho de 2017. A sua Sede está situada na Rua Dedeca Lopes, nº 650, no Bairro do Bangue, em Pacajus.  As cores escolhidas correspondem a bandeira da cidade: verde, amarelo e grená. Logo após fundada, a equipe Pacajuense se filiou à Federação Cearense de Futebol (FCF).

 

Debutante na Terceirona Cearense

Sem perder tempo, o Pacajus se inscreveu e teve a confirmação , na sexta-feira do dia 21 de julho, para disputar o Campeonato Cearense da Terceira Divisão deste ano. Enquanto o Estádio João Ronaldo Matias passa por obras de melhorias, a ‘Águia do Vale do Caju’ está mandando os seus jogos no Estádio Horácio Domingos de Sousa, o ‘Domingão, na cidade vizinha de Horizonte, que fica a 12,9 km (cerca de 24 minutos de viagem) de Pacajus.

Apresentação do Elenco

Aconteceu na tarde de terça feira, do dia 1º de agosto, no gramado do Estádio João Ronaldo, a apresentação oficial dos atletas que defenderão o Pacajus Esporte Clube no Campeonato Cearense da Serie C de 2017. No elenco, 24 jogadores, atletas de Pacajus mesclados com nomes experientes do futebol nordestino. Como o atacante Moré, ex-Ceará, Paulo Vitor ex-CRB de Alagoas, Vaninho, ex-América de Natal, Airton Junior, ex-Ferroviário, Tel, ex -Maranguape e André Cassaco, ex Mirasol-SP.

Ao todo, são oito jogadores de renome no futebol, além dos excelentes atletas pacajueneses, que farão a representação da “Terra do Caju”, no futebol estadual. A equipe será comandada pelo Técnico André Pascoal e terá a direção de futebol a cargo do Vereador Reginaldo Firmino. Os atletas foram apresentados oficialmente, uns aos outros, a imprensa da região e também para a comissão técnica e diretoria da Águia do Vale do Caju.

 Primeiro amistoso: Fortaleza Esporte Clube

Na manhã de sábado, do dia 05 de agosto de 2017, no Estádio Alcides Santos-Pic, o Pacajus Esporte Clube fez o seu 1º jogo amistoso, preparatório para a disputa da Terceirona Cearense. O adversário de peso: Fortaleza Esporte Clube, que venceu por 3 a 1.

Estreia avassaladora

O torcedor pacajuense mais otimista não imaginava que o 1º jogo seria marcante. Na noite da quarta-feira, do último dia 04 de outubro, o Pacajus recebeu a visita do Itapajé Futebol Clube, e sem cerimônia, goleou pelo placar de 6 a 1, no Estádio Domingão, estreando com o ‘pé direito‘ na Terceirona Cearense. Destaque para o atacante Niel, autor de três gols.

PACAJUS E.C. 6 X 1 ITAPAJÉ F.C.
LOCAL Estádio Horácio Domingos de Sousa, o ‘Domingão, na cidade vizinha de Horizonte (CE)
CARÁTER Campeonato Cearense da 3ª Divisão de 2017
DATA Quarta-feira, do dia 04 de outubro de 2017
HORÁRIO 19 horas
RENDA R$ 4.735,00
PÚBLICO 571 Pagantes
ÁRBITRO José Paulo Ferreira da Silva Júnior (FCF)
ASSISTENTES Alden Christian Pinheiro de Barros (FCF) e Douglas Lopes Sousa (FCF)
4º ÁRBITRO Plínio Honório Barbosa (FCF)
CARTÕES AMARELOS Moisés Lucas (Pacajus); Jair (Itapajé)
PACAJUS Theo; Felipe, Moisés Lucas, Thiago e Gutierre; Mateus (Luiz Eduardo), Luandeson, João Paulo e Paulo Victor (Lucivanildo); André Luiz (Moré) e Niel. Técnico: André Pascoal
ITAPAJÉ Marcos; Rogério (Breno), Douglas, Reinaldo e Carlos (João); Ewerton, Jair (Franco), Igor e Narciso; Nilsinho e Danniel.  Técnico: Filinto Teixeira
GOLS Niel aos 44 minutos (Pacajus), no 1º Tempo. Paulo Victor, de pênalti, a um minuto (Pacajus); Lucas aos quatro minutos (Pacajus); Igor, contra, aos 26 minutos (Pacajus); Niel aos 32 minutos (Pacajus); Nilsinho aos 33 minutos (Itapajé); Niel aos 37 minutos (Pacajus), no 2º Tempo.

Pacajus é líder no seu Grupo

Depois da estreia, o Pacajus empatou, fora de casa, diante do Nova Russas, no dia 18 de outubro, em 0 a 0, no Estádio Mourazão. No sábado, do dia 21 de outubro, o Pacajus venceu o Caucaia pelo placar de 3 a 2, no Estádio Domingão.

No momento, o Pacajus é líder do Grupo A1, com sete pontos (três jogos). O Associação Nova Russas E.C. é vice-líder com cinco (quatro jogos); Itapajé F.C. é o 3º colocado com quatro (quatro jogos); e o Caucaia E.C. é o lanterna com três pontos (três jogos). O Grupo A2 é composto dos seguintes clubes: Associação Esportiva Campo Grande Futebol Clube; Barbalha Futebol Clube; Centro Esportivo União; Crato Esporte Clube.

 

FONTES: Google Maps – Youtube – Prefeitura de Pacajus – Página do Pacajus Esporte Clube, no Facebook – Federação Cearense de Futebol (FCF) 

Este post foi publicado em 01. Sérgio Mello, Ceará, Curiosidades, Escudos, História do Futebol em por .

Sobre Sérgio Mello

Sou jornalista, desde 2000, formado pela FACHA. Trabalhei na Rádio Record; Jornal O Fluminense (Niterói-RJ) e Jornal dos Sports (JS), no Rio de Janeiro-RJ. No JS cobri o esporte amador, passando pelo futebol de base, Campeonatos da Terceira e Segunda Divisões, chegando a ser o setorista do América, dos quatro grandes do Rio, Seleção Brasileira. Cobri os Jogos Pan-Americanos do Rio 2007, Eliminatórias, entre outros. Também fui colunista no JS, tinha um Blog no JS. Sou Benemérito do Bonsucesso Futebol Clube. Também sou vetorizador, pesquisador e historiador do futebol brasileiro! E-mail para contato: sergiomellojornalismo@msn.com Facebook: https://www.facebook.com/SergioMello.RJ

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *