Fotos Raras, entre 1938 a 1958: Palmeiras Futebol Clube – São João da Boa Vista (SP)

O Palmeiras Futebol Clube é uma agremiação da cidade São João da Boa Vista (SP). A sua Sede Social está localizada na Avenida Dona Gertrudes, nº 221, no Centro. Já o seu Estádio Getúlio Vargas Filho, fica na Rua João Matos Tavares, nº 528, no Bairro São Benedito.

HISTÓRIA

Além dos tradicionais clubes que se apresentavam em torneios e campeonatos futebolísticos de São João da Boa Vista, no início dos anos 1920, quem mais se destacava era a Sociedade Esportiva Sanjoanense, por ter herdado quase todo o elenco vencedor da Associação Atlética São João e possuir um local para mandar seus jogos.

Porém, os praticantes do esporte que residiam nas imediações do Largo das Palmeiras – atual Praça Cel. José Pires de Aguiar – sentindo uma certa marginalização e não visualizando oportunidade para ingressar no “quadro” da Esportiva, reuniram-se para oficializar a fundação de um novo clube na cidade.

Famílias abastadas moravam nas imediações do bairro, como os Cabrais, Batista, Nicolau, Molinari, Cecílio, Conrado, Rosa, Maríngolo, Anfe, Abdal, Martarello, Cassiano, Garcia, Giovanetti, Pomeranzi, Turato, Backstron, Zucarelo, Mendes, Arrigucci, Carbonara, Mourão, Ferrari, Brás, Torres, Greco, Sibim, Jacob e Fanelli, somente para citar algumas mais conhecidas.

 

Foto de 1938

FUNDAÇÃO
No sábado, do dia 12 de janeiro de 1924
, na residência do capitão Manoel João Batista, situada no Largo das Palmeiras, reuniram-se os desportistas Santos Lanzac Toha, José Ferreira Abdal, Gustavo Backstrom, Antonio Batista, Romano Turato, Manoel Garcia, João Cecílio, Atílio Rubbo, Guilherme Stêfane, Francisco Neves, João Christiano Luhmann, Manoel dos Santos Cecílio, Napoleão Conrado, Nero Pomeranzi e Antonio Martins, com o principal objetivo de tratar da fundação de uma sociedade esportiva e recreativa.

A escolha do nome foi uma homenagem à Associação Atlética das Palmeiras, da capital paulista, na qual se inspirou nas cores (alvinegra) do escudo e do uniforme.

Nascia ali o Palmeiras Futebol Clube, que, conforme o estabelecido na reunião, cultivaria a preferência pelo futebol amador, além da participação de festas esportivas e proporcionar a seus futuros associados divertimentos recreativos em sua sede social, logo que esta fosse organizada.


INAUGURAÇÃO DO ESTÁDIO

Foi então adquirido um terreno na Vila Manoel Cecílio, imediações da linha férrea e do Rio Jaguari, para a construção do campo de futebol. Ali, nas décadas de 30 e 40, o Palmeiras foi realizando suas partidas de futebol que, aos domingos, era ponto de encontro obrigatório dos aficionados do alvinegro.

Com o fortalecimento e consolidação do Palmeiras no cenário futebolístico sanjoanense, jogadores dos mais categorizados da cidade e região se interessaram em defender o clube, que passou a montar times inesquecíveis, especialmente a partir da década de 50.

O Estádio Getúlio Vargas Filho foi inaugurado no domingo, do dia 6 de Março de 1955, num jogo amistoso comemorativo contra o Guarani Campinas. O Bugre goleou pelo placar de 5 a 1. Onze anos depois, no sábado do dia 07 de janeiro de 1961, foi a vez de inaugurar os refletores do estádio. Novamente, o convidado foi o Guarani Campinas, que bateu o Palmeiras por 2 a 0.

Cartaz Comemorativo de 1950

EDIÇÕES NOS ESTADUAIS: 30 VEZES, PRESENTE!

O Palmeiras Futebol Clube esteve presente em, nada mais e nada menos, do que 30 edições na esfera do futebol profissional. No Campeonato Paulista da Segunda Divisão (atual A2), foram 18 edições: 1967 – 1971 – 1973 – 1975 – 1976 – 1980 – 1981 – 1982 – 1983 – 1984 – 1985 – 1986 – 1987 – 1988 – 1989 – 1991 – 1992 e 1993.

No Campeonato Paulista da Terceira Divisão (atual A3), participou de nove: 1956 – 1962 – 1963 – 1964 – 1965 – 1966 – 1977 – 1978 e 1979. No Campeonato Paulista da Quarta Divisão (atual Série B), foram duas edições: 1994 e 1995. Por fim, no extinto Campeonato Paulista da Quinta Divisão foi uma participação: 1998.

Foto de 1950/52

CAMPEÃO DA TERCEIRONA PAULISTA DE 1979

Ao longo dessa jornada, o único título aconteceu há 38 anos, quando o Palmeiras Futebol Clube se sagrou Campeão do Campeonato Paulista da Terceira Divisão (atual A3), de 1979. A competição contou com a participação de 20 clubes.

Foto de 1953

1998: CLUBE SE AFASTA DO FUTEBOL PROFISSONAL

Desde 1998 que o clube está licenciado do futebol profissional. Realiza apenas torneios internos amadores. Atualmente dedica-se a outras atividades esportivas, com destaque para o basquete e dá ênfase a acontecimentos sociais em sua glamorosa sede. 

Foto de 1958

FONTES: Rsssf Brasil – Wikipédia – Site do Clube – Blog Relíquias do Futebol – Antonio Carlos N. Oliveira

Este post foi publicado em 01. Sérgio Mello, Curiosidades, Escudos, Fotos Históricas, História do Futebol, São Paulo em por .

Sobre Sérgio Mello

Sou jornalista, desde 2000, formado pela FACHA. Trabalhei na Rádio Record; Jornal O Fluminense (Niterói-RJ) e Jornal dos Sports (JS), no Rio de Janeiro-RJ. No JS cobri o esporte amador, passando pelo futebol de base, Campeonatos da Terceira e Segunda Divisões, chegando a ser o setorista do América, dos quatro grandes do Rio, Seleção Brasileira. Cobri os Jogos Pan-Americanos do Rio 2007, Eliminatórias, entre outros. Também fui colunista no JS, tinha um Blog no JS. Sou Benemérito do Bonsucesso Futebol Clube. Também sou vetorizador, pesquisador e historiador do futebol brasileiro! E-mail para contato: sergiomellojornalismo@msn.com Facebook: https://www.facebook.com/SergioMello.RJ

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *