Foto Rara, de 1944: Associação Atlética Barra Bonita – Barra Bonita (SP): Campeão da Terceirona Paulista de 1982

A Associação Atlética Barra Bonita é um clube social, recreativo e esportivo, e foi uma agremiação de futebol profissional da cidade de Barra Bonita, interior do estado de São Paulo. A sua Sede fica localizado na Rua Cláudio Lopes, nº 15, no Bairro de Jardim Campos Salles, em Barra Bonita.

A AABB foi Fundado no sábado, do dia 21 de Abril de 1923. O primeiro passo feito pela diretoria foi priorizar a construção de um campo de futebol. Foi então que o seu 1º presidente Orozimbo Loureiro Júnior, o Dr. Surumba, foi até seu pai, solicitou a cessão de uma várzea existente na Fazenda Santa Eliza, de propriedade do mesmo, e foi prontamente atendido.

O local era uma dádiva da natureza, recanto pitoresco cercado de um lado pelo rio Tietê, de outro lado por um alto morro coberto por espessa mata, mata essa que predominava também nos outros dois lados do local. Não ficava longe, e poderia servir de atrativo para aqueles que desejassem um passeio pela margem do rio Tietê.

O terreno cedido teria de ser aterrado, nivelado, pois existiam grandes valas abertas para extração da argila para as olarias. Enquanto as obras eram realizadas, a AABB passou a dedicar-se a natação, remo e atletismo, sendo que o remo ao lado da natação, eram atração máxima, a “coqueluche” da época, pois com a compra dos mais variados tipos de barcos, aqui aportavam centenas de esportistas de toda região, não só para a prática do remo bem como a natação, a qual era praticada em pleno rio Tietê. O movimento era cada vez maior, e a diretoria, entusiasmada, ia incentivando e dinamizando esses esportes.

 

Estádio da Santa Eliza inaugurado em 1921

Quando o campo ficou pronto, já em 1924, a diretoria da AABB resolveu inaugurá-lo, com grande festa, exatamente no dia de seu 1º aniversário: 21 de abril. O Estádio da Santa Eliza tinha um excelente gramado, um dos melhores da região.

Foram convidadas à estréia do campo as equipes do XV de Novembro de Jaú e a Associação Atlética Sãomanuelense de São Manuel. Duas equipes das mais famosas da época, A vitória pertenceu ao XV de Jaú por 2 a 0, gols marcados por Renato Góis e Laerte.

O XV de Jaú, já famoso em toda região, venceu a partida jogando com: Chafic Buchala, Pileta e Busnardo I; Maurício, Tiri e Busnardo II; João Gostoso, Domicio, Renato Góis, Rogério e Laerte. Uma senhora equipe de futebol, com alguns de seus jogadores chegando a jogar em equipes de renome do futebol brasileiro, como João Gostoso que jogou pelo Santos Futebol Clube e Laerte ao Laf de Minas Gerais. Renato Góis, um excelente jogador, infelizmente teve sua carreira truncada, falecendo vítima da gripe espanhola.

A equipe da A. A. São manuelense também era integrada de famosos jogadores, como Rabelo que jogou pelo Palestra Itália, hoje Palmeiras, Tozoni, Toni e Bertoni que defenderam o Corinthians, e sua formação, nesse histórico jogo, foi a seguinte: Rabelo, Gumercindo e Ricieri; Albertino, Prego e Paraíso; Zé Macaco, Mão Seca, Tozoni, Toni e Bertoni. Sem duvida, duas forças do futebol daquela época, e que proporcionaram um grande espetáculo ao numeroso público que lotou o campo da Chácara Santa Eliza.

 

Campeão da Terceirona Paulista de 1982

O Alvinegro participou de oito edições do Campeonato Paulista de Futebol, mas os seus jogos no Estádio Vicente Zenaro Manin, o ‘Vicentão’, com Capacidade para 2.500 pessoas.

Clube social de valorizado patrimônio, é a equipe mais tradicional da cidade. Subiu quase todos os degraus do Campeonato Paulista de Futebol, mas está afastada do profissionalismo desde 1985, quando desativou seu departamento de futebol.

A sua trajetória começou no Campeonato Paulista da Quarta Divisão (atual Série B), onde participou de três edições: 1977, 1978 e 1979. No Paulista da Terceira Divisão (atual A3), foram outras três participações: 1980, 1981 e 1982, quando se sagrou Campeão!o fim, foram duas edições no Campeonato Paulista da Segunda Divisão (atual A2): 1983 e 1984.

 

Palmeiras versus Barra Bonita

Em outubro de 1944, a Sociedade Esportiva Palmeiras e Associação Atlética Barra Bonita se enfrentaram no Estádio Natale Petri, em Barra Bonita. Foi um dia marcante, pois embora fosse o quadro de aspirantes do “Palestra”, trouxe o goleiro Oberdã Cattani, um dos maiores ídolos do alviverde em todos os tempos.

Neste mesmo dia, chegava de trenzinho, junto com a delegação palmeirense, o Bispo da Diocese, que vinha ministrar o Crisma. Banda de Música e uma grande multidão recepcionava os visitantes na estação. A caravana subiu pela rua Campos Salles, rumo à Igreja Matriz de São José.

Como a delegação do Palmeiras ficaria no Hotel Terway, que ficava onde hoje está o Banespa, o povo ficou por aí, admirando os craques e, em especial, Oberdã. Foi preciso, então, o pároco Cônego Chiquinho pedir para que Oberdã seguisse com o bispo até a Igreja para que o povo os acompanhassem. Oberdã é padrinho de muitos barra-bonitenses.

O jogo terminou com a vitória do Palmeiras por 3 a 1. Na foto, acima, vemos o time da AABB que enfrentou o Palmeiras e que foi campeão regional naquele ano.

EM PÉ (esquerda para a direita): Laurindo Biazetti, Aldo Bolla, Tatu, Luizinho Antonângelo, Nil Antonelli e Aldo Bruno.

AGACHADOS (esquerda para a direita): Tide Battaiola, Renatinho Bolla, Pintado, Barra Grande e Zé Rogério Varaquim.

 

 

FONTES: Barra Bonita Times del Brasil – Características e Recursos Só Futebol do Brasil – Wikipédia – Blog do Jobolla

Este post foi publicado em 01. Sérgio Mello, Curiosidades, Escudos, Fotos Históricas, História do Futebol, São Paulo em por .

Sobre Sérgio Mello

Sou jornalista, desde 2000, formado pela FACHA. Trabalhei na Rádio Record; Jornal O Fluminense (Niterói-RJ) e Jornal dos Sports (JS), no Rio de Janeiro-RJ. No JS cobri o esporte amador, passando pelo futebol de base, Campeonatos da Terceira e Segunda Divisões, chegando a ser o setorista do América, dos quatro grandes do Rio, Seleção Brasileira. Cobri os Jogos Pan-Americanos do Rio 2007, Eliminatórias, entre outros. Também fui colunista no JS, tinha um Blog no JS. Sou Benemérito do Bonsucesso Futebol Clube. Também sou vetorizador, pesquisador e historiador do futebol brasileiro! E-mail para contato: sergiomellojornalismo@msn.com Facebook: https://www.facebook.com/SergioMello.RJ

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *