O Tremendão Futebol Clube é uma agremiação da cidade de Cáceres, que fica a 214 km da capital Cuiabá (MT). O Escorpião do Pantanal foi Fundado em Fevereiro de 1979, pelo comerciante Joaquim Deolindo (foi o 1º Presidente), que era o proprietário do mercado “O Tremendão“. Daí surgiu o nome da agremiação. Os primeiros passos, a equipe iniciou suas atividades disputando o Campeonato Citadino Cacerense.
Posteriormente, com o sucesso e alguns títulos pelo campeonato, no fim da década de 80, o Tremendão se aventurou no profissionalismo, se filiando a Federação Matogrossense de Futebol (FMF), a fim de disputar o Campeonato Matogrossense da Segunda Divisão. O Tremendão mandava os seus jogos no Estádio é o Geraldão, com capacidade para 5 mil pessoas.
Naquele momento, o clube contou alguns jogadores de destaque, a exemplo de Rivair, que no auge de seus 13 anos, com habilidade, despertou interesse de outros times da cidade, a exemplo do não menos tradicional Velho Barreiro. O Souza teve a chance de vestir a camisa da Portuguesa Santista e do São Paulo. Neste ultimo, apos obter sucesso em um teste do clube, foi reprovado por ter idade avançada (18 anos).
Ao todo, o Tremendão Futebol Clube participou de duas edições do Campeonato Matogrossense da Segunda Divisão: 1988 e 1989. O suficiente para marcar para sempre a história do clube. Nessa mesma década, em parceria com o time das “Gatinhas“, ajudou o futebol feminino a ganhar força na região, inspirando na fundação de novas equipes.
Atualmente, longe de seu apogeu, o Tremendão Futebol Clube ainda respira. Encontra-se novamente nos certames do Campeonato Citadino Cacerense, disputando, porém, somente na categoria veterano.
FONTES & FOTOS: Wikipédia – YouTube “ Uma história social do futebol em Cáceres-MT”