Recordar é Viver! Uberlândia (MG) 1969

Esta semana estive em Uberlândia, e resolvi postar a foto de um jogo da tradicional agremiação do triângulo mineiro, contando com Vavá. aparentemente se trata de um jogo amistoso pois a foto é de domingo, do dia 13 de Julho de 1969, e o Campeonato Mineiro já havia terminado.

Na ocasião, o Corinthians venceu o Uberlândia por 2 a 0. Os gols corintianos na partida foram marcados por Tales e Luís Carlos Feijão, um gol em cada tempo. O duelo foi realizado no Estádio Juca Ribeiro, em Uberlândia/MG. O público foi de 19.845 pagantes e a Renda de 52.450,00 cruzeiros novos.

Vavá havia deixado o futebol norte-americano, onde atuou por 11 meses, defendendo a equipe do Touros de San Diego. Vavá contou que nos Estados Unidos o futebol era muito deficitário e que ao final da temporada cada uma das 17 equipes perderam ao redor de 500 mil dólares. Ainda aconselhava os brasileiros a não investir no futebol de lá, pois ele só conseguiu trazer 250 dólares.

Mas voltando à foto, essa equipe foi base que disputou o Campeonato Mineiro de 1969, onde o Cruzeiro acabou conquistando o Estadual com três rodadas de antecedência.

Participaram as seguintes equipes: Cruzeiro (BH), América (BH), Atlético (BH), Valério (Itabira), Democrata (Sete Lagoas), Democrata (Gov. Valadares), Tupi (Juiz de Fora), Formiga (Formiga), Uberlândia, Uberaba, Araxá, Usipa (Ipatinga), Independente (Uberaba), Sete de Setembro (BH), Villa Nova (Nova Lima) e Vila do Carmo (Barbacena).

Sobre essa participação do Vavá, pedirei ao amigo Ângelo Pedrosa, morador da cidade, ajuda para elucidar o adversário e demais dados dessa partida histórica. Abaixo, a placa que o atacante Vavá recebeu após a partida diante do Corinthians Paulista

Os dizeres na Placa diz:
Esportes Imperial e a Rádio Cultura
Homenagem Vavá
Bi-campeão Mundial,
Jogando pelo Uberlândia E.C.
13-7-69
Na foto, os centroavantes do Uberlândia E.C.: Ferreira e Vavá

UBERLÂNDIA E.C. (MG)  0          X         2          S.C. CORINTHIANS (SP)

LOCALEstádio Juca Ribeiro, Uberlândia/MG
CARÁTERAmistoso Nacional de 1969
DATADomingo, do dia 13 de julho de 1969
HORÁRIO16 horas (de Brasília)
RENDANCr$ 52.450,00 (cinquenta e dois mil e quatrocentos e cinquenta cruzeiros novos) 
PÚBLICO19.845 pagantes
ÁRBITROPaulo César
CARTÃO VERMELHOAdnan aos 15 minutos do 2º tempo (Corinthians)
UBERLÂNDIALourenço; Wellington (Paulo), Dunga, Neriberto, Carlinhos e Alemão; Hamílton e Arcanjo; Vavá (Edgar Maia), Ferreira e Fazendeiro.
CORINTHIANSAlexandre; Maciel, Mendes, Luís Carlos e Pedro Rodrigues; Dirceu Alves e Suingue; Marcos (Serginho), Tales, Benê (Luís Carlos Feijão) e Adnan.
GOLSTales aos 40 minutos (Corinthians), no 1º Tempo. Luís Carlos Feijão aos 35 minutos (Corinthians), no 2º Tempo.

FONTES: Arquivo pessoal da coleção “Revista do Esporte” – Meu Timão – Diário da Noite (RJ)

Este post foi publicado em 01. Sérgio Mello, 36. Marcos Galves Moreira, História do Futebol em por .

Sobre Sérgio Mello

Sou jornalista, desde 2000, formado pela FACHA. Trabalhei na Rádio Record; Jornal O Fluminense (Niterói-RJ) e Jornal dos Sports (JS), no Rio de Janeiro-RJ. No JS cobri o esporte amador, passando pelo futebol de base, Campeonatos da Terceira e Segunda Divisões, chegando a ser o setorista do América, dos quatro grandes do Rio, Seleção Brasileira. Cobri os Jogos Pan-Americanos do Rio 2007, Eliminatórias, entre outros. Também fui colunista no JS, tinha um Blog no JS. Sou Benemérito do Bonsucesso Futebol Clube. Também sou vetorizador, pesquisador e historiador do futebol brasileiro! E-mail para contato: sergiomellojornalismo@msn.com Facebook: https://www.facebook.com/SergioMello.RJ

5 pensou em “Recordar é Viver! Uberlândia (MG) 1969

  1. Sérgio Mello Autor do post

    Muito obrigado Fabio pela ajuda em melhorar as informações!
    Agreguei para um melhor conteúdo para futuras pesquisas dos torcedores!
    Forte abraço!

  2. Fabio Cristiano Pereira de Souza

    Em partida amistosa, o Corinthians visitou o Uberlândia no dia 13 de julho de 1969 (domingo). O confronto aconteceu às 16 horas (horário de Brasília) no Estádio Estádio Juca Ribeiro, em Uberlândia, MG.

    Na ocasião, o Corinthians venceu o Uberlândia por 2 a 0. Os gols corinthianos na partida foram marcados por Tales e Luís Carlos Feijão. O duelo entre as duas equipes contou com público de 19.845 torcedores e renda de 52.450,00 cruzeiros novos.

    Local: Estádio Juca Ribeiro, Uberlândia, MG
    Data: 13 de julho de 1969 (domingo)
    Horário: 16h00 (de Brasília)
    Árbitro: Paulo César
    Gols: Tales, Luís Carlos Feijão (Corinthians)
    Público: 19.845 torcedores
    Renda: NCr$ 52.450,00 (Cruzeiros Novos)

    UBERLÂNDIA: Lourenço; Paulo (Wellington), Dunga, Neriberto, Carlinhos, Hamílton, Alemão, Arcanjo, Ferreira, Vavá (Edgar) e Fazendeiro.

    CORINTHIANS: Alexandre; Maciel, Mendes, Luís Carlos, Pedro Rodrigues, Dirceu Alves, Suingue, Marcos (Serginho), Tales, Benê (Luís Carlos Feijão) e Adnan.

    Informação do site do site MEU TIMÃO

    Se tiver interesse em publicar a imagem , essa é a placa entregue ao jogador VAVÁ no fim da partida

    https://d1o6h00a1h5k7q.cloudfront.net/imagens/img_g/35068/17055250.jpg

    Obrigado e Parabéns pela trabalho !
    (não precisa publicar esse comentário, só vi que precisava dessa informação e tentei ajudar)

  3. Fabio Cristiano Pereira de Souza

    Esse jogo pelo Uberlandia foi no dia 13/07/1969 tenho uma placa do atleta entrega pela Rádio Cultura e Esportes Imperial

  4. Adalberto Kluser

    Interessante! Em 1969 Vavá esteve em Santa Catarina e jogou um amistoso pelo Juventus de Rio do Sul (mais tarde denominado Rio do Sul EC, já extinto) contra o Marcílio Dias. Eu tenho a foto que ele tirou com a equipe e futuramente postarei aqui no blog.
    Alguém sabe o motivo dele jogar estes amistosos pelo Brasil?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *